Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686 |
Resumo: | Este estudo teve como base um espa?o de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo M?todo de Grupos de Sensibiliza??o e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a poss?vel contribui??o do referido m?todo para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investiga??o caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as viv?ncias do GSC, mais especificamente as produ??es destas viv?ncias tais como: desenhos, dramatiza??es e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da An?lise de Conte?do proposta por Bardin (2007). Da an?lise das produ??es do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo la?o social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/hist?ria/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experi?ncia de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espa?o de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representa??o do malestar/ ang?stias/desamparo que todo homem est? fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/hist?rias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que l?, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibiliza??o e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da cria??o de cenas, personagens que d?o vida a seu sofrimento, o qual transborda em dire??o a um leitor capaz de conferir sentido a sua produ??o. |
id |
P_RS_836c9312f44bf614c39cbc9f36940c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3686 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mosquera, Juan Jos? Mouri?oCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:81908156015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253783J0Castilhos, Daniel Carneiro2015-04-14T14:23:17Z2011-05-172011-01-06CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431359.pdf: 810799 bytes, checksum: e9b59a99154925f516974c7dd12e5dc5 (MD5) Previous issue date: 2011-01-06Este estudo teve como base um espa?o de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo M?todo de Grupos de Sensibiliza??o e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a poss?vel contribui??o do referido m?todo para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investiga??o caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as viv?ncias do GSC, mais especificamente as produ??es destas viv?ncias tais como: desenhos, dramatiza??es e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da An?lise de Conte?do proposta por Bardin (2007). Da an?lise das produ??es do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo la?o social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/hist?ria/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experi?ncia de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espa?o de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representa??o do malestar/ ang?stias/desamparo que todo homem est? fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/hist?rias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que l?, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibiliza??o e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da cria??o de cenas, personagens que d?o vida a seu sofrimento, o qual transborda em dire??o a um leitor capaz de conferir sentido a sua produ??o.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13243/431359.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OCRIATIVIDADEPSICOLOGIA EDUCACIONALBEM-ESTAR SOCIALEDUCADORESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGrupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431359.pdf.jpg431359.pdf.jpgimage/jpeg3249http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/3/431359.pdf.jpgb0d7be9744e1f0b5d22741568b73cf2eMD53TEXT431359.pdf.txt431359.pdf.txttext/plain242268http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/2/431359.pdf.txtc04069a7b3c70eb3ffa5af9c34f8d3caMD52ORIGINAL431359.pdfapplication/pdf810799http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/1/431359.pdfe9b59a99154925f516974c7dd12e5dc5MD51tede/36862015-04-30 08:15:39.125oai:tede2.pucrs.br:tede/3686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores |
title |
Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores |
spellingShingle |
Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores Castilhos, Daniel Carneiro EDUCA??O CRIATIVIDADE PSICOLOGIA EDUCACIONAL BEM-ESTAR SOCIAL EDUCADORES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores |
title_full |
Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores |
title_fullStr |
Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores |
title_full_unstemmed |
Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores |
title_sort |
Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores |
author |
Castilhos, Daniel Carneiro |
author_facet |
Castilhos, Daniel Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mosquera, Juan Jos? Mouri?o |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01040910025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:81908156015 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253783J0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilhos, Daniel Carneiro |
contributor_str_mv |
Mosquera, Juan Jos? Mouri?o |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O CRIATIVIDADE PSICOLOGIA EDUCACIONAL BEM-ESTAR SOCIAL EDUCADORES |
topic |
EDUCA??O CRIATIVIDADE PSICOLOGIA EDUCACIONAL BEM-ESTAR SOCIAL EDUCADORES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo teve como base um espa?o de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo M?todo de Grupos de Sensibiliza??o e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a poss?vel contribui??o do referido m?todo para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investiga??o caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as viv?ncias do GSC, mais especificamente as produ??es destas viv?ncias tais como: desenhos, dramatiza??es e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da An?lise de Conte?do proposta por Bardin (2007). Da an?lise das produ??es do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo la?o social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/hist?ria/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experi?ncia de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espa?o de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representa??o do malestar/ ang?stias/desamparo que todo homem est? fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/hist?rias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que l?, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibiliza??o e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da cria??o de cenas, personagens que d?o vida a seu sofrimento, o qual transborda em dire??o a um leitor capaz de conferir sentido a sua produ??o. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686 |
identifier_str_mv |
CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibiliza??o e criatividade : espa?o de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/3/431359.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/2/431359.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3686/1/431359.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0d7be9744e1f0b5d22741568b73cf2e c04069a7b3c70eb3ffa5af9c34f8d3ca e9b59a99154925f516974c7dd12e5dc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793197638189056 |