Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Castilhos, Daniel Carneiro lattes
Orientador(a): Mosquera, Juan Jos? Mouri?o lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686
Resumo: Este estudo teve como base um espa?o de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo M?todo de Grupos de Sensibiliza??o e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a poss?vel contribui??o do referido m?todo para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investiga??o caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as viv?ncias do GSC, mais especificamente as produ??es destas viv?ncias tais como: desenhos, dramatiza??es e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da An?lise de Conte?do proposta por Bardin (2007). Da an?lise das produ??es do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo la?o social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/hist?ria/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experi?ncia de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espa?o de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representa??o do malestar/ ang?stias/desamparo que todo homem est? fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/hist?rias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que l?, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibiliza??o e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da cria??o de cenas, personagens que d?o vida a seu sofrimento, o qual transborda em dire??o a um leitor capaz de conferir sentido a sua produ??o.
id P_RS_836c9312f44bf614c39cbc9f36940c9d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3686
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Mosquera, Juan Jos? Mouri?oCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:81908156015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253783J0Castilhos, Daniel Carneiro2015-04-14T14:23:17Z2011-05-172011-01-06CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431359.pdf: 810799 bytes, checksum: e9b59a99154925f516974c7dd12e5dc5 (MD5) Previous issue date: 2011-01-06Este estudo teve como base um espa?o de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo M?todo de Grupos de Sensibiliza??o e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a poss?vel contribui??o do referido m?todo para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investiga??o caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as viv?ncias do GSC, mais especificamente as produ??es destas viv?ncias tais como: desenhos, dramatiza??es e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da An?lise de Conte?do proposta por Bardin (2007). Da an?lise das produ??es do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo la?o social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/hist?ria/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experi?ncia de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espa?o de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representa??o do malestar/ ang?stias/desamparo que todo homem est? fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/hist?rias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que l?, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibiliza??o e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da cria??o de cenas, personagens que d?o vida a seu sofrimento, o qual transborda em dire??o a um leitor capaz de conferir sentido a sua produ??o.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13243/431359.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OCRIATIVIDADEPSICOLOGIA EDUCACIONALBEM-ESTAR SOCIALEDUCADORESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGrupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431359.pdf.jpg431359.pdf.jpgimage/jpeg3249http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/3/431359.pdf.jpgb0d7be9744e1f0b5d22741568b73cf2eMD53TEXT431359.pdf.txt431359.pdf.txttext/plain242268http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/2/431359.pdf.txtc04069a7b3c70eb3ffa5af9c34f8d3caMD52ORIGINAL431359.pdfapplication/pdf810799http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/1/431359.pdfe9b59a99154925f516974c7dd12e5dc5MD51tede/36862015-04-30 08:15:39.125oai:tede2.pucrs.br:tede/3686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
title Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
spellingShingle Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
Castilhos, Daniel Carneiro
EDUCA??O
CRIATIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
BEM-ESTAR SOCIAL
EDUCADORES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
title_full Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
title_fullStr Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
title_full_unstemmed Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
title_sort Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
author Castilhos, Daniel Carneiro
author_facet Castilhos, Daniel Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mosquera, Juan Jos? Mouri?o
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:01040910025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81908156015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253783J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilhos, Daniel Carneiro
contributor_str_mv Mosquera, Juan Jos? Mouri?o
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
CRIATIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
BEM-ESTAR SOCIAL
EDUCADORES
topic EDUCA??O
CRIATIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
BEM-ESTAR SOCIAL
EDUCADORES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo teve como base um espa?o de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo M?todo de Grupos de Sensibiliza??o e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a poss?vel contribui??o do referido m?todo para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investiga??o caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as viv?ncias do GSC, mais especificamente as produ??es destas viv?ncias tais como: desenhos, dramatiza??es e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da An?lise de Conte?do proposta por Bardin (2007). Da an?lise das produ??es do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo la?o social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/hist?ria/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experi?ncia de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espa?o de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representa??o do malestar/ ang?stias/desamparo que todo homem est? fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/hist?rias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que l?, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibiliza??o e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da cria??o de cenas, personagens que d?o vida a seu sofrimento, o qual transborda em dire??o a um leitor capaz de conferir sentido a sua produ??o.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686
identifier_str_mv CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/3/431359.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/2/431359.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/1/431359.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b0d7be9744e1f0b5d22741568b73cf2e
c04069a7b3c70eb3ffa5af9c34f8d3ca
e9b59a99154925f516974c7dd12e5dc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793197638189056