Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Rodriguez, Sandra Yvonne Spiendler lattes
Orientador(a): Macedo, M?nica Medeiros Kother lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
Departamento: Faculdade de Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/664
Resumo: A presente Disserta??o de Mestrado foi composta por dois estudos: um te?rico e outro emp?rico. O estudo te?rico ? composto por uma revis?o de literatura intitulada A contribui??o da Psican?lise na compreens?o dos acidentes de tr?nsito. Considerando a amplitude da tem?tica e a rede de complexidade nela subjacente, a proposta deste estudo ? fazer um recorte dos conceitos psicanal?ticos que permitam uma compreens?o mais ampla do comportamento dos motoristas que provocam acidentes. O eixo condutor envolve as contribui??es da Psican?lise para a compreens?o deste complexo fen?meno. Para tanto, nas especificidades do texto, destacam-se as considera??es da teoria freudiana acerca do conceito de puls?o de morte e da sua manifesta??o atrav?s da compuls?o ? repeti??o. O segundo estudo, emp?rico, Controle emocional, impulsos agressivos e perfil de uma amostra de motoristas envolvidos em acidentes de tr?nsito no transporte coletivo de Porto Alegre, teve como objetivo explorar dois aspectos centrais da personalidade: o controle emocional e a agressividade dos motoristas, al?m de construir o perfil comum a essa amostra. Foi realizado com 178 sujeitos, de ambos os sexos, motoristas atuantes numa empresa de transporte p?blico da cidade de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa enquadraram-se nos seguintes crit?rios: envolveram-se entre 5 e 21 acidentes de qualquer tipo, computados entre o ano de 2003 e 2006; idade a partir de 25 anos e escolaridade m?nima de Ensino Fundamental Completo. Foram utilizados dois instrumentos: Zulliger e Staxi, al?m de uma ficha de dados sociodemogr?ficos elaborada para este estudo. Os resultados organizados no SPSS for Windows vers?o 11.0 foram analisados a partir de t?cnicas de estat?stica descritiva e inferencial, a fim de avaliar as correla??es poss?veis. Os resultados demonstraram uma forte incid?ncia de descontrole emocional e impulsos agressivos. Verificou-se que a vari?vel sociodemogr?fica (?lcool) e indicadores de n?veis de raivas associam-se, podendo ser considerados poss?veis preditores de acidentes de tr?nsito. Al?m disso, evidenciou-se uma correla??o positiva entre os n?veis de raiva direcionados ? pr?pria pessoa e as vari?veis sociodemogr?ficas (idade do sujeito e atividade de trabalho di?rio).
id P_RS_68fe95435714f722d549d73650b90d9f
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/664
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Macedo, M?nica Medeiros KotherCPF:48248576000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737981J3CPF:46455736087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269007T2Rodriguez, Sandra Yvonne Spiendler2015-04-14T13:21:33Z2009-04-302009-01-22RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler. Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito. 2009. 71 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/664Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411144.pdf: 340490 bytes, checksum: b4e82bbb5639fae7c30701867d43604f (MD5) Previous issue date: 2009-01-22A presente Disserta??o de Mestrado foi composta por dois estudos: um te?rico e outro emp?rico. O estudo te?rico ? composto por uma revis?o de literatura intitulada A contribui??o da Psican?lise na compreens?o dos acidentes de tr?nsito. Considerando a amplitude da tem?tica e a rede de complexidade nela subjacente, a proposta deste estudo ? fazer um recorte dos conceitos psicanal?ticos que permitam uma compreens?o mais ampla do comportamento dos motoristas que provocam acidentes. O eixo condutor envolve as contribui??es da Psican?lise para a compreens?o deste complexo fen?meno. Para tanto, nas especificidades do texto, destacam-se as considera??es da teoria freudiana acerca do conceito de puls?o de morte e da sua manifesta??o atrav?s da compuls?o ? repeti??o. O segundo estudo, emp?rico, Controle emocional, impulsos agressivos e perfil de uma amostra de motoristas envolvidos em acidentes de tr?nsito no transporte coletivo de Porto Alegre, teve como objetivo explorar dois aspectos centrais da personalidade: o controle emocional e a agressividade dos motoristas, al?m de construir o perfil comum a essa amostra. Foi realizado com 178 sujeitos, de ambos os sexos, motoristas atuantes numa empresa de transporte p?blico da cidade de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa enquadraram-se nos seguintes crit?rios: envolveram-se entre 5 e 21 acidentes de qualquer tipo, computados entre o ano de 2003 e 2006; idade a partir de 25 anos e escolaridade m?nima de Ensino Fundamental Completo. Foram utilizados dois instrumentos: Zulliger e Staxi, al?m de uma ficha de dados sociodemogr?ficos elaborada para este estudo. Os resultados organizados no SPSS for Windows vers?o 11.0 foram analisados a partir de t?cnicas de estat?stica descritiva e inferencial, a fim de avaliar as correla??es poss?veis. Os resultados demonstraram uma forte incid?ncia de descontrole emocional e impulsos agressivos. Verificou-se que a vari?vel sociodemogr?fica (?lcool) e indicadores de n?veis de raivas associam-se, podendo ser considerados poss?veis preditores de acidentes de tr?nsito. Al?m disso, evidenciou-se uma correla??o positiva entre os n?veis de raiva direcionados ? pr?pria pessoa e as vari?veis sociodemogr?ficas (idade do sujeito e atividade de trabalho di?rio).application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6957/411144.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA CL?NICAMOTORISTAS - PSICOLOGIAPERSONALIDADE E PROFISS?OTR?NSITO - ACIDENTESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACapacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL411144.pdf.jpg411144.pdf.jpgimage/jpeg3236http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/664/3/411144.pdf.jpg1507ec6bf2f736c685c88e0daadb7a6bMD53TEXT411144.pdf.txt411144.pdf.txttext/plain109491http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/664/2/411144.pdf.txtf56ee2ce83925a94eb96c41a1dd18d13MD52ORIGINAL411144.pdfapplication/pdf340490http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/664/1/411144.pdfb4e82bbb5639fae7c30701867d43604fMD51tede/6642015-04-30 08:15:28.923oai:tede2.pucrs.br:tede/664Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito
title Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito
spellingShingle Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito
Rodriguez, Sandra Yvonne Spiendler
PSICOLOGIA CL?NICA
MOTORISTAS - PSICOLOGIA
PERSONALIDADE E PROFISS?O
TR?NSITO - ACIDENTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito
title_full Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito
title_fullStr Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito
title_full_unstemmed Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito
title_sort Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito
author Rodriguez, Sandra Yvonne Spiendler
author_facet Rodriguez, Sandra Yvonne Spiendler
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macedo, M?nica Medeiros Kother
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:48248576000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737981J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:46455736087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269007T2
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Sandra Yvonne Spiendler
contributor_str_mv Macedo, M?nica Medeiros Kother
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA CL?NICA
MOTORISTAS - PSICOLOGIA
PERSONALIDADE E PROFISS?O
TR?NSITO - ACIDENTES
topic PSICOLOGIA CL?NICA
MOTORISTAS - PSICOLOGIA
PERSONALIDADE E PROFISS?O
TR?NSITO - ACIDENTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description A presente Disserta??o de Mestrado foi composta por dois estudos: um te?rico e outro emp?rico. O estudo te?rico ? composto por uma revis?o de literatura intitulada A contribui??o da Psican?lise na compreens?o dos acidentes de tr?nsito. Considerando a amplitude da tem?tica e a rede de complexidade nela subjacente, a proposta deste estudo ? fazer um recorte dos conceitos psicanal?ticos que permitam uma compreens?o mais ampla do comportamento dos motoristas que provocam acidentes. O eixo condutor envolve as contribui??es da Psican?lise para a compreens?o deste complexo fen?meno. Para tanto, nas especificidades do texto, destacam-se as considera??es da teoria freudiana acerca do conceito de puls?o de morte e da sua manifesta??o atrav?s da compuls?o ? repeti??o. O segundo estudo, emp?rico, Controle emocional, impulsos agressivos e perfil de uma amostra de motoristas envolvidos em acidentes de tr?nsito no transporte coletivo de Porto Alegre, teve como objetivo explorar dois aspectos centrais da personalidade: o controle emocional e a agressividade dos motoristas, al?m de construir o perfil comum a essa amostra. Foi realizado com 178 sujeitos, de ambos os sexos, motoristas atuantes numa empresa de transporte p?blico da cidade de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa enquadraram-se nos seguintes crit?rios: envolveram-se entre 5 e 21 acidentes de qualquer tipo, computados entre o ano de 2003 e 2006; idade a partir de 25 anos e escolaridade m?nima de Ensino Fundamental Completo. Foram utilizados dois instrumentos: Zulliger e Staxi, al?m de uma ficha de dados sociodemogr?ficos elaborada para este estudo. Os resultados organizados no SPSS for Windows vers?o 11.0 foram analisados a partir de t?cnicas de estat?stica descritiva e inferencial, a fim de avaliar as correla??es poss?veis. Os resultados demonstraram uma forte incid?ncia de descontrole emocional e impulsos agressivos. Verificou-se que a vari?vel sociodemogr?fica (?lcool) e indicadores de n?veis de raivas associam-se, podendo ser considerados poss?veis preditores de acidentes de tr?nsito. Al?m disso, evidenciou-se uma correla??o positiva entre os n?veis de raiva direcionados ? pr?pria pessoa e as vari?veis sociodemogr?ficas (idade do sujeito e atividade de trabalho di?rio).
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:21:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler. Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito. 2009. 71 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/664
identifier_str_mv RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler. Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo p?blico envolvidos em acidentes de tr?nsito. 2009. 71 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2588426296948062698
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2599381623216554467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/664/3/411144.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/664/2/411144.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/664/1/411144.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1507ec6bf2f736c685c88e0daadb7a6b
f56ee2ce83925a94eb96c41a1dd18d13
b4e82bbb5639fae7c30701867d43604f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793174689054720