Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Forster, Carolina Jardim Firpo
Orientador(a): Ramos, Maurivan G?ntzel lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3447
Resumo: This paper reports an investigation aimed to understand how a Learning Unit, based in Education by Research can contribute to meaningful learning about inorganic compounds in high school. The study was conducted with a group of students enrolled in first grade high school students in a private school education in Porto Alegre, RS. The Learning Unit was developed in 2011. The research was developed based on a qualitative approach: a case study. The instruments of data collection were questionnaires, to identify initials knowledge and subsequent development of the Learning Unit and notes held by the teacher throughout the activities. For analysis and interpretation of data used the Discoursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007). From the analysis it was perceived as the activities allowed the identification of changes in the initial knowledge of the subjects highlighted the complexity of his views on the final explanations of the study. This work provided that the teaching strategies developed in the research enabled the expansion of knowledge. It was noted the relevance of the approach of different methodologies in the classroom to an embodiment of the process of teaching and learning.
id P_RS_706112ea6fc09c92893fe95f2e4ff6e2
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3447
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maurivan G?ntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:97101559034Forster, Carolina Jardim Firpo2015-04-14T14:12:56Z2013-05-222012-08-30FORSTER, Carolina Jardim Firpo. Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso. 2012. 97 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3447This paper reports an investigation aimed to understand how a Learning Unit, based in Education by Research can contribute to meaningful learning about inorganic compounds in high school. The study was conducted with a group of students enrolled in first grade high school students in a private school education in Porto Alegre, RS. The Learning Unit was developed in 2011. The research was developed based on a qualitative approach: a case study. The instruments of data collection were questionnaires, to identify initials knowledge and subsequent development of the Learning Unit and notes held by the teacher throughout the activities. For analysis and interpretation of data used the Discoursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007). From the analysis it was perceived as the activities allowed the identification of changes in the initial knowledge of the subjects highlighted the complexity of his views on the final explanations of the study. This work provided that the teaching strategies developed in the research enabled the expansion of knowledge. It was noted the relevance of the approach of different methodologies in the classroom to an embodiment of the process of teaching and learning.Este trabalho relata uma investiga??o, cujo objetivo foi compreender de que modo uma Unidade de Aprendizagem, baseada no Educar pela Pesquisa, pode contribuir para a aprendizagem significativa do tema sobre compostos inorg?nicos no Ensino M?dio. A investiga??o foi realizada com uma turma de alunos matriculados na primeira s?rie do Ensino M?dio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no segundo trimestre de 2011. A pesquisa desenvolveu-se com base em uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram: question?rios, para a identifica??o dos conhecimentos pr?vios e posteriores ao desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem e registros realizados pela pesquisadora ao longo das atividades. Para a an?lise e interpreta??o dos dados coletados antes, durante e ap?s o desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, foi utilizada a metodologia da An?lise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A partir da an?lise percebeu-se como as atividades desenvolvidas possibilitaram a identifica??o de mudan?as no saber inicial dos sujeitos, destacadas pela complexifica??o de suas concep??es nas descri??es finais do estudo. Este trabalho proporcionou que as estrat?gias pedag?gicas desenvolvidas na investiga??o possibilitassem a amplia??o do conhecimento. Constatou-se a relev?ncia da abordagem de metodologias diferenciadas em sala de aula para uma concretiza??o no processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se como conclus?es, a import?ncia da abordagem de temas relevantes, da considera??o de informa??es a respeito dos conhecimentos iniciais e interesses dos alunos e da intera??o professor-aluno no desenvolvimento da pesquisa.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448144.pdf: 1972505 bytes, checksum: 11805093130d6e2ff21cd714a6c62441 (MD5) Previous issue date: 2012-08-30application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12512/448144.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caPESQUISA EDUCACIONALCOMPOSTOS INORG?NICOSEDUCA??OQU?MICA - ENSINO M?DIOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUnidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL448144.pdf.jpg448144.pdf.jpgimage/jpeg4345http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3447/3/448144.pdf.jpg0c9e714df123c8afecd41d1ee03fade5MD53TEXT448144.pdf.txt448144.pdf.txttext/plain147737http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3447/2/448144.pdf.txta91d337e2fe8fc69942a50c7a497419eMD52ORIGINAL448144.pdfapplication/pdf1972505http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3447/1/448144.pdf11805093130d6e2ff21cd714a6c62441MD51tede/34472015-04-17 15:59:57.779oai:tede2.pucrs.br:tede/3447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso
title Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso
spellingShingle Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso
Forster, Carolina Jardim Firpo
PESQUISA EDUCACIONAL
COMPOSTOS INORG?NICOS
EDUCA??O
QU?MICA - ENSINO M?DIO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso
title_full Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso
title_fullStr Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso
title_full_unstemmed Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso
title_sort Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso
author Forster, Carolina Jardim Firpo
author_facet Forster, Carolina Jardim Firpo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurivan G?ntzel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18321992072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:97101559034
dc.contributor.author.fl_str_mv Forster, Carolina Jardim Firpo
contributor_str_mv Ramos, Maurivan G?ntzel
dc.subject.por.fl_str_mv PESQUISA EDUCACIONAL
COMPOSTOS INORG?NICOS
EDUCA??O
QU?MICA - ENSINO M?DIO
topic PESQUISA EDUCACIONAL
COMPOSTOS INORG?NICOS
EDUCA??O
QU?MICA - ENSINO M?DIO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper reports an investigation aimed to understand how a Learning Unit, based in Education by Research can contribute to meaningful learning about inorganic compounds in high school. The study was conducted with a group of students enrolled in first grade high school students in a private school education in Porto Alegre, RS. The Learning Unit was developed in 2011. The research was developed based on a qualitative approach: a case study. The instruments of data collection were questionnaires, to identify initials knowledge and subsequent development of the Learning Unit and notes held by the teacher throughout the activities. For analysis and interpretation of data used the Discoursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007). From the analysis it was perceived as the activities allowed the identification of changes in the initial knowledge of the subjects highlighted the complexity of his views on the final explanations of the study. This work provided that the teaching strategies developed in the research enabled the expansion of knowledge. It was noted the relevance of the approach of different methodologies in the classroom to an embodiment of the process of teaching and learning.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-30
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FORSTER, Carolina Jardim Firpo. Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso. 2012. 97 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3447
identifier_str_mv FORSTER, Carolina Jardim Firpo. Unidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorg?nicos : estudo de caso. 2012. 97 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3447/3/448144.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3447/2/448144.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3447/1/448144.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c9e714df123c8afecd41d1ee03fade5
a91d337e2fe8fc69942a50c7a497419e
11805093130d6e2ff21cd714a6c62441
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196086296576