Visual analysis approach for brands perception on social media

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Scherer, Joana Pacheco lattes
Orientador(a): Manssour, Isabel Harb lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncia da Computa??o
Departamento: Escola Polit?cnica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9974
Resumo: Devido ao seu crescimento exponencial e sua r?pida capacidade de prover feedback, as redes sociais tornaram-se importantes fontes de informa??o para diversas ?reas. A grande quantidade de dados gerados diariamente fez das redes sociais fontes de dados confi?veis, r?pidas e de baixo custo. Desta forma, as marcas perceberam que poderiam utiliz?-las como ferramentas de marketing para obter um r?pido retorno a respeito de seus produtos e servi?os. Todavia, a an?lise uma marca atrav?s de suas redes sociais n?o ? trivial e apresenta desafios tais como a coleta, an?lise, filtrage e organiza??o dos dados. Para que a marca possa beneficiar-se dos dados obtidos atrav?s de de redes sociais, ? necess?rios o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no seu entendimento. Essas ferramentas devem ser de f?cil utiliza??o pelos gestores das marcas, sem que seja necess?rio no??es de programa??o. Neste contexto, o objetivo deste trabalho ? prover uma abordagem de an?lise visual interativa, composta por v?rias t?cnicas de visualiza??o, que auxilie a marca a obter vantagem dos dados provenientes de tr?s redes sociais: Twitter, Instagram e YouTube. Nossa abordagem prov? um pipeline que pode ser facilmente atualizado, sem a necessidade de programar. Al?m disso, s?o apresentados tr?s estudos de caso que demonstram a possibilidade de obter v?rias informa??es a respeito dos dados coletados atrav?s do uso da nossa abordagem.
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spelling Manssour, Isabel Harbhttp://lattes.cnpq.br/4904489502853690http://lattes.cnpq.br/0169529523785086Scherer, Joana Pacheco2021-11-25T20:04:49Z2021-01-18http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9974Devido ao seu crescimento exponencial e sua r?pida capacidade de prover feedback, as redes sociais tornaram-se importantes fontes de informa??o para diversas ?reas. A grande quantidade de dados gerados diariamente fez das redes sociais fontes de dados confi?veis, r?pidas e de baixo custo. Desta forma, as marcas perceberam que poderiam utiliz?-las como ferramentas de marketing para obter um r?pido retorno a respeito de seus produtos e servi?os. Todavia, a an?lise uma marca atrav?s de suas redes sociais n?o ? trivial e apresenta desafios tais como a coleta, an?lise, filtrage e organiza??o dos dados. Para que a marca possa beneficiar-se dos dados obtidos atrav?s de de redes sociais, ? necess?rios o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no seu entendimento. Essas ferramentas devem ser de f?cil utiliza??o pelos gestores das marcas, sem que seja necess?rio no??es de programa??o. Neste contexto, o objetivo deste trabalho ? prover uma abordagem de an?lise visual interativa, composta por v?rias t?cnicas de visualiza??o, que auxilie a marca a obter vantagem dos dados provenientes de tr?s redes sociais: Twitter, Instagram e YouTube. Nossa abordagem prov? um pipeline que pode ser facilmente atualizado, sem a necessidade de programar. Al?m disso, s?o apresentados tr?s estudos de caso que demonstram a possibilidade de obter v?rias informa??es a respeito dos dados coletados atrav?s do uso da nossa abordagem.Due to the exponential growth and the quick feedback provided, Social Media has become an important information source for many areas. The thousands of data generated daily transformed Social Media into a reliable, fast, and relatively low-cost data source. So, brands note that they could use Social Media data as a marketing tool to obtain quick feedback about their products and services. However, analyzing a brand thru its Social Media is not a trivial task and raises challenges like data gathering and data analysis. To benefit from Social Media data, brands need tools that help them understand the vast amount of generated data. These tools need to be easy-to-use for brands managers that do not have programming knowledge. Thus, the objective of this work is to provide a visual analysis approach with several interactive visualization techniques to help brands obtain insights about the collected data from three social networks: Twitter, Instagram, and YouTube. Our approach provides a pipeline that can be easily extended and used without needing programming knowledge. Furthermore, three case studies are presented to demonstrate possible insights that can be identified using our approach.Submitted by PPG Ci?ncia da Computa??o (ppgcc@pucrs.br) on 2021-11-25T19:03:52Z No. of bitstreams: 1 JOANA PACHECO SCHERER_DIS.pdf: 5583853 bytes, checksum: 111f8a8e7539e94e073f6d67dc33f70f (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2021-11-25T19:55:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOANA PACHECO SCHERER_DIS.pdf: 5583853 bytes, checksum: 111f8a8e7539e94e073f6d67dc33f70f (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-25T20:04:49Z (GMT). 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