Estrat?gias de comunica??o sob a ?tica da comunica??o tur?stica : tend?ncias e possibilidades para o fomento do turismo nacional : um estudo comparado Fran?a e Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Falcetta, Fl?vio Paim lattes
Orientador(a): Scroferneker, Cleusa Maria Andrade lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4359
Resumo: A segunda metade do s?culo passado ? uma refer?ncia para o turismo internacional em fun??o do inicio de um ciclo de crescimento sem precedentes. Enquanto essa atividade contemplava uma parcela reduzida da popula??o mundial, em fun??o do poder aquisitivo ou capacidade de gastos - o turismo elitizado -, come?a a se manifestar, de forma incisiva, a inser??o de expressivo contingente de pessoas pertencentes as classes sociais menos abastadas, dando in?cio ao que se denominou turismo de massa. A fundamenta??o dessa din?mica est? assentada no crescimento da economia mundial sobretudo no per?odo p?s-Segunda Guerra Mundial, notadamente pela significativa amplia??o do mercado de trabalho e da renda mundial. A partir desse ponto o turismo internacional continua sua trajet?ria expansionista com proje??es otimistas para os pr?ximos anos. Entretanto, algumas manifesta??es come?am a tomar forma destacando a segmenta??o da atividade tur?stica e, pela sua import?ncia, a sustentabilidade em seus ?mbitos econ?micos, sociais e ambientais. Em fun??o desse contexto as organiza??es nacionais do turismo, respons?veis pela gest?o do setor, vem se deparando com exig?ncias impostas pelo mercado implicando na imediata revis?o de seus procedimentos. Admitindo-se que a comunica??o assume papel preponderante nesses contextos, a pesquisa, objetiva, investigar sobre as possibilidades e tend?ncias da comunica??o tur?stica para o fomento do turismo nacional, discutir sobre os novos cen?rios do turismo internacional e comparar as pol?ticas nacionais do turismo da Fran?a e do Brasil, sob a ?tica das estrat?gias comunicacionais. Como M?todo optou-se pela Hermen?utica em Profundidade (THOMPSON, 1995), e em rela??o ? metodologia, ? estrat?gia de estudo de caso comparativo (YIN, 2001). A partir da interpreta??o e reinterpreta??o da Pol?tica Nacional da Fran?a e do Plano Nacional do Turismo do Brasil, confirma-se a tese proposta sobre as possibilidades e tend?ncias da comunica??o tur?stica no fomento do turismo nacional, e especificamente, nos pa?ses em an?lise. A Fran?a ?, sem d?vida, uma refer?ncia em termos de desenvolvimento do turismo nacional, sobretudo pela tradi??o e hist?ria que construiu ao longo da linha de tempo que demarca a presen?a do turismo em seu territ?rio. O Brasil, j? n?o apresenta as mesmas virtudes, trata-se de um pa?s onde o turismo de fato acontece, mas que ainda carece de uma gest?o coerente com o objetivo de ocupar posi??o de destaque no competitivo mercado mundial.
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