Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Santos, Carolina Rosado dos lattes
Orientador(a): Brasil, Vin?cus Sittoni lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5565
Resumo: Na ?ltima d?cada, emergiu na literatura de marketing uma s?rie de discuss?es sobre a coprodu??o de valor, perspectiva na qual intera??o e di?logo entre empresa e consumidor s?o elementos fundamentais para a gera??o de valor superior para o mercado e de melhor desempenho para as empresas. Neste contexto, destaca-se o conceito de envolvimento de consumidores nos processos de desenvolvimento de produtos (PDP), cujo significado associa-se ? intera??o e ? inser??o de consumidores nos processos de cria??o de valor (GALLOUJ; WEINSTEIN, 1997; VARGO; LUSCH, 2004). O presente trabalho aborda uma pesquisa qualitativa realizada junto a empresas de bens de consumo no Brasil, com o objetivo de analisar como ocorre o envolvimento de consumidores no PDP. A an?lise de conte?do das entrevistas com gestores das empresas proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreens?o do tema. Observou-se que, apesar das empresas apresentarem fortes tra?os de inova??o em novos produtos, o envolvimento dos consumidores no PDP ocorre com intensidade variada e a partir de mecanismos bastante distintos. Como desdobramentos deste resultado, s?o caracterizados em maiores detalhes os mecanismos de envolvimento, os est?gios do PDP em que o envolvimento ocorre e os n?veis de intensidade de envolvimento de consumidores. Por fim, s?o apresentadas as implica??es gerenciais e acad?micas do estudo, bem como suas limita??es e recomenda??es de estudos futuros.
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