Auto-regula??o da aprendizagem : atua??o do pedagogo em espa?os n?o-escolares
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
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Departamento: |
Faculdade de Educa?
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3616 |
Resumo: | No presente estudo, buscou-se compreender e aprofundar o entendimento sobre a teoria da auto-regula??o conceituada como o processo em que os sujeitos estabelecem metas que interagem com suas expectativas, desenvolvem estrat?gias para alcan??-las, criando condi??es para que a aprendizagem se efetive. O estudo, realizado atrav?s da metodologia qualitativa e de um estudo de caso m?ltiplo, justifica-se porque ? preciso saber aprender ao longo da vida, mantendo ativa a capacidade de aprender que somada a outros conhecimentos ser? aplicada ?s pr?ticas e fun??es profissionais. ? um tema pouco estudado e pesquisado no Brasil, mas pode representar avan?os no entendimento dos processos auto-regulat?rios que acontecem nos espa?os n?o-escolares e na atua??o do pedagogo auto-regulado. O problema de pesquisa foi assim formulado: quais as caracter?sticas, fases e princ?pios da auto-regula??o da aprendizagem presentes na atua??o do pedagogo em espa?os educativos n?o-escolares? Defende-se a tese de que a auto-regula??o da aprendizagem ? fator com potencial determinante para atua??o dos pedagogos na forma??o dos sujeitos trabalhadores em espa?os educativos n?o-escolares. Partindo da an?lise te?rica e emp?rica das compet?ncias necess?rias ao pedagogo para a atua??o nos espa?os citados, os objetivos da pesquisa foram: conceituar aprendizagem e auto-regula??o da aprendizagem; identificar e compreender as a??es relacionadas ? constru??o da aprendizagem auto-regulada desenvolvidas pelos pedagogos em espa?os n?o-escolares para sugerir pontos de refer?ncia para a atua??o do pedagogo auto-regulador (tamb?m ele auto-regulado) em espa?os n?o-escolares. Entende-se por espa?os n?o-escolares a atividade educacional organizada e sistem?tica, realizada fora do sistema de ensino formal, visando proporcionar aprendizagem sistem?tica e continuada a educandos-trabalhadores que foram assim denominados porque al?m de executarem tarefas do trabalho est?o em constante processo de forma??o e aprendizagem no local de trabalho. A pesquisa teve como corpus a experi?ncia de treze pedagogos que atuam em diferentes espa?os n?o-escolares, entre eles: organiza??es empresariais p?blicas e privadas; organiza??es governamentais, n?o-governamentais e funda??es. A pesquisa tamb?m apresenta contribui??es decorrentes de um estudo piloto realizado em Portugal com tr?s profissionais licenciados pela Faculdade de Ci?ncias da Educa??o, da Universidade de Lisboa. A an?lise dos dados encaminha para o entendimento da aplica??o da teoria da auto-regula??o da aprendizagem na atua??o do pedagogo auto-regulador (e auto-regulado) das aprendizagens dos educandos-trabalhadores em espa?os educativos n?o-escolares.As categorias de an?lise utilizadas foram: arqu?tipo das a??es dos pedagogos nas dimens?es pedag?gica, t?cnica e humana; compet?ncias relacionadas ao construto da auto-regula??o da aprendizagem e princ?pios da auto-regula??o da aprendizagem percebidos na pr?tica desses educadores. Na atua??o profissional, o educando-trabalhador ? percebido como protagonista de sua aprendizagem e o pedagogo desvela-se como algu?m que interv?m mobilizando e estimulando processos espec?ficos que visam criar, implementar e ajustar estrat?gias de ensino ?s aprendizagens dos trabalhadores. A an?lise dos dados emp?ricos levou ? conclus?o de que para ter uma atua??o auto-regulat?ria o pedagogo deve ser, ele pr?prio, auto-regulado. Essa constata??o pode ser desencadeadora de um novo estudo. Como resultado final da pesquisa apresenta-se uma proposta de atua??o que o pedagogo auto-regulado pode utilizar para auto-regular as aprendizagens dos educandos-trabalhadores. |
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