Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
|
Departamento: |
Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5565 |
Resumo: | Na ?ltima d?cada, emergiu na literatura de marketing uma s?rie de discuss?es sobre a coprodu??o de valor, perspectiva na qual intera??o e di?logo entre empresa e consumidor s?o elementos fundamentais para a gera??o de valor superior para o mercado e de melhor desempenho para as empresas. Neste contexto, destaca-se o conceito de envolvimento de consumidores nos processos de desenvolvimento de produtos (PDP), cujo significado associa-se ? intera??o e ? inser??o de consumidores nos processos de cria??o de valor (GALLOUJ; WEINSTEIN, 1997; VARGO; LUSCH, 2004). O presente trabalho aborda uma pesquisa qualitativa realizada junto a empresas de bens de consumo no Brasil, com o objetivo de analisar como ocorre o envolvimento de consumidores no PDP. A an?lise de conte?do das entrevistas com gestores das empresas proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreens?o do tema. Observou-se que, apesar das empresas apresentarem fortes tra?os de inova??o em novos produtos, o envolvimento dos consumidores no PDP ocorre com intensidade variada e a partir de mecanismos bastante distintos. Como desdobramentos deste resultado, s?o caracterizados em maiores detalhes os mecanismos de envolvimento, os est?gios do PDP em que o envolvimento ocorre e os n?veis de intensidade de envolvimento de consumidores. Por fim, s?o apresentadas as implica??es gerenciais e acad?micas do estudo, bem como suas limita??es e recomenda??es de estudos futuros. |
id |
P_RS_a6140c991222ca456ee6a1b742098a8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5565 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brasil, Vin?cus SittoniCPF:47425970015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0CPF:80441998020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777501U3Santos, Carolina Rosado dos2015-04-14T14:52:03Z2009-06-022009-03-31SANTOS, Carolina Rosado dos. Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil. 2009. 133 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5565Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412828.pdf: 397987 bytes, checksum: 5345f6d558b2d3b376bdf4dd35beac5c (MD5) Previous issue date: 2009-03-31Na ?ltima d?cada, emergiu na literatura de marketing uma s?rie de discuss?es sobre a coprodu??o de valor, perspectiva na qual intera??o e di?logo entre empresa e consumidor s?o elementos fundamentais para a gera??o de valor superior para o mercado e de melhor desempenho para as empresas. Neste contexto, destaca-se o conceito de envolvimento de consumidores nos processos de desenvolvimento de produtos (PDP), cujo significado associa-se ? intera??o e ? inser??o de consumidores nos processos de cria??o de valor (GALLOUJ; WEINSTEIN, 1997; VARGO; LUSCH, 2004). O presente trabalho aborda uma pesquisa qualitativa realizada junto a empresas de bens de consumo no Brasil, com o objetivo de analisar como ocorre o envolvimento de consumidores no PDP. A an?lise de conte?do das entrevistas com gestores das empresas proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreens?o do tema. Observou-se que, apesar das empresas apresentarem fortes tra?os de inova??o em novos produtos, o envolvimento dos consumidores no PDP ocorre com intensidade variada e a partir de mecanismos bastante distintos. Como desdobramentos deste resultado, s?o caracterizados em maiores detalhes os mecanismos de envolvimento, os est?gios do PDP em que o envolvimento ocorre e os n?veis de intensidade de envolvimento de consumidores. Por fim, s?o apresentadas as implica??es gerenciais e acad?micas do estudo, bem como suas limita??es e recomenda??es de estudos futuros.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16694/412828.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaADMINISTRA??O DE EMPRESASCONSUMIDORESMARKETINGPRODUTOS - CRIA??OIND?STRIAS DE BENS DE CONSUMOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEnvolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412828.pdf.jpg412828.pdf.jpgimage/jpeg4289http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5565/3/412828.pdf.jpga3eda1ab77737859211c8d47a66cb5c8MD53TEXT412828.pdf.txt412828.pdf.txttext/plain227807http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5565/2/412828.pdf.txtec800bba7855222c17e32ee65378d705MD52ORIGINAL412828.pdfapplication/pdf397987http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5565/1/412828.pdf5345f6d558b2d3b376bdf4dd35beac5cMD51tede/55652015-05-14 10:11:25.998oai:tede2.pucrs.br:tede/5565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil |
title |
Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil |
spellingShingle |
Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil Santos, Carolina Rosado dos ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMIDORES MARKETING PRODUTOS - CRIA??O IND?STRIAS DE BENS DE CONSUMO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil |
title_full |
Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil |
title_fullStr |
Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil |
title_sort |
Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil |
author |
Santos, Carolina Rosado dos |
author_facet |
Santos, Carolina Rosado dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brasil, Vin?cus Sittoni |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:47425970015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:80441998020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777501U3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carolina Rosado dos |
contributor_str_mv |
Brasil, Vin?cus Sittoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMIDORES MARKETING PRODUTOS - CRIA??O IND?STRIAS DE BENS DE CONSUMO |
topic |
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMIDORES MARKETING PRODUTOS - CRIA??O IND?STRIAS DE BENS DE CONSUMO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Na ?ltima d?cada, emergiu na literatura de marketing uma s?rie de discuss?es sobre a coprodu??o de valor, perspectiva na qual intera??o e di?logo entre empresa e consumidor s?o elementos fundamentais para a gera??o de valor superior para o mercado e de melhor desempenho para as empresas. Neste contexto, destaca-se o conceito de envolvimento de consumidores nos processos de desenvolvimento de produtos (PDP), cujo significado associa-se ? intera??o e ? inser??o de consumidores nos processos de cria??o de valor (GALLOUJ; WEINSTEIN, 1997; VARGO; LUSCH, 2004). O presente trabalho aborda uma pesquisa qualitativa realizada junto a empresas de bens de consumo no Brasil, com o objetivo de analisar como ocorre o envolvimento de consumidores no PDP. A an?lise de conte?do das entrevistas com gestores das empresas proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreens?o do tema. Observou-se que, apesar das empresas apresentarem fortes tra?os de inova??o em novos produtos, o envolvimento dos consumidores no PDP ocorre com intensidade variada e a partir de mecanismos bastante distintos. Como desdobramentos deste resultado, s?o caracterizados em maiores detalhes os mecanismos de envolvimento, os est?gios do PDP em que o envolvimento ocorre e os n?veis de intensidade de envolvimento de consumidores. Por fim, s?o apresentadas as implica??es gerenciais e acad?micas do estudo, bem como suas limita??es e recomenda??es de estudos futuros. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Carolina Rosado dos. Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil. 2009. 133 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5565 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Carolina Rosado dos. Envolvimento de consumidores em processos de desenvolvimento de produtos : uma abordagem qualitativa em empresas de bens de consumo da regi?o sul do Brasil. 2009. 133 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5565/3/412828.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5565/2/412828.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5565/1/412828.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3eda1ab77737859211c8d47a66cb5c8 ec800bba7855222c17e32ee65378d705 5345f6d558b2d3b376bdf4dd35beac5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793210938327040 |