Parentalidade em tempo de mudan?as : desvelando o envolvimento parental ap?s o fim do casamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Grzybowski, Luciana Su?rez lattes
Orientador(a): Wagner, Adriana lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
Departamento: Faculdade de Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/945
Resumo: Observa-se que, dentre as diversas tarefas familiares p?s-div?rcio, provavelmente a mais complexa fique ao encargo dos pais. Estes, que acabaram de separar-se como casal, permanecem unidos pelos la?os parentais, compartilhando a tarefa comum de educar os filhos. Por?m, pergunta-se: como educar um filho em lares separados? O que facilita e o que dificulta este processo? Qual o envolvimento do pai e da m?e neste contexto? Como os pais combinam os procedimentos educativos (coparentalidade)? Diante disso, este trabalho buscou conhecer as pr?ticas educativas e o envolvimento parental que pais e m?es separados/divorciados desenvolvem na educa??o de seus filhos, bem como compreender como ocorre o exerc?cio da coparentalidade ap?s o advento do div?rcio. Para tanto, apoiando-se numa perspectiva ecol?gica-contextual, realizou um estudo com metodologia mista, atrav?s da aplica??o do Invent?rio de Pr?ticas Parentais IPP em 234 sujeitos (pais e m?es) e, posteriormente, da realiza??o de dois grupos focais (um com pais e outro com m?es). Os resultados do estudo quantitativo evidenciaram que h? uma diferen?a significativa entre o envolvimento parental de pais e m?es. As m?es demonstraram maior envolvimento que os pais em todas as ?reas investigadas (emocional, did?tico, social, disciplina, responsabilidade). Apesar do maior envolvimento materno, os pais evidenciaram um grande envolvimento social no espa?o p?blico e menores dificuldades com a disciplina favorecidas pela n?o-coabita??o com os filhos. A coabita??o materna e a freq??ncia das visitas paternas foram vari?veis que se destacaram na rela??o com o envolvimento parental, juntamente com a ocupa??o, a escolaridade, a rela??o com o ex-c?njuge, tipo de separa??o e o recasamento. J? os resultados do estudo qualitativo, apesar de tamb?m apontarem na dire??o da import?ncia da coabita??o para o envolvimento parental, evidenciaram a relev?ncia dos v?nculos afetivos pai-m?e-filho para o sucesso ou fracasso da coparentalidade. A indissociabilidade do subsistema parental e conjugal ficou evidente, bem como uma tend?ncia ? configura??o de um novo cen?rio p?s-div?rcio, no qual a m?e sente-se satisfeita com a guarda e o poder que esta lhe confere, enquanto o pai sente-se exclu?do desta realidade, evidenciando a??es e desejo de ser mais participativo.
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