Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Bassoto, Gabriela Viana
Orientador(a): Basso, Nara Regina de Souza lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3408
Resumo: Este texto relata a investiga??o sobre o entendimento de como uma Unidade de Aprendizagem pode contribuir para que professores em forma??o inicial de Qu?mica possam ser preparados para a inclus?o do tema Nanotecnologia no Ensino M?dio. A Nanotecnologia ? considerada uma ?rea multidisciplinar envolvendo diferenciadas ?reas do conhecimento.Mantendo os princ?pios do Educar pela Pesquisa, a proposta foi conduzida por meio da elabora??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) em torno do tema central, Nanotecnologia. Esse desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Nanotecnologia vai ao encontro da proposta do Educar pela pesquisa, pois utiliza atividades diversificadas, vinculadas ao cotidiano do aluno. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e descritiva, a partir de uma pesquisa-a??o. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: question?rio inicial e final, anota??es ao longo das atividades e entrevista com os sujeitos de pesquisa e os professores. A an?lise e interpreta??o dos dados foram efetuadas por meio da An?lise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), resultando em quatro categorias: Descobrindo a Nanotecnologia: identifica??o dos conhecimentos pr?vios; Import?ncia de trabalhar Nanotecnologia no Ensino M?dio; Import?ncia do tema para a forma??o de professores; Perspectivas na forma??o de professores de Qu?mica: mudan?as nas concep??es sobre Nanotecnologia. A an?lise indica que os professores em forma??o apresentam pouco conhecimento sobre o tema e dificuldades na diferencia??o de conceitos. Por outro lado, conhecem algumas palavras importantes para a formula??o do conceito de Nanotecnologia. Constatou-se a import?ncia da abordagem de temas e metodologias diferenciados em sala de aula para uma efetiva??o no processo de ensino-aprendizagem
id P_RS_925ee916214e70f7ac4d5b3d5a0a4de0
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3408
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:01078785007Bassoto, Gabriela Viana2015-04-14T14:12:47Z2011-10-102011-03-28BASSOTO, Gabriela Viana. Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica. 2011. 130 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3408Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433930.pdf: 3328418 bytes, checksum: c42c7429f07598260082eb0fdcb8ba8e (MD5) Previous issue date: 2011-03-28Este texto relata a investiga??o sobre o entendimento de como uma Unidade de Aprendizagem pode contribuir para que professores em forma??o inicial de Qu?mica possam ser preparados para a inclus?o do tema Nanotecnologia no Ensino M?dio. A Nanotecnologia ? considerada uma ?rea multidisciplinar envolvendo diferenciadas ?reas do conhecimento.Mantendo os princ?pios do Educar pela Pesquisa, a proposta foi conduzida por meio da elabora??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) em torno do tema central, Nanotecnologia. Esse desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Nanotecnologia vai ao encontro da proposta do Educar pela pesquisa, pois utiliza atividades diversificadas, vinculadas ao cotidiano do aluno. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e descritiva, a partir de uma pesquisa-a??o. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: question?rio inicial e final, anota??es ao longo das atividades e entrevista com os sujeitos de pesquisa e os professores. A an?lise e interpreta??o dos dados foram efetuadas por meio da An?lise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), resultando em quatro categorias: Descobrindo a Nanotecnologia: identifica??o dos conhecimentos pr?vios; Import?ncia de trabalhar Nanotecnologia no Ensino M?dio; Import?ncia do tema para a forma??o de professores; Perspectivas na forma??o de professores de Qu?mica: mudan?as nas concep??es sobre Nanotecnologia. A an?lise indica que os professores em forma??o apresentam pouco conhecimento sobre o tema e dificuldades na diferencia??o de conceitos. Por outro lado, conhecem algumas palavras importantes para a formula??o do conceito de Nanotecnologia. Constatou-se a import?ncia da abordagem de temas e metodologias diferenciados em sala de aula para uma efetiva??o no processo de ensino-aprendizagemapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12251/433930.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALNANOTECNOLOGIAAPRENDIZAGEMPESQUISAS EM SALA DE AULAQU?MICA - ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL433930.pdf.jpg433930.pdf.jpgimage/jpeg2575http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/3/433930.pdf.jpgb25d5352647f54059da896cf836adf07MD53TEXT433930.pdf.txt433930.pdf.txttext/plain203514http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/2/433930.pdf.txt325a0e7d2a9b8a2abcab174562210104MD52ORIGINAL433930.pdfapplication/pdf3328418http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/1/433930.pdfc42c7429f07598260082eb0fdcb8ba8eMD51tede/34082015-04-17 15:59:57.376oai:tede2.pucrs.br:tede/3408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
title Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
spellingShingle Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
Bassoto, Gabriela Viana
EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
NANOTECNOLOGIA
APRENDIZAGEM
PESQUISAS EM SALA DE AULA
QU?MICA - ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
title_full Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
title_fullStr Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
title_full_unstemmed Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
title_sort Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica
author Bassoto, Gabriela Viana
author_facet Bassoto, Gabriela Viana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43022189087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01078785007
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassoto, Gabriela Viana
contributor_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
NANOTECNOLOGIA
APRENDIZAGEM
PESQUISAS EM SALA DE AULA
QU?MICA - ENSINO
topic EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
NANOTECNOLOGIA
APRENDIZAGEM
PESQUISAS EM SALA DE AULA
QU?MICA - ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este texto relata a investiga??o sobre o entendimento de como uma Unidade de Aprendizagem pode contribuir para que professores em forma??o inicial de Qu?mica possam ser preparados para a inclus?o do tema Nanotecnologia no Ensino M?dio. A Nanotecnologia ? considerada uma ?rea multidisciplinar envolvendo diferenciadas ?reas do conhecimento.Mantendo os princ?pios do Educar pela Pesquisa, a proposta foi conduzida por meio da elabora??o de uma Unidade de Aprendizagem (UA) em torno do tema central, Nanotecnologia. Esse desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Nanotecnologia vai ao encontro da proposta do Educar pela pesquisa, pois utiliza atividades diversificadas, vinculadas ao cotidiano do aluno. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e descritiva, a partir de uma pesquisa-a??o. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: question?rio inicial e final, anota??es ao longo das atividades e entrevista com os sujeitos de pesquisa e os professores. A an?lise e interpreta??o dos dados foram efetuadas por meio da An?lise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), resultando em quatro categorias: Descobrindo a Nanotecnologia: identifica??o dos conhecimentos pr?vios; Import?ncia de trabalhar Nanotecnologia no Ensino M?dio; Import?ncia do tema para a forma??o de professores; Perspectivas na forma??o de professores de Qu?mica: mudan?as nas concep??es sobre Nanotecnologia. A an?lise indica que os professores em forma??o apresentam pouco conhecimento sobre o tema e dificuldades na diferencia??o de conceitos. Por outro lado, conhecem algumas palavras importantes para a formula??o do conceito de Nanotecnologia. Constatou-se a import?ncia da abordagem de temas e metodologias diferenciados em sala de aula para uma efetiva??o no processo de ensino-aprendizagem
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASSOTO, Gabriela Viana. Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica. 2011. 130 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3408
identifier_str_mv BASSOTO, Gabriela Viana. Nanotecnologia: uma investiga??o fundamentada na educa??o pela pesquisa se refletindo na forma??o de professores e no ensino de qu?mica. 2011. 130 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/3/433930.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/2/433930.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3408/1/433930.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b25d5352647f54059da896cf836adf07
325a0e7d2a9b8a2abcab174562210104
c42c7429f07598260082eb0fdcb8ba8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195543134208