Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino M?dio de uma escola particular de Bento Gon?alves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estat?stica, com os alunos do Ensino M?dio, atrav?s dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem atrav?s do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as raz?es da escolha do tema e do problema, bem como as quest?es de pesquisa que alicer?am o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos te?ricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi constru?da atrav?s das id?ias pr?vias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realiza??o das atividades. Com isto, foi poss?vel identificar algumas categorias da aprendizagem como: constru??o da aprendizagem alicer?ada pela pesquisa; limites, interesse e motiva??o; interdisciplinaridade e a utiliza??o da inform?tica, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclus?es demonstram a cren?a no desenvolvimento do Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem no espa?o escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Constru??o de uma aprendizagem significativa para os alunos. |
id |
P_RS_6645d28a5431c8c55b5c968928c2b46e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3299 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinent, Carlos Eduardo da CunhaCPF:10124730078http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705327Z8CPF:44078250068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751822T9Ficagna, N?dia Carraro2015-04-14T14:12:17Z2008-07-232005-12-09FICAGNA, N?dia Carraro. Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341299.pdf: 1085177 bytes, checksum: e1498abbea0c48f06ee6b6653e9bd5a4 (MD5) Previous issue date: 2005-12-09Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino M?dio de uma escola particular de Bento Gon?alves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estat?stica, com os alunos do Ensino M?dio, atrav?s dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem atrav?s do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as raz?es da escolha do tema e do problema, bem como as quest?es de pesquisa que alicer?am o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos te?ricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi constru?da atrav?s das id?ias pr?vias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realiza??o das atividades. Com isto, foi poss?vel identificar algumas categorias da aprendizagem como: constru??o da aprendizagem alicer?ada pela pesquisa; limites, interesse e motiva??o; interdisciplinaridade e a utiliza??o da inform?tica, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclus?es demonstram a cren?a no desenvolvimento do Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem no espa?o escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Constru??o de uma aprendizagem significativa para os alunos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12611/341299.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caAPRENDIZAGEMPESQUISA EDUCACIONALM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOESTAT?STICA - ESTUDO E ENSINOEDUCA??OCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUnidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL341299.pdf.jpg341299.pdf.jpgimage/jpeg3435http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/3/341299.pdf.jpg15add3dfdb88f42abfa8548c8b242cc9MD53TEXT341299.pdf.txt341299.pdf.txttext/plain276097http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/2/341299.pdf.txt9a65fada59b2f4628566ec588d191f49MD52ORIGINAL341299.pdfapplication/pdf1085177http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/1/341299.pdfe1498abbea0c48f06ee6b6653e9bd5a4MD51tede/32992015-04-17 15:59:58.316oai:tede2.pucrs.br:tede/3299Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa |
title |
Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa |
spellingShingle |
Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa Ficagna, N?dia Carraro APRENDIZAGEM PESQUISA EDUCACIONAL M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO ESTAT?STICA - ESTUDO E ENSINO EDUCA??O CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa |
title_full |
Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa |
title_fullStr |
Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa |
title_full_unstemmed |
Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa |
title_sort |
Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa |
author |
Ficagna, N?dia Carraro |
author_facet |
Ficagna, N?dia Carraro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinent, Carlos Eduardo da Cunha |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:10124730078 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705327Z8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:44078250068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751822T9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ficagna, N?dia Carraro |
contributor_str_mv |
Pinent, Carlos Eduardo da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM PESQUISA EDUCACIONAL M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO ESTAT?STICA - ESTUDO E ENSINO EDUCA??O |
topic |
APRENDIZAGEM PESQUISA EDUCACIONAL M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO ESTAT?STICA - ESTUDO E ENSINO EDUCA??O CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino M?dio de uma escola particular de Bento Gon?alves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estat?stica, com os alunos do Ensino M?dio, atrav?s dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem atrav?s do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as raz?es da escolha do tema e do problema, bem como as quest?es de pesquisa que alicer?am o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos te?ricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi constru?da atrav?s das id?ias pr?vias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realiza??o das atividades. Com isto, foi poss?vel identificar algumas categorias da aprendizagem como: constru??o da aprendizagem alicer?ada pela pesquisa; limites, interesse e motiva??o; interdisciplinaridade e a utiliza??o da inform?tica, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclus?es demonstram a cren?a no desenvolvimento do Interesse e a Constru??o do Processo da Aprendizagem no espa?o escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Constru??o de uma aprendizagem significativa para os alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-12-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FICAGNA, N?dia Carraro. Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299 |
identifier_str_mv |
FICAGNA, N?dia Carraro. Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estat?stica alicer?ada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/3/341299.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/2/341299.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3299/1/341299.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15add3dfdb88f42abfa8548c8b242cc9 9a65fada59b2f4628566ec588d191f49 e1498abbea0c48f06ee6b6653e9bd5a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793194795499520 |