Avalia??o da forma??o da consci?ncia ambiental numa comunidade escolar
Ano de defesa: | 2004 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
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Departamento: |
Faculdade de F?ca
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3336 |
Resumo: | Com este trabalho, procurou-se avaliar a forma??o de uma consci?ncia ambiental na comunidade escolar do Instituto Santa Luz ia, Por to Alegre, RS, capaz de despertar saberes e valores que lhes possibilitem compreender a realidade social e ecol?gica na constru??o da cidadania, ap?s a implanta??o do projeto Educa??o Ambiental e Cidadania. A metodologia desta investiga??o na complexidade do contexto escolar f oi a abordagem qualitativa. A pesquisa aconteceu no per?odo de abril 2002 a dezembro de 2003. As entrevistas realizadas e as respostas obtidas foram submetidas ? an?lise de conte?do. Desta an?lise, emergiram quatro categorias finai s: a concep??o de Educa??o Ambiental ; as percep??es dos sujeitos em rela??o ? forma??o da consci?ncia, a mudan?a em atitudes, conhecimentos e valores, a forma de interfer?ncia do projeto na comunidade escolar , e do envolvimento dos alunos da educa??o especial ; a cidadania como constru??o de um sujeito mais humano, consciente e participativo; o nosso papel f rente a real idade social e ecol?gica. Ao conclui r esta pesquisa, esperamos ter contribu?do para que se possa compreender e refletir nossa a??o em rela??o ao meio ambiente, como agentes transformadores, cr?ticos e conscientes do sistema complexo da vida. |
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