O bom professor na concep??o do aluno : adolescentes em busca de um referencial adulto
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
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País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3607 |
Resumo: | A profiss?o docente vem sofrendo crises que v?o desde a crise de identidade do professor at? o desprest?gio dedicado a esta classe por parte da sociedade em geral. Muitos s?o os motivos para que venham a manifestar sintomas relacionados ao mal-estar docente e at? a ter que se afastar da profiss?o. Apesar disso e indo na dire??o contr?ria, existem professores que n?o se deixam abater e influenciar por tais crises e v?m desempenhando pr?ticas bem sucedidas sendo reconhecidos pela institui??o na qual trabalham e, principalmente, por seus alunos. Devido a essa concep??o, o presente estudo foi pensado para que se possa analisar o que diferencia alguns professores que encaram a doc?ncia de forma positiva e com grande satisfa??o. Sua forma de encarar tudo o que envolve a doc?ncia faz com que se diferenciem dos demais, refletindo em suas salas de aula e qualificando sua rela??o com os alunos. Para tal, ? necess?rio que a institui??o escola tenha como proposta e vis?o de homem, aspectos que v?o ao encontro dos valores dos professores. E, pensando nisto, a escola do estudo foi escolhida pelo fato de preocupar-se com assuntos referentes a afetividade e ao v?nculo, assim podendo valorizar os professores que t?m sua pr?tica impregnada de emo??es, sentimentos e bem-estar, e que acreditam que para que a constru??o do conhecimento ocorra de forma significativa todos estes elementos s?o necess?rios ao processo. Constitui-se em um trabalho cujo paradigma ? qualitativo e a abordagem utilizada para coleta dos dados ? o Estudo de Caso. Para an?lise destes dados utilizou-se a An?lise de Conte?do. A relev?ncia do estudo, portanto, ? justificada a partir dos dados que emergiram ao longo da pesquisa, demonstrando aproxima??es nas falas dos professores participantes que, mesmo sendo de ?reas diferentes, possuem caracter?sticas e formas de atuar em comum. A forma de se relacionar de um ser que tenha em sua constitui??o aspectos afetivos desenvolvidos de forma positiva, bem como sua atua??o (sendo esta reflexo de sua constitui??o) diferenciam-se e possuem reflexos nos ambientes nos quais transitam. Participaram da pesquisa, primeiramente, 35 alunos de uma turma de 1? ano do Ensino M?dio que, atrav?s de um question?rio, indicaram "bons professores" a partir de caracter?sticas por eles mencionadas. Cinco foram os professores que receberam maior n?mero de indica??es e os que responderam ? entrevista semi-estruturada, incluindo a entrevista com a coordenadora pedag?gica. O crit?rio de escolha dos professores foi pensado devido ao fato de se considerar o aluno, no caso o adolescente, como sendo os sujeitos mais indicados para identificar aqueles seus professores que s?o por eles considerados bons professores. A escuta realizada das falas dos professores, evidenciou a import?ncia de um profissional que possa estar dispon?vel aos que atuam em educa??o para, atrav?s desta escuta que ? diferenciada, dar condi??es de um repensar de concep??es e pr?ticas que vem sendo realizadas. Al?m disso o olhar do educador e do psicopedagogo contribuem com este processo, uma vez que possuem compet?ncias e saberes que lhes conferem condi??es de intervir e identificar n?o s? onde est?o sendo identificados problemas de aprendizagem, mas tamb?m situa??es nas quais se pode prevenir estes problemas atrav?s da qualifica??o e reconhecimento de pr?ticas docentes bem-sucedidas. Apesar das adversidades enfrentadas na profiss?o docente, este estudo encontrou professores que s?o dispon?veis ao grupo de alunos e que, a partir desta vincula??o, colocam-se como referenciais adultos em potencial para adolescentes que ensaiam a entrada na vida adulta. Al?m desses aspectos, emergiram tr?s categorias as quais se referem ?s dimens?es e express?es de cuidado e afetividade, ? constitui??o do ser professor e ao adolescente em busca de um referencial adulto. O estudo ressalta que existem caracter?sticas que s?o percebidas pelos alunos na atua??o de seus professores e que estas resultam em uma pr?tica docente que distingue um bom professor. |
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