A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Littke, Anilce Bittencourt lattes
Orientador(a): Pereira, Marcos Villela lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3638
Resumo: Neste trabalho dissertativo lan?ou-se o olhar para o modo como a cultura regional ? abordada nos livros did?ticos das Escolas Adventistas do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, cuja editora ? a Casa Publicadora Brasileira. Visou-se responder as quest?es de como os livros atendem ?s necessidades culturais regionais e a forma como os professores aplicam os conte?dos frente ?s necessidades bem como as particularidades discrepantes identificadas no trabalho cotidiano e, como os editores e os autores t?m visto e trabalhado com tais realidades. Foi realizado o estudo de caso com auxilio da pesquisa documental, que se utilizou do apoio de entrevistas e aplica??o de question?rios com perguntas abertas nessas tr?s regi?es e analisaram-se as respostas frente a outros documentos pesquisados e os livros did?ticos selecionados. Michel Foucault contribuiu para que o olhar sobre as institui??es se realizasse com o objetivo de ver como elas funcionam e como os desdobramentos podem ser percebidos; Ellen G. White, que orienta o pensamento educacional adventista, apoiou-o com seu olhar cr?tico e institucional guiando-o para o desenvolvimento de uma escola crist? com a forma??o de valores; por?m, sem defender polaridades. Nesse sentido, tanto Darcy Ribeiro como v?rios autores foram convidados para participar dessa constru??o te?rica e pr?tica. Efetuamos uma an?lise do modo como a cultura ? abordada pelos educadores com o auxilio dos livros did?ticos e levantamos categorias que configuram as necessidades observadas. Neste trabalho n?o foi levantada a quest?o de verificar se os livros did?ticos estavam certos ou errados, mas da maneira como s?o utilizados para o atendimento ?s necessidades de cada regi?o. A escola adventista surgiu de um debate sobre escolas elitistas e livrescas, e apresenta em sua proposta influ?ncias de v?rias culturas historicamente constru?das, sendo, tamb?m respons?vel pela forma??o de culturas com valores por ela orientados nas diferentes regi?es, e a Casa Publicadora Brasileira nasceu para imprimir as descobertas do pensamento adventista no Brasil e contribuir para o desenvolvimento cultural do pa?s. Percebeu-se que os livros atendem aspectos de forma??o geral dos estudantes; os professores ampliam o conceito de cultura para abarcar a forma??o integral, o que exige materiais complementares e trabalhos direcionados ? cultura regional, sendo que o tempo foi o aspecto mais questionado pelos participantes da pesquisa. Isso possibilitou a inser??o de sugest?es e o levantamento de novas reflex?es sobre como seriam esses materiais complementares, quais seriam os profissionais que os viabilizariam e qual deveria ser o papel de cada profissional envolvido com o aspecto pedag?gico para instrumentalizar o trabalho do professor al?m do livro did?tico.
id P_RS_5f2ae71871eca6a07cbd94fd940f9f04
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3638
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pereira, Marcos VillelaCPF:38364670034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5CPF:53376811920http://lattes.cnpq.br/2583696455820595Littke, Anilce Bittencourt2015-04-14T14:23:04Z2010-03-232009-12-18LITTKE, Anilce Bittencourt. A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil. 2009. 228 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3638Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421863.pdf: 2419852 bytes, checksum: ae5ad2d886607a6d3e2ee0377f3a9642 (MD5) Previous issue date: 2009-12-18Neste trabalho dissertativo lan?ou-se o olhar para o modo como a cultura regional ? abordada nos livros did?ticos das Escolas Adventistas do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, cuja editora ? a Casa Publicadora Brasileira. Visou-se responder as quest?es de como os livros atendem ?s necessidades culturais regionais e a forma como os professores aplicam os conte?dos frente ?s necessidades bem como as particularidades discrepantes identificadas no trabalho cotidiano e, como os editores e os autores t?m visto e trabalhado com tais realidades. Foi realizado o estudo de caso com auxilio da pesquisa documental, que se utilizou do apoio de entrevistas e aplica??o de question?rios com perguntas abertas nessas tr?s regi?es e analisaram-se as respostas frente a outros documentos pesquisados e os livros did?ticos selecionados. Michel Foucault contribuiu para que o olhar sobre as institui??es se realizasse com o objetivo de ver como elas funcionam e como os desdobramentos podem ser percebidos; Ellen G. White, que orienta o pensamento educacional adventista, apoiou-o com seu olhar cr?tico e institucional guiando-o para o desenvolvimento de uma escola crist? com a forma??o de valores; por?m, sem defender polaridades. Nesse sentido, tanto Darcy Ribeiro como v?rios autores foram convidados para participar dessa constru??o te?rica e pr?tica. Efetuamos uma an?lise do modo como a cultura ? abordada pelos educadores com o auxilio dos livros did?ticos e levantamos categorias que configuram as necessidades observadas. Neste trabalho n?o foi levantada a quest?o de verificar se os livros did?ticos estavam certos ou errados, mas da maneira como s?o utilizados para o atendimento ?s necessidades de cada regi?o. A escola adventista surgiu de um debate sobre escolas elitistas e livrescas, e apresenta em sua proposta influ?ncias de v?rias culturas historicamente constru?das, sendo, tamb?m respons?vel pela forma??o de culturas com valores por ela orientados nas diferentes regi?es, e a Casa Publicadora Brasileira nasceu para imprimir as descobertas do pensamento adventista no Brasil e contribuir para o desenvolvimento cultural do pa?s. Percebeu-se que os livros atendem aspectos de forma??o geral dos estudantes; os professores ampliam o conceito de cultura para abarcar a forma??o integral, o que exige materiais complementares e trabalhos direcionados ? cultura regional, sendo que o tempo foi o aspecto mais questionado pelos participantes da pesquisa. Isso possibilitou a inser??o de sugest?es e o levantamento de novas reflex?es sobre como seriam esses materiais complementares, quais seriam os profissionais que os viabilizariam e qual deveria ser o papel de cada profissional envolvido com o aspecto pedag?gico para instrumentalizar o trabalho do professor al?m do livro did?tico.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13297/421863.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O ADVENTISTACULTURALIVROS DID?TICOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421863.pdf.jpg421863.pdf.jpgimage/jpeg3312http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3638/3/421863.pdf.jpgfa2d4412c294fff6f96db1dd569a0b95MD53TEXT421863.pdf.txt421863.pdf.txttext/plain507203http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3638/2/421863.pdf.txtf2053c4db25affdd67893920f6568fe7MD52ORIGINAL421863.pdfapplication/pdf2419852http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3638/1/421863.pdfae5ad2d886607a6d3e2ee0377f3a9642MD51tede/36382015-04-17 15:54:58.603oai:tede2.pucrs.br:tede/3638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil
title A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil
spellingShingle A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil
Littke, Anilce Bittencourt
EDUCA??O ADVENTISTA
CULTURA
LIVROS DID?TICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil
title_full A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil
title_fullStr A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil
title_full_unstemmed A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil
title_sort A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil
author Littke, Anilce Bittencourt
author_facet Littke, Anilce Bittencourt
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Marcos Villela
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:38364670034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:53376811920
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2583696455820595
dc.contributor.author.fl_str_mv Littke, Anilce Bittencourt
contributor_str_mv Pereira, Marcos Villela
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O ADVENTISTA
CULTURA
LIVROS DID?TICOS
topic EDUCA??O ADVENTISTA
CULTURA
LIVROS DID?TICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Neste trabalho dissertativo lan?ou-se o olhar para o modo como a cultura regional ? abordada nos livros did?ticos das Escolas Adventistas do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, cuja editora ? a Casa Publicadora Brasileira. Visou-se responder as quest?es de como os livros atendem ?s necessidades culturais regionais e a forma como os professores aplicam os conte?dos frente ?s necessidades bem como as particularidades discrepantes identificadas no trabalho cotidiano e, como os editores e os autores t?m visto e trabalhado com tais realidades. Foi realizado o estudo de caso com auxilio da pesquisa documental, que se utilizou do apoio de entrevistas e aplica??o de question?rios com perguntas abertas nessas tr?s regi?es e analisaram-se as respostas frente a outros documentos pesquisados e os livros did?ticos selecionados. Michel Foucault contribuiu para que o olhar sobre as institui??es se realizasse com o objetivo de ver como elas funcionam e como os desdobramentos podem ser percebidos; Ellen G. White, que orienta o pensamento educacional adventista, apoiou-o com seu olhar cr?tico e institucional guiando-o para o desenvolvimento de uma escola crist? com a forma??o de valores; por?m, sem defender polaridades. Nesse sentido, tanto Darcy Ribeiro como v?rios autores foram convidados para participar dessa constru??o te?rica e pr?tica. Efetuamos uma an?lise do modo como a cultura ? abordada pelos educadores com o auxilio dos livros did?ticos e levantamos categorias que configuram as necessidades observadas. Neste trabalho n?o foi levantada a quest?o de verificar se os livros did?ticos estavam certos ou errados, mas da maneira como s?o utilizados para o atendimento ?s necessidades de cada regi?o. A escola adventista surgiu de um debate sobre escolas elitistas e livrescas, e apresenta em sua proposta influ?ncias de v?rias culturas historicamente constru?das, sendo, tamb?m respons?vel pela forma??o de culturas com valores por ela orientados nas diferentes regi?es, e a Casa Publicadora Brasileira nasceu para imprimir as descobertas do pensamento adventista no Brasil e contribuir para o desenvolvimento cultural do pa?s. Percebeu-se que os livros atendem aspectos de forma??o geral dos estudantes; os professores ampliam o conceito de cultura para abarcar a forma??o integral, o que exige materiais complementares e trabalhos direcionados ? cultura regional, sendo que o tempo foi o aspecto mais questionado pelos participantes da pesquisa. Isso possibilitou a inser??o de sugest?es e o levantamento de novas reflex?es sobre como seriam esses materiais complementares, quais seriam os profissionais que os viabilizariam e qual deveria ser o papel de cada profissional envolvido com o aspecto pedag?gico para instrumentalizar o trabalho do professor al?m do livro did?tico.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LITTKE, Anilce Bittencourt. A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil. 2009. 228 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3638
identifier_str_mv LITTKE, Anilce Bittencourt. A cultura regional no livro did?tico : um estudo de caso dos livros da Casa Publicadora Brasileira em tr?s regi?es do Brasil. 2009. 228 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3638/3/421863.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3638/2/421863.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3638/1/421863.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa2d4412c294fff6f96db1dd569a0b95
f2053c4db25affdd67893920f6568fe7
ae5ad2d886607a6d3e2ee0377f3a9642
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793197478805504