A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Reinhardt, Rosemari Dorigon lattes
Orientador(a): Castro, Marta Luz Sisson de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610
Resumo: Com o prop?sito de investigar as pr?ticas de abertura da escola com a comunidade, examinando os efeitos resultantes da constru??o de parcerias e analisando as formas de organiza??o, colabora??o e di?logo que buscam ampliar a vis?o de mundo e de sociedade, a pesquisa foi realizada em seis escolas p?blicas de Porto Alegre que j? desenvolviam a??es de parceria, ouvindo as vozes de 30 pessoas, por meio de entrevistas semi-estruturadas adaptadas aos diferentes sujeitos e agendadas previamente. Foram entrevistados diretores, professores, alunos e parceiros das escolas num contexto da pesquisa caracterizada como um Estudo de Caso M?ltiplo, de cunho descritivo, numa abordagem qualitativa. O pressuposto central que sustenta o conjunto da pesquisa ? de que escola e comunidade constituem-se numa din?mica de rela??es interdependentes, que encontram o seu ponto de percurso quando se unem em favor da promo??o humana. O papel da gest?o escolar, nesse processo, ? o de refletir as concep??es geradas pelos movimentos de aproxima??o entre escola e comunidade, na aprendizagem produzida pela intera??o do eu com o n?s. Dessa forma, e com base na simbologia do port?o, a gest?o ? representada pelos diferentes formatos, cores e sons dos port?es, que indicam a sua receptividade com as a??es de compartilhamento. Portanto, a pesquisa permitiu verificar a ultrapassagem das rela??es meramente formais no cotidiano das parcerias, com a constru??o de v?nculos capazes de reduzir os espa?os de fechamento das escolas. Assim, a dimens?o comunit?ria da escola se fundamenta numa rela??o em que uma parceria produziu outra, replicando em novas parcerias, as quais resultaram em pr?ticas criativas de negocia??o mobiliza??o e solidariedade, cria??o de oportunidades de valoriza??o do saber comunit?rio, exerc?cio pr?-ativo dos direitos e deveres de cidadania, organiza??o e implementa??o de a??es de interesse comum, e cumprimento do papel social da escola, na sua miss?o essencialmente humanizadora.
id P_RS_62c001646a733f3c09994d709b0b7728
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3610
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Castro, Marta Luz Sisson deCPF:31692362020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6CPF:10710038034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296681D4Reinhardt, Rosemari Dorigon2015-04-14T14:22:56Z2009-07-202003-10-10REINHARDT, Rosemari Dorigon. A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade. 2003. 102 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 414872.pdf: 407925 bytes, checksum: 637f89a2e1298db396b8128e68e8870a (MD5) Previous issue date: 2003-10-10Com o prop?sito de investigar as pr?ticas de abertura da escola com a comunidade, examinando os efeitos resultantes da constru??o de parcerias e analisando as formas de organiza??o, colabora??o e di?logo que buscam ampliar a vis?o de mundo e de sociedade, a pesquisa foi realizada em seis escolas p?blicas de Porto Alegre que j? desenvolviam a??es de parceria, ouvindo as vozes de 30 pessoas, por meio de entrevistas semi-estruturadas adaptadas aos diferentes sujeitos e agendadas previamente. Foram entrevistados diretores, professores, alunos e parceiros das escolas num contexto da pesquisa caracterizada como um Estudo de Caso M?ltiplo, de cunho descritivo, numa abordagem qualitativa. O pressuposto central que sustenta o conjunto da pesquisa ? de que escola e comunidade constituem-se numa din?mica de rela??es interdependentes, que encontram o seu ponto de percurso quando se unem em favor da promo??o humana. O papel da gest?o escolar, nesse processo, ? o de refletir as concep??es geradas pelos movimentos de aproxima??o entre escola e comunidade, na aprendizagem produzida pela intera??o do eu com o n?s. Dessa forma, e com base na simbologia do port?o, a gest?o ? representada pelos diferentes formatos, cores e sons dos port?es, que indicam a sua receptividade com as a??es de compartilhamento. Portanto, a pesquisa permitiu verificar a ultrapassagem das rela??es meramente formais no cotidiano das parcerias, com a constru??o de v?nculos capazes de reduzir os espa?os de fechamento das escolas. Assim, a dimens?o comunit?ria da escola se fundamenta numa rela??o em que uma parceria produziu outra, replicando em novas parcerias, as quais resultaram em pr?ticas criativas de negocia??o mobiliza??o e solidariedade, cria??o de oportunidades de valoriza??o do saber comunit?rio, exerc?cio pr?-ativo dos direitos e deveres de cidadania, organiza??o e implementa??o de a??es de interesse comum, e cumprimento do papel social da escola, na sua miss?o essencialmente humanizadora.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13194/414872.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?SOCIOLOGIA EDUCACIONALEDUCA??O E SOCIEDADECOMUNIDADE E ESCOLACIDADANIAPROGRAMAS SOCIAISCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL414872.pdf.jpg414872.pdf.jpgimage/jpeg3394http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/3/414872.pdf.jpg6adebb6950d72fa5153467602b04c05eMD53TEXT414872.pdf.txt414872.pdf.txttext/plain229429http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/2/414872.pdf.txt4f28d223e86e13a34b6ac070f5ac67f6MD52ORIGINAL414872.pdfapplication/pdf407925http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/1/414872.pdf637f89a2e1298db396b8128e68e8870aMD51tede/36102015-04-30 08:15:38.814oai:tede2.pucrs.br:tede/3610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
title A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
spellingShingle A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
Reinhardt, Rosemari Dorigon
SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCA??O E SOCIEDADE
COMUNIDADE E ESCOLA
CIDADANIA
PROGRAMAS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
title_full A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
title_fullStr A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
title_full_unstemmed A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
title_sort A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade
author Reinhardt, Rosemari Dorigon
author_facet Reinhardt, Rosemari Dorigon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Marta Luz Sisson de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31692362020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:10710038034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296681D4
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinhardt, Rosemari Dorigon
contributor_str_mv Castro, Marta Luz Sisson de
dc.subject.por.fl_str_mv SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCA??O E SOCIEDADE
COMUNIDADE E ESCOLA
CIDADANIA
PROGRAMAS SOCIAIS
topic SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCA??O E SOCIEDADE
COMUNIDADE E ESCOLA
CIDADANIA
PROGRAMAS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Com o prop?sito de investigar as pr?ticas de abertura da escola com a comunidade, examinando os efeitos resultantes da constru??o de parcerias e analisando as formas de organiza??o, colabora??o e di?logo que buscam ampliar a vis?o de mundo e de sociedade, a pesquisa foi realizada em seis escolas p?blicas de Porto Alegre que j? desenvolviam a??es de parceria, ouvindo as vozes de 30 pessoas, por meio de entrevistas semi-estruturadas adaptadas aos diferentes sujeitos e agendadas previamente. Foram entrevistados diretores, professores, alunos e parceiros das escolas num contexto da pesquisa caracterizada como um Estudo de Caso M?ltiplo, de cunho descritivo, numa abordagem qualitativa. O pressuposto central que sustenta o conjunto da pesquisa ? de que escola e comunidade constituem-se numa din?mica de rela??es interdependentes, que encontram o seu ponto de percurso quando se unem em favor da promo??o humana. O papel da gest?o escolar, nesse processo, ? o de refletir as concep??es geradas pelos movimentos de aproxima??o entre escola e comunidade, na aprendizagem produzida pela intera??o do eu com o n?s. Dessa forma, e com base na simbologia do port?o, a gest?o ? representada pelos diferentes formatos, cores e sons dos port?es, que indicam a sua receptividade com as a??es de compartilhamento. Portanto, a pesquisa permitiu verificar a ultrapassagem das rela??es meramente formais no cotidiano das parcerias, com a constru??o de v?nculos capazes de reduzir os espa?os de fechamento das escolas. Assim, a dimens?o comunit?ria da escola se fundamenta numa rela??o em que uma parceria produziu outra, replicando em novas parcerias, as quais resultaram em pr?ticas criativas de negocia??o mobiliza??o e solidariedade, cria??o de oportunidades de valoriza??o do saber comunit?rio, exerc?cio pr?-ativo dos direitos e deveres de cidadania, organiza??o e implementa??o de a??es de interesse comum, e cumprimento do papel social da escola, na sua miss?o essencialmente humanizadora.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-10-10
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REINHARDT, Rosemari Dorigon. A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade. 2003. 102 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610
identifier_str_mv REINHARDT, Rosemari Dorigon. A dimens?o comunit?ria da escola constru??o de parcerias entre a escola e a comunidade. 2003. 102 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/3/414872.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/2/414872.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3610/1/414872.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6adebb6950d72fa5153467602b04c05e
4f28d223e86e13a34b6ac070f5ac67f6
637f89a2e1298db396b8128e68e8870a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196992266240