Imagens da desagrega??o e da viol?ncia : insurrei??es contra a totalidade racionalista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Kunze, Alexandra Biezus
Orientador(a): Gauer, Ruth Maria Chitt? lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Criminais
Departamento: Faculdade de Direito
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4764
Resumo: A disserta??o ? uma reflex?o a respeito das concep??es de ci?ncia e m?todos de conhecimento adotados de forma totalit?ria ao longo da hist?ria, e principalmente sobre as violentas conseq??ncias destas escolhas para a humanidade. Explora-se as imagens afloradas das artes pl?sticas, poesia e prosa, com dupla finalidade: encontrar o retrato da cosmovis?o de cada momento hist?rico, e, fundamentalmente, analisar a for?a subversiva que delas irrompe. O recorte parte dos s?culos XVII e XVIII, ?poca em que a t?nica da ci?ncia era o racionalismo, nos moldes iluministas de sistema fechado, e de cren?a na possibilidade de apreens?o total da realidade. Os catastr?ficos acontecimentos que tiveram lugar entre o final do s?culo XIX e meados do XX atingiram o ide?rio humano a ponto de provocar uma crise de sentido e de representa??o, e o questionamento do que se entendia por ci?ncia (crise epistemol?gica), ensejando a discuss?o sobre a mutila??o perpetrada ao se considerar cient?fico somente o conhecimento obtido atrav?s da raz?o, e sobre a viol?ncia deste racionalismo totalit?rio. A pesquisa acompanha a atualidade, com as suas modifica??es de mundo inerentes (rela??es intersticiais, acelera??o, complexidade), propondo, ao final, a id?ia de conhecimento como produto da solidariedade entre a raz?o e a sensibilidade, o emocional, o instintual, ou seja, uma racionalidade autocr?tica, aberta e criativa, como forma de se pensar com maior clareza sobre possibilidades vi?veis de uma ci?ncia mais consciente de si e por isto otimizadora da co-exist?ncia humana.
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Kunze, Alexandra Biezus
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