A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610 |
Resumo: | Com o prop?sito de investigar as pr?ticas de abertura da escola com a comunidade, examinando os efeitos resultantes da constru??o de parcerias e analisando as formas de organiza??o, colabora??o e di?logo que buscam ampliar a vis?o de mundo e de sociedade, a pesquisa foi realizada em seis escolas p?blicas de Porto Alegre que j? desenvolviam a??es de parceria, ouvindo as vozes de 30 pessoas, por meio de entrevistas semi-estruturadas adaptadas aos diferentes sujeitos e agendadas previamente. Foram entrevistados diretores, professores, alunos e parceiros das escolas num contexto da pesquisa caracterizada como um Estudo de Caso M?ltiplo, de cunho descritivo, numa abordagem qualitativa. O pressuposto central que sustenta o conjunto da pesquisa ? de que escola e comunidade constituem-se numa din?mica de rela??es interdependentes, que encontram o seu ponto de percurso quando se unem em favor da promo??o humana. O papel da gest?o escolar, nesse processo, ? o de refletir as concep??es geradas pelos movimentos de aproxima??o entre escola e comunidade, na aprendizagem produzida pela intera??o do eu com o n?s. Dessa forma, e com base na simbologia do port?o, a gest?o ? representada pelos diferentes formatos, cores e sons dos port?es, que indicam a sua receptividade com as a??es de compartilhamento. Portanto, a pesquisa permitiu verificar a ultrapassagem das rela??es meramente formais no cotidiano das parcerias, com a constru??o de v?nculos capazes de reduzir os espa?os de fechamento das escolas. Assim, a dimens?o comunit?ria da escola se fundamenta numa rela??o em que uma parceria produziu outra, replicando em novas parcerias, as quais resultaram em pr?ticas criativas de negocia??o mobiliza??o e solidariedade, cria??o de oportunidades de valoriza??o do saber comunit?rio, exerc?cio pr?-ativo dos direitos e deveres de cidadania, organiza??o e implementa??o de a??es de interesse comum, e cumprimento do papel social da escola, na sua miss?o essencialmente humanizadora. |
id |
P_RS_62c001646a733f3c09994d709b0b7728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3610 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Marta Luz Sisson deCPF:31692362020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6CPF:10710038034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296681D4Reinhardt, Rosemari Dorigon2015-04-14T14:22:56Z2009-07-202003-10-10REINHARDT, Rosemari Dorigon. A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade. 2003. 102 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 414872.pdf: 407925 bytes, checksum: 637f89a2e1298db396b8128e68e8870a (MD5) Previous issue date: 2003-10-10Com o prop?sito de investigar as pr?ticas de abertura da escola com a comunidade, examinando os efeitos resultantes da constru??o de parcerias e analisando as formas de organiza??o, colabora??o e di?logo que buscam ampliar a vis?o de mundo e de sociedade, a pesquisa foi realizada em seis escolas p?blicas de Porto Alegre que j? desenvolviam a??es de parceria, ouvindo as vozes de 30 pessoas, por meio de entrevistas semi-estruturadas adaptadas aos diferentes sujeitos e agendadas previamente. Foram entrevistados diretores, professores, alunos e parceiros das escolas num contexto da pesquisa caracterizada como um Estudo de Caso M?ltiplo, de cunho descritivo, numa abordagem qualitativa. O pressuposto central que sustenta o conjunto da pesquisa ? de que escola e comunidade constituem-se numa din?mica de rela??es interdependentes, que encontram o seu ponto de percurso quando se unem em favor da promo??o humana. O papel da gest?o escolar, nesse processo, ? o de refletir as concep??es geradas pelos movimentos de aproxima??o entre escola e comunidade, na aprendizagem produzida pela intera??o do eu com o n?s. Dessa forma, e com base na simbologia do port?o, a gest?o ? representada pelos diferentes formatos, cores e sons dos port?es, que indicam a sua receptividade com as a??es de compartilhamento. Portanto, a pesquisa permitiu verificar a ultrapassagem das rela??es meramente formais no cotidiano das parcerias, com a constru??o de v?nculos capazes de reduzir os espa?os de fechamento das escolas. Assim, a dimens?o comunit?ria da escola se fundamenta numa rela??o em que uma parceria produziu outra, replicando em novas parcerias, as quais resultaram em pr?ticas criativas de negocia??o mobiliza??o e solidariedade, cria??o de oportunidades de valoriza??o do saber comunit?rio, exerc?cio pr?-ativo dos direitos e deveres de cidadania, organiza??o e implementa??o de a??es de interesse comum, e cumprimento do papel social da escola, na sua miss?o essencialmente humanizadora.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13194/414872.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?SOCIOLOGIA EDUCACIONALEDUCA??O E SOCIEDADECOMUNIDADE E ESCOLACIDADANIAPROGRAMAS SOCIAISCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL414872.pdf.jpg414872.pdf.jpgimage/jpeg3394http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/3/414872.pdf.jpg6adebb6950d72fa5153467602b04c05eMD53TEXT414872.pdf.txt414872.pdf.txttext/plain229429http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/2/414872.pdf.txt4f28d223e86e13a34b6ac070f5ac67f6MD52ORIGINAL414872.pdfapplication/pdf407925http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/1/414872.pdf637f89a2e1298db396b8128e68e8870aMD51tede/36102015-04-30 08:15:38.814oai:tede2.pucrs.br:tede/3610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade |
title |
A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade |
spellingShingle |
A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade Reinhardt, Rosemari Dorigon SOCIOLOGIA EDUCACIONAL EDUCA??O E SOCIEDADE COMUNIDADE E ESCOLA CIDADANIA PROGRAMAS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade |
title_full |
A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade |
title_fullStr |
A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade |
title_full_unstemmed |
A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade |
title_sort |
A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade |
author |
Reinhardt, Rosemari Dorigon |
author_facet |
Reinhardt, Rosemari Dorigon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Marta Luz Sisson de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:31692362020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:10710038034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296681D4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reinhardt, Rosemari Dorigon |
contributor_str_mv |
Castro, Marta Luz Sisson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA EDUCACIONAL EDUCA??O E SOCIEDADE COMUNIDADE E ESCOLA CIDADANIA PROGRAMAS SOCIAIS |
topic |
SOCIOLOGIA EDUCACIONAL EDUCA??O E SOCIEDADE COMUNIDADE E ESCOLA CIDADANIA PROGRAMAS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Com o prop?sito de investigar as pr?ticas de abertura da escola com a comunidade, examinando os efeitos resultantes da constru??o de parcerias e analisando as formas de organiza??o, colabora??o e di?logo que buscam ampliar a vis?o de mundo e de sociedade, a pesquisa foi realizada em seis escolas p?blicas de Porto Alegre que j? desenvolviam a??es de parceria, ouvindo as vozes de 30 pessoas, por meio de entrevistas semi-estruturadas adaptadas aos diferentes sujeitos e agendadas previamente. Foram entrevistados diretores, professores, alunos e parceiros das escolas num contexto da pesquisa caracterizada como um Estudo de Caso M?ltiplo, de cunho descritivo, numa abordagem qualitativa. O pressuposto central que sustenta o conjunto da pesquisa ? de que escola e comunidade constituem-se numa din?mica de rela??es interdependentes, que encontram o seu ponto de percurso quando se unem em favor da promo??o humana. O papel da gest?o escolar, nesse processo, ? o de refletir as concep??es geradas pelos movimentos de aproxima??o entre escola e comunidade, na aprendizagem produzida pela intera??o do eu com o n?s. Dessa forma, e com base na simbologia do port?o, a gest?o ? representada pelos diferentes formatos, cores e sons dos port?es, que indicam a sua receptividade com as a??es de compartilhamento. Portanto, a pesquisa permitiu verificar a ultrapassagem das rela??es meramente formais no cotidiano das parcerias, com a constru??o de v?nculos capazes de reduzir os espa?os de fechamento das escolas. Assim, a dimens?o comunit?ria da escola se fundamenta numa rela??o em que uma parceria produziu outra, replicando em novas parcerias, as quais resultaram em pr?ticas criativas de negocia??o mobiliza??o e solidariedade, cria??o de oportunidades de valoriza??o do saber comunit?rio, exerc?cio pr?-ativo dos direitos e deveres de cidadania, organiza??o e implementa??o de a??es de interesse comum, e cumprimento do papel social da escola, na sua miss?o essencialmente humanizadora. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-10-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REINHARDT, Rosemari Dorigon. A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade. 2003. 102 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610 |
identifier_str_mv |
REINHARDT, Rosemari Dorigon. A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade. 2003. 102 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/3/414872.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/2/414872.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/1/414872.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6adebb6950d72fa5153467602b04c05e 4f28d223e86e13a34b6ac070f5ac67f6 637f89a2e1298db396b8128e68e8870a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196992266240 |