Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3490 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar o processo de avalia??o do ensino e da aprendizagem com estudantes do ensino m?dio, tendo origem a partir de reflex?es sobre a pr?tica avaliativa da autora. O principal objetivo da pesquisa ? produzir conhecimento sobre avalia??o, utilizando como instrumento, a produ??o escrita dos alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, alguns te?ricos serviram de apoio, como Demo (2002), Hoffmann (1994), Luckesi (1998), Lib?neo (1994), Moraes (2003), Perrenound (1999). Ao desenvolver a avalia??o da aprendizagem em Qu?mica no ensino m?dio, pretende-se compreender como se d? o progresso da aprendizagem dos alunos, num contexto do educar pela pesquisa, entendendo que a produ??o escrita ? fundamental para essa aprendizagem. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos por meio de um grupo de quarenta e cinco alunos de um col?gio estadual de ensino m?dio de Porto Alegre, ao longo do primeiro semestre de 2004. Desses, cinco tornaram-se sujeitos de pesquisa. Foram tamb?m realizadas entrevistas com esses cinco alunos, que participaram ativa e intensamente do processo. O material de an?lise ? composto de textos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da pesquisa. Sobre esses dados foi procedida uma an?lise textual qualitativa, da qual emergiram tr?s categorias: a evolu??o dos conceitos estudados, a tomada de consci?ncia da relev?ncia do estudo desses conceitos e a sua rela??o com o cotidiano. A avalia??o, por meio da produ??o escrita, mostrou-se poss?vel de ser realizada e adequada para acompanhar a aprendizagem dos alunos em Qu?mica, al?m de oferecer ao professor informa??es sobre as facilidades e dificuldades do processo de aprendizagem e do desenvolvimento de compet?ncias |
id |
P_RS_79560e7b805b667f0c153d785fa21402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3490 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Maurivan G?ntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:46289712004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537764U6Moreira, Maria Aparecida Oliveira2015-04-14T14:13:09Z2007-05-112005-07-15MOREIRA, Maria Aparecida Oliveira. Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento. 2005. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3490Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 336558.pdf: 516742 bytes, checksum: 2472f8de7cf6da4e0f40b7a4812c1c38 (MD5) Previous issue date: 2005-07-15Este trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar o processo de avalia??o do ensino e da aprendizagem com estudantes do ensino m?dio, tendo origem a partir de reflex?es sobre a pr?tica avaliativa da autora. O principal objetivo da pesquisa ? produzir conhecimento sobre avalia??o, utilizando como instrumento, a produ??o escrita dos alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, alguns te?ricos serviram de apoio, como Demo (2002), Hoffmann (1994), Luckesi (1998), Lib?neo (1994), Moraes (2003), Perrenound (1999). Ao desenvolver a avalia??o da aprendizagem em Qu?mica no ensino m?dio, pretende-se compreender como se d? o progresso da aprendizagem dos alunos, num contexto do educar pela pesquisa, entendendo que a produ??o escrita ? fundamental para essa aprendizagem. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos por meio de um grupo de quarenta e cinco alunos de um col?gio estadual de ensino m?dio de Porto Alegre, ao longo do primeiro semestre de 2004. Desses, cinco tornaram-se sujeitos de pesquisa. Foram tamb?m realizadas entrevistas com esses cinco alunos, que participaram ativa e intensamente do processo. O material de an?lise ? composto de textos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da pesquisa. Sobre esses dados foi procedida uma an?lise textual qualitativa, da qual emergiram tr?s categorias: a evolu??o dos conceitos estudados, a tomada de consci?ncia da relev?ncia do estudo desses conceitos e a sua rela??o com o cotidiano. A avalia??o, por meio da produ??o escrita, mostrou-se poss?vel de ser realizada e adequada para acompanhar a aprendizagem dos alunos em Qu?mica, al?m de oferecer ao professor informa??es sobre as facilidades e dificuldades do processo de aprendizagem e do desenvolvimento de compet?nciasapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12705/336558.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caQU?MICA - ENSINO M?DIOAPRENDIZAGEMEDUCA??O - AVALIA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL336558.pdf.jpg336558.pdf.jpgimage/jpeg3888http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3490/3/336558.pdf.jpg60df87ba625dfc5c41827e2f07864805MD53TEXT336558.pdf.txt336558.pdf.txttext/plain166035http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3490/2/336558.pdf.txtd54716bde3111c9c545870c14c4bcc94MD52ORIGINAL336558.pdfapplication/pdf516742http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3490/1/336558.pdf2472f8de7cf6da4e0f40b7a4812c1c38MD51tede/34902015-04-17 15:59:58.674oai:tede2.pucrs.br:tede/3490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento |
title |
Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento |
spellingShingle |
Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento Moreira, Maria Aparecida Oliveira QU?MICA - ENSINO M?DIO APRENDIZAGEM EDUCA??O - AVALIA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento |
title_full |
Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento |
title_fullStr |
Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento |
title_full_unstemmed |
Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento |
title_sort |
Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento |
author |
Moreira, Maria Aparecida Oliveira |
author_facet |
Moreira, Maria Aparecida Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maurivan G?ntzel |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:18321992072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:46289712004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537764U6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria Aparecida Oliveira |
contributor_str_mv |
Ramos, Maurivan G?ntzel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
QU?MICA - ENSINO M?DIO APRENDIZAGEM EDUCA??O - AVALIA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PESQUISA EDUCACIONAL |
topic |
QU?MICA - ENSINO M?DIO APRENDIZAGEM EDUCA??O - AVALIA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar o processo de avalia??o do ensino e da aprendizagem com estudantes do ensino m?dio, tendo origem a partir de reflex?es sobre a pr?tica avaliativa da autora. O principal objetivo da pesquisa ? produzir conhecimento sobre avalia??o, utilizando como instrumento, a produ??o escrita dos alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, alguns te?ricos serviram de apoio, como Demo (2002), Hoffmann (1994), Luckesi (1998), Lib?neo (1994), Moraes (2003), Perrenound (1999). Ao desenvolver a avalia??o da aprendizagem em Qu?mica no ensino m?dio, pretende-se compreender como se d? o progresso da aprendizagem dos alunos, num contexto do educar pela pesquisa, entendendo que a produ??o escrita ? fundamental para essa aprendizagem. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos por meio de um grupo de quarenta e cinco alunos de um col?gio estadual de ensino m?dio de Porto Alegre, ao longo do primeiro semestre de 2004. Desses, cinco tornaram-se sujeitos de pesquisa. Foram tamb?m realizadas entrevistas com esses cinco alunos, que participaram ativa e intensamente do processo. O material de an?lise ? composto de textos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da pesquisa. Sobre esses dados foi procedida uma an?lise textual qualitativa, da qual emergiram tr?s categorias: a evolu??o dos conceitos estudados, a tomada de consci?ncia da relev?ncia do estudo desses conceitos e a sua rela??o com o cotidiano. A avalia??o, por meio da produ??o escrita, mostrou-se poss?vel de ser realizada e adequada para acompanhar a aprendizagem dos alunos em Qu?mica, al?m de oferecer ao professor informa??es sobre as facilidades e dificuldades do processo de aprendizagem e do desenvolvimento de compet?ncias |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-07-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOREIRA, Maria Aparecida Oliveira. Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento. 2005. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3490 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Maria Aparecida Oliveira. Avalia??o da aprendizagem em qu?mica no ensino m?dio : a produ??o escrita como instrumento. 2005. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3490/3/336558.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3490/2/336558.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3490/1/336558.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60df87ba625dfc5c41827e2f07864805 d54716bde3111c9c545870c14c4bcc94 2472f8de7cf6da4e0f40b7a4812c1c38 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196253020160 |