Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Frison, Lourdes Maria Bragagnolo lattes
Orientador(a): Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3616
Resumo: No presente estudo, buscou-se compreender e aprofundar o entendimento sobre a teoria da auto-regula??o conceituada como o processo em que os sujeitos estabelecem metas que interagem com suas expectativas, desenvolvem estrat?gias para alcan??-las, criando condi??es para que a aprendizagem se efetive. O estudo, realizado atrav?s da metodologia qualitativa e de um estudo de caso m?ltiplo, justifica-se porque ? preciso saber aprender ao longo da vida, mantendo ativa a capacidade de aprender que somada a outros conhecimentos ser? aplicada ?s pr?ticas e fun??es profissionais. ? um tema pouco estudado e pesquisado no Brasil, mas pode representar avan?os no entendimento dos processos auto-regulat?rios que acontecem nos espa?os n?o-escolares e na atua??o do pedagogo auto-regulado. O problema de pesquisa foi assim formulado: quais as caracter?sticas, fases e princ?pios da auto-regula??o da aprendizagem presentes na atua??o do pedagogo em espa?os educativos n?o-escolares? Defende-se a tese de que a auto-regula??o da aprendizagem ? fator com potencial determinante para atua??o dos pedagogos na forma??o dos sujeitos trabalhadores em espa?os educativos n?o-escolares. Partindo da an?lise te?rica e emp?rica das compet?ncias necess?rias ao pedagogo para a atua??o nos espa?os citados, os objetivos da pesquisa foram: conceituar aprendizagem e auto-regula??o da aprendizagem; identificar e compreender as a??es relacionadas ? constru??o da aprendizagem auto-regulada desenvolvidas pelos pedagogos em espa?os n?o-escolares para sugerir pontos de refer?ncia para a atua??o do pedagogo auto-regulador (tamb?m ele auto-regulado) em espa?os n?o-escolares. Entende-se por espa?os n?o-escolares a atividade educacional organizada e sistem?tica, realizada fora do sistema de ensino formal, visando proporcionar aprendizagem sistem?tica e continuada a educandos-trabalhadores que foram assim denominados porque al?m de executarem tarefas do trabalho est?o em constante processo de forma??o e aprendizagem no local de trabalho. A pesquisa teve como corpus a experi?ncia de treze pedagogos que atuam em diferentes espa?os n?o-escolares, entre eles: organiza??es empresariais p?blicas e privadas; organiza??es governamentais, n?o-governamentais e funda??es. A pesquisa tamb?m apresenta contribui??es decorrentes de um estudo piloto realizado em Portugal com tr?s profissionais licenciados pela Faculdade de Ci?ncias da Educa??o, da Universidade de Lisboa. A an?lise dos dados encaminha para o entendimento da aplica??o da teoria da auto-regula??o da aprendizagem na atua??o do pedagogo auto-regulador (e auto-regulado) das aprendizagens dos educandos-trabalhadores em espa?os educativos n?o-escolares.As categorias de an?lise utilizadas foram: arqu?tipo das a??es dos pedagogos nas dimens?es pedag?gica, t?cnica e humana; compet?ncias relacionadas ao construto da auto-regula??o da aprendizagem e princ?pios da auto-regula??o da aprendizagem percebidos na pr?tica desses educadores. Na atua??o profissional, o educando-trabalhador ? percebido como protagonista de sua aprendizagem e o pedagogo desvela-se como algu?m que interv?m mobilizando e estimulando processos espec?ficos que visam criar, implementar e ajustar estrat?gias de ensino ?s aprendizagens dos trabalhadores. A an?lise dos dados emp?ricos levou ? conclus?o de que para ter uma atua??o auto-regulat?ria o pedagogo deve ser, ele pr?prio, auto-regulado. Essa constata??o pode ser desencadeadora de um novo estudo. Como resultado final da pesquisa apresenta-se uma proposta de atua??o que o pedagogo auto-regulado pode utilizar para auto-regular as aprendizagens dos educandos-trabalhadores.
id P_RS_b92b5eb525733bfc1eb7a204613afd94
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3616
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Abrah?o, Maria Helena Menna BarretoCPF:05525225034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5CPF:21304564053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701064J0Frison, Lourdes Maria Bragagnolo2015-04-14T14:22:58Z2006-12-202006-11-23FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares. 2006. 343 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3616Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385720.pdf: 2161445 bytes, checksum: 375a9f8b4e46957dd9dae9715c4e3d1e (MD5) Previous issue date: 2006-11-23No presente estudo, buscou-se compreender e aprofundar o entendimento sobre a teoria da auto-regula??o conceituada como o processo em que os sujeitos estabelecem metas que interagem com suas expectativas, desenvolvem estrat?gias para alcan??-las, criando condi??es para que a aprendizagem se efetive. O estudo, realizado atrav?s da metodologia qualitativa e de um estudo de caso m?ltiplo, justifica-se porque ? preciso saber aprender ao longo da vida, mantendo ativa a capacidade de aprender que somada a outros conhecimentos ser? aplicada ?s pr?ticas e fun??es profissionais. ? um tema pouco estudado e pesquisado no Brasil, mas pode representar avan?os no entendimento dos processos auto-regulat?rios que acontecem nos espa?os n?o-escolares e na atua??o do pedagogo auto-regulado. O problema de pesquisa foi assim formulado: quais as caracter?sticas, fases e princ?pios da auto-regula??o da aprendizagem presentes na atua??o do pedagogo em espa?os educativos n?o-escolares? Defende-se a tese de que a auto-regula??o da aprendizagem ? fator com potencial determinante para atua??o dos pedagogos na forma??o dos sujeitos trabalhadores em espa?os educativos n?o-escolares. Partindo da an?lise te?rica e emp?rica das compet?ncias necess?rias ao pedagogo para a atua??o nos espa?os citados, os objetivos da pesquisa foram: conceituar aprendizagem e auto-regula??o da aprendizagem; identificar e compreender as a??es relacionadas ? constru??o da aprendizagem auto-regulada desenvolvidas pelos pedagogos em espa?os n?o-escolares para sugerir pontos de refer?ncia para a atua??o do pedagogo auto-regulador (tamb?m ele auto-regulado) em espa?os n?o-escolares. Entende-se por espa?os n?o-escolares a atividade educacional organizada e sistem?tica, realizada fora do sistema de ensino formal, visando proporcionar aprendizagem sistem?tica e continuada a educandos-trabalhadores que foram assim denominados porque al?m de executarem tarefas do trabalho est?o em constante processo de forma??o e aprendizagem no local de trabalho. A pesquisa teve como corpus a experi?ncia de treze pedagogos que atuam em diferentes espa?os n?o-escolares, entre eles: organiza??es empresariais p?blicas e privadas; organiza??es governamentais, n?o-governamentais e funda??es. A pesquisa tamb?m apresenta contribui??es decorrentes de um estudo piloto realizado em Portugal com tr?s profissionais licenciados pela Faculdade de Ci?ncias da Educa??o, da Universidade de Lisboa. A an?lise dos dados encaminha para o entendimento da aplica??o da teoria da auto-regula??o da aprendizagem na atua??o do pedagogo auto-regulador (e auto-regulado) das aprendizagens dos educandos-trabalhadores em espa?os educativos n?o-escolares.As categorias de an?lise utilizadas foram: arqu?tipo das a??es dos pedagogos nas dimens?es pedag?gica, t?cnica e humana; compet?ncias relacionadas ao construto da auto-regula??o da aprendizagem e princ?pios da auto-regula??o da aprendizagem percebidos na pr?tica desses educadores. Na atua??o profissional, o educando-trabalhador ? percebido como protagonista de sua aprendizagem e o pedagogo desvela-se como algu?m que interv?m mobilizando e estimulando processos espec?ficos que visam criar, implementar e ajustar estrat?gias de ensino ?s aprendizagens dos trabalhadores. A an?lise dos dados emp?ricos levou ? conclus?o de que para ter uma atua??o auto-regulat?ria o pedagogo deve ser, ele pr?prio, auto-regulado. Essa constata??o pode ser desencadeadora de um novo estudo. Como resultado final da pesquisa apresenta-se uma proposta de atua??o que o pedagogo auto-regulado pode utilizar para auto-regular as aprendizagens dos educandos-trabalhadores.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13200/385720.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?PEDAGOGIAPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALEDUCA??O INFORMALEDUCA??O CONTINUADAAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAuto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL385720.pdf.jpg385720.pdf.jpgimage/jpeg2966http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3616/3/385720.pdf.jpga103a2850e6316e99ac3e1f1cdf75731MD53TEXT385720.pdf.txt385720.pdf.txttext/plain891838http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3616/2/385720.pdf.txtf06d9db19b664bf2a23bd67c08cdaac2MD52ORIGINAL385720.pdfapplication/pdf2161445http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3616/1/385720.pdf375a9f8b4e46957dd9dae9715c4e3d1eMD51tede/36162015-04-17 15:54:58.27oai:tede2.pucrs.br:tede/3616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
title Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
spellingShingle Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
PEDAGOGIA
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O INFORMAL
EDUCA??O CONTINUADA
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
title_full Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
title_fullStr Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
title_full_unstemmed Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
title_sort Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
author Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_facet Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:05525225034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:21304564053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701064J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
contributor_str_mv Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv PEDAGOGIA
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O INFORMAL
EDUCA??O CONTINUADA
APRENDIZAGEM
topic PEDAGOGIA
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O INFORMAL
EDUCA??O CONTINUADA
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description No presente estudo, buscou-se compreender e aprofundar o entendimento sobre a teoria da auto-regula??o conceituada como o processo em que os sujeitos estabelecem metas que interagem com suas expectativas, desenvolvem estrat?gias para alcan??-las, criando condi??es para que a aprendizagem se efetive. O estudo, realizado atrav?s da metodologia qualitativa e de um estudo de caso m?ltiplo, justifica-se porque ? preciso saber aprender ao longo da vida, mantendo ativa a capacidade de aprender que somada a outros conhecimentos ser? aplicada ?s pr?ticas e fun??es profissionais. ? um tema pouco estudado e pesquisado no Brasil, mas pode representar avan?os no entendimento dos processos auto-regulat?rios que acontecem nos espa?os n?o-escolares e na atua??o do pedagogo auto-regulado. O problema de pesquisa foi assim formulado: quais as caracter?sticas, fases e princ?pios da auto-regula??o da aprendizagem presentes na atua??o do pedagogo em espa?os educativos n?o-escolares? Defende-se a tese de que a auto-regula??o da aprendizagem ? fator com potencial determinante para atua??o dos pedagogos na forma??o dos sujeitos trabalhadores em espa?os educativos n?o-escolares. Partindo da an?lise te?rica e emp?rica das compet?ncias necess?rias ao pedagogo para a atua??o nos espa?os citados, os objetivos da pesquisa foram: conceituar aprendizagem e auto-regula??o da aprendizagem; identificar e compreender as a??es relacionadas ? constru??o da aprendizagem auto-regulada desenvolvidas pelos pedagogos em espa?os n?o-escolares para sugerir pontos de refer?ncia para a atua??o do pedagogo auto-regulador (tamb?m ele auto-regulado) em espa?os n?o-escolares. Entende-se por espa?os n?o-escolares a atividade educacional organizada e sistem?tica, realizada fora do sistema de ensino formal, visando proporcionar aprendizagem sistem?tica e continuada a educandos-trabalhadores que foram assim denominados porque al?m de executarem tarefas do trabalho est?o em constante processo de forma??o e aprendizagem no local de trabalho. A pesquisa teve como corpus a experi?ncia de treze pedagogos que atuam em diferentes espa?os n?o-escolares, entre eles: organiza??es empresariais p?blicas e privadas; organiza??es governamentais, n?o-governamentais e funda??es. A pesquisa tamb?m apresenta contribui??es decorrentes de um estudo piloto realizado em Portugal com tr?s profissionais licenciados pela Faculdade de Ci?ncias da Educa??o, da Universidade de Lisboa. A an?lise dos dados encaminha para o entendimento da aplica??o da teoria da auto-regula??o da aprendizagem na atua??o do pedagogo auto-regulador (e auto-regulado) das aprendizagens dos educandos-trabalhadores em espa?os educativos n?o-escolares.As categorias de an?lise utilizadas foram: arqu?tipo das a??es dos pedagogos nas dimens?es pedag?gica, t?cnica e humana; compet?ncias relacionadas ao construto da auto-regula??o da aprendizagem e princ?pios da auto-regula??o da aprendizagem percebidos na pr?tica desses educadores. Na atua??o profissional, o educando-trabalhador ? percebido como protagonista de sua aprendizagem e o pedagogo desvela-se como algu?m que interv?m mobilizando e estimulando processos espec?ficos que visam criar, implementar e ajustar estrat?gias de ensino ?s aprendizagens dos trabalhadores. A an?lise dos dados emp?ricos levou ? conclus?o de que para ter uma atua??o auto-regulat?ria o pedagogo deve ser, ele pr?prio, auto-regulado. Essa constata??o pode ser desencadeadora de um novo estudo. Como resultado final da pesquisa apresenta-se uma proposta de atua??o que o pedagogo auto-regulado pode utilizar para auto-regular as aprendizagens dos educandos-trabalhadores.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares. 2006. 343 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3616
identifier_str_mv FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares. 2006. 343 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3616/3/385720.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3616/2/385720.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3616/1/385720.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a103a2850e6316e99ac3e1f1cdf75731
f06d9db19b664bf2a23bd67c08cdaac2
375a9f8b4e46957dd9dae9715c4e3d1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793197005897728