Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Martins, Silvana Neumann lattes
Orientador(a): Mosquera, Juan Jos? Mouri?o lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632
Resumo: Esta pesquisa ? um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferen?a nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universit?rios, este estudo focaliza as transforma??es positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, atrav?s de professores empreendedores e da educa??o empreendedora. O referencial te?rico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a forma??o de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo emp?rico da investiga??o ? o Centro Universit?rio UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa s?o 257 acad?micos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio composto por perguntas abertas e fechadas e a an?lise dos dados coletados foi realizada atrav?s da Estat?stica Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da t?cnica de An?lise de Conte?do, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de An?lise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A import?ncia da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universit?rio: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educa??o na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflex?o dial?gica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revis?o bibliogr?fica, com o objetivo de trazer ? reflex?o assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universit?ria. Ao final do trabalho observou-se que os universit?rios legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observa??es dos estudantes, s?o propostas metodologias de ensino e a??es pedag?gicas que resultem em uma educa??o empreendedora.
id P_RS_baeb6731e811fab5f9ac38a0adc692d5
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3632
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Mosquera, Juan Jos? Mouri?oCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:39242773034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732360E5Martins, Silvana Neumann2015-04-14T14:23:02Z2010-03-192010-01-07MARTINS, Silvana Neumann. Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421844.pdf: 1375082 bytes, checksum: 316aba548a5e304979efd9899d53ad15 (MD5) Previous issue date: 2010-01-07Esta pesquisa ? um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferen?a nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universit?rios, este estudo focaliza as transforma??es positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, atrav?s de professores empreendedores e da educa??o empreendedora. O referencial te?rico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a forma??o de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo emp?rico da investiga??o ? o Centro Universit?rio UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa s?o 257 acad?micos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio composto por perguntas abertas e fechadas e a an?lise dos dados coletados foi realizada atrav?s da Estat?stica Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da t?cnica de An?lise de Conte?do, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de An?lise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A import?ncia da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universit?rio: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educa??o na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflex?o dial?gica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revis?o bibliogr?fica, com o objetivo de trazer ? reflex?o assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universit?ria. Ao final do trabalho observou-se que os universit?rios legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observa??es dos estudantes, s?o propostas metodologias de ensino e a??es pedag?gicas que resultem em uma educa??o empreendedora.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13337/421844.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OENSINO SUPERIOREMPREENDEDORISMOAPRENDIZAGEMPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALPROFESSORES UNIVERSIT?RIOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEduca??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421844.pdf.jpg421844.pdf.jpgimage/jpeg2748http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/3/421844.pdf.jpg27232aef194862366c5e6cfa12c976c0MD53TEXT421844.pdf.txt421844.pdf.txttext/plain298628http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/2/421844.pdf.txt8d32e3bcdcdb69dcb85e089c26754657MD52ORIGINAL421844.pdfapplication/pdf1375082http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/1/421844.pdf316aba548a5e304979efd9899d53ad15MD51tede/36322015-04-17 15:54:58.707oai:tede2.pucrs.br:tede/3632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
title Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
spellingShingle Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
Martins, Silvana Neumann
EDUCA??O
ENSINO SUPERIOR
EMPREENDEDORISMO
APRENDIZAGEM
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES UNIVERSIT?RIOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
title_full Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
title_fullStr Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
title_full_unstemmed Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
title_sort Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores
author Martins, Silvana Neumann
author_facet Martins, Silvana Neumann
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mosquera, Juan Jos? Mouri?o
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:01040910025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:39242773034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732360E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Silvana Neumann
contributor_str_mv Mosquera, Juan Jos? Mouri?o
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
ENSINO SUPERIOR
EMPREENDEDORISMO
APRENDIZAGEM
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES UNIVERSIT?RIOS
topic EDUCA??O
ENSINO SUPERIOR
EMPREENDEDORISMO
APRENDIZAGEM
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES UNIVERSIT?RIOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa ? um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferen?a nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universit?rios, este estudo focaliza as transforma??es positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, atrav?s de professores empreendedores e da educa??o empreendedora. O referencial te?rico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a forma??o de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo emp?rico da investiga??o ? o Centro Universit?rio UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa s?o 257 acad?micos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um question?rio composto por perguntas abertas e fechadas e a an?lise dos dados coletados foi realizada atrav?s da Estat?stica Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da t?cnica de An?lise de Conte?do, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de An?lise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A import?ncia da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universit?rio: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educa??o na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflex?o dial?gica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revis?o bibliogr?fica, com o objetivo de trazer ? reflex?o assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universit?ria. Ao final do trabalho observou-se que os universit?rios legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observa??es dos estudantes, s?o propostas metodologias de ensino e a??es pedag?gicas que resultem em uma educa??o empreendedora.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Silvana Neumann. Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632
identifier_str_mv MARTINS, Silvana Neumann. Educa??o empreendedora transformando o ensino superior : diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/3/421844.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/2/421844.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3632/1/421844.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 27232aef194862366c5e6cfa12c976c0
8d32e3bcdcdb69dcb85e089c26754657
316aba548a5e304979efd9899d53ad15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793197050986496