A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368 |
Resumo: | Esta disserta??o relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constitu?do por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um munic?pio de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-a??o realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matem?tica. O estudo partiu de um question?rio inicial em que as professoras relataram experi?ncias de sala de aula, por meio do qual foi poss?vel identificar a predomin?ncia da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, ent?o, um estudo te?rico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Ap?s esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema ?gua, a partir da seguinte pergunta: Quanto eu consumo de ?gua por dia?. Foram colocadas em a??o pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de d?vida/questionamento, constru??o de argumentos e comunica??o. As professoras compreenderam a pesquisa como uma pr?tica eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflex?o cr?tica, percebidas tanto nos alunos quanto nas pr?prias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pr?-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avan?os em rela??o ? pr?pria profissionaliza??o docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser cr?tico e capaz de fomentar a??es que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se cr?tico de sua pr?pria pr?tica, o que contribui para qualificar as a??es futuras. A forma??o continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espa?o para compartilhar e realizar estudos, debates e reflex?es, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente. |
id |
P_RS_bd3905c276f30b0fec765dbdbfc1348f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3368 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Maurivan G?ntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:81676859004http://lattes.cnpq.br/7969309278988281Boesing, Carla2015-04-14T14:12:36Z2009-10-082009-06-30BOESING, Carla. A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 417392.pdf: 676512 bytes, checksum: 0ece312ffb9ff349e3823e3a197a8fbe (MD5) Previous issue date: 2009-06-30Esta disserta??o relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constitu?do por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um munic?pio de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-a??o realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matem?tica. O estudo partiu de um question?rio inicial em que as professoras relataram experi?ncias de sala de aula, por meio do qual foi poss?vel identificar a predomin?ncia da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, ent?o, um estudo te?rico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Ap?s esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema ?gua, a partir da seguinte pergunta: Quanto eu consumo de ?gua por dia?. Foram colocadas em a??o pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de d?vida/questionamento, constru??o de argumentos e comunica??o. As professoras compreenderam a pesquisa como uma pr?tica eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflex?o cr?tica, percebidas tanto nos alunos quanto nas pr?prias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pr?-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avan?os em rela??o ? pr?pria profissionaliza??o docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser cr?tico e capaz de fomentar a??es que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se cr?tico de sua pr?pria pr?tica, o que contribui para qualificar as a??es futuras. A forma??o continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espa?o para compartilhar e realizar estudos, debates e reflex?es, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10040/417392.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O CONTINUADAAPRENDIZAGEMMATEM?TICAM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL417392.pdf.jpg417392.pdf.jpgimage/jpeg2680http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/3/417392.pdf.jpge4f03b967b0e8453731e6e48be49b158MD53TEXT417392.pdf.txt417392.pdf.txttext/plain234673http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/2/417392.pdf.txta3a4c51a6c8def868bf183559b89f31eMD52ORIGINAL417392.pdfapplication/pdf676512http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/1/417392.pdf0ece312ffb9ff349e3823e3a197a8fbeMD51tede/33682015-04-30 08:15:38.168oai:tede2.pucrs.br:tede/3368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos |
title |
A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos |
spellingShingle |
A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos Boesing, Carla EDUCA??O CONTINUADA APRENDIZAGEM MATEM?TICA M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos |
title_full |
A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos |
title_fullStr |
A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos |
title_full_unstemmed |
A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos |
title_sort |
A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos |
author |
Boesing, Carla |
author_facet |
Boesing, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maurivan G?ntzel |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:18321992072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:81676859004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7969309278988281 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boesing, Carla |
contributor_str_mv |
Ramos, Maurivan G?ntzel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O CONTINUADA APRENDIZAGEM MATEM?TICA M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO PESQUISA EDUCACIONAL |
topic |
EDUCA??O CONTINUADA APRENDIZAGEM MATEM?TICA M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta disserta??o relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constitu?do por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um munic?pio de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-a??o realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matem?tica. O estudo partiu de um question?rio inicial em que as professoras relataram experi?ncias de sala de aula, por meio do qual foi poss?vel identificar a predomin?ncia da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, ent?o, um estudo te?rico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Ap?s esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema ?gua, a partir da seguinte pergunta: Quanto eu consumo de ?gua por dia?. Foram colocadas em a??o pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de d?vida/questionamento, constru??o de argumentos e comunica??o. As professoras compreenderam a pesquisa como uma pr?tica eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflex?o cr?tica, percebidas tanto nos alunos quanto nas pr?prias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pr?-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avan?os em rela??o ? pr?pria profissionaliza??o docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser cr?tico e capaz de fomentar a??es que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se cr?tico de sua pr?pria pr?tica, o que contribui para qualificar as a??es futuras. A forma??o continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espa?o para compartilhar e realizar estudos, debates e reflex?es, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BOESING, Carla. A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368 |
identifier_str_mv |
BOESING, Carla. A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/3/417392.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/2/417392.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/1/417392.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4f03b967b0e8453731e6e48be49b158 a3a4c51a6c8def868bf183559b89f31e 0ece312ffb9ff349e3823e3a197a8fbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195385847808 |