A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Boesing, Carla lattes
Orientador(a): Ramos, Maurivan G?ntzel lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368
Resumo: Esta disserta??o relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constitu?do por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um munic?pio de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-a??o realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matem?tica. O estudo partiu de um question?rio inicial em que as professoras relataram experi?ncias de sala de aula, por meio do qual foi poss?vel identificar a predomin?ncia da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, ent?o, um estudo te?rico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Ap?s esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema ?gua, a partir da seguinte pergunta: Quanto eu consumo de ?gua por dia?. Foram colocadas em a??o pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de d?vida/questionamento, constru??o de argumentos e comunica??o. As professoras compreenderam a pesquisa como uma pr?tica eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflex?o cr?tica, percebidas tanto nos alunos quanto nas pr?prias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pr?-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avan?os em rela??o ? pr?pria profissionaliza??o docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser cr?tico e capaz de fomentar a??es que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se cr?tico de sua pr?pria pr?tica, o que contribui para qualificar as a??es futuras. A forma??o continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espa?o para compartilhar e realizar estudos, debates e reflex?es, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente.
id P_RS_bd3905c276f30b0fec765dbdbfc1348f
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3368
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maurivan G?ntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:81676859004http://lattes.cnpq.br/7969309278988281Boesing, Carla2015-04-14T14:12:36Z2009-10-082009-06-30BOESING, Carla. A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 417392.pdf: 676512 bytes, checksum: 0ece312ffb9ff349e3823e3a197a8fbe (MD5) Previous issue date: 2009-06-30Esta disserta??o relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constitu?do por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um munic?pio de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-a??o realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matem?tica. O estudo partiu de um question?rio inicial em que as professoras relataram experi?ncias de sala de aula, por meio do qual foi poss?vel identificar a predomin?ncia da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, ent?o, um estudo te?rico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Ap?s esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema ?gua, a partir da seguinte pergunta: Quanto eu consumo de ?gua por dia?. Foram colocadas em a??o pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de d?vida/questionamento, constru??o de argumentos e comunica??o. As professoras compreenderam a pesquisa como uma pr?tica eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflex?o cr?tica, percebidas tanto nos alunos quanto nas pr?prias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pr?-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avan?os em rela??o ? pr?pria profissionaliza??o docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser cr?tico e capaz de fomentar a??es que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se cr?tico de sua pr?pria pr?tica, o que contribui para qualificar as a??es futuras. A forma??o continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espa?o para compartilhar e realizar estudos, debates e reflex?es, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10040/417392.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O CONTINUADAAPRENDIZAGEMMATEM?TICAM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL417392.pdf.jpg417392.pdf.jpgimage/jpeg2680http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/3/417392.pdf.jpge4f03b967b0e8453731e6e48be49b158MD53TEXT417392.pdf.txt417392.pdf.txttext/plain234673http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/2/417392.pdf.txta3a4c51a6c8def868bf183559b89f31eMD52ORIGINAL417392.pdfapplication/pdf676512http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/1/417392.pdf0ece312ffb9ff349e3823e3a197a8fbeMD51tede/33682015-04-30 08:15:38.168oai:tede2.pucrs.br:tede/3368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
title A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
spellingShingle A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
Boesing, Carla
EDUCA??O CONTINUADA
APRENDIZAGEM
MATEM?TICA
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
title_full A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
title_fullStr A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
title_full_unstemmed A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
title_sort A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos
author Boesing, Carla
author_facet Boesing, Carla
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurivan G?ntzel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18321992072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81676859004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7969309278988281
dc.contributor.author.fl_str_mv Boesing, Carla
contributor_str_mv Ramos, Maurivan G?ntzel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O CONTINUADA
APRENDIZAGEM
MATEM?TICA
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
topic EDUCA??O CONTINUADA
APRENDIZAGEM
MATEM?TICA
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta disserta??o relata a pesquisa realizada com um grupo de estudos (GE) constitu?do por cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino de um munic?pio de interior do Rio Grande do Sul. O trabalho tem base na pesquisa-a??o realizada com o GE, abordando, principalmente, o educar pela pesquisa em aulas de Matem?tica. O estudo partiu de um question?rio inicial em que as professoras relataram experi?ncias de sala de aula, por meio do qual foi poss?vel identificar a predomin?ncia da metodologia tradicional nas aulas das professoras. Foi proposto, ent?o, um estudo te?rico sobre o educar pela pesquisa nos primeiros encontros do GE com objetivo de promover o confronto entre os saberes das participantes. Ap?s esse estudo, foi realizada uma pesquisa na sala de aula com os alunos de cada uma das professoras sobre o tema ?gua, a partir da seguinte pergunta: Quanto eu consumo de ?gua por dia?. Foram colocadas em a??o pelos sujeitos da pesquisa junto com seus alunos as etapas de d?vida/questionamento, constru??o de argumentos e comunica??o. As professoras compreenderam a pesquisa como uma pr?tica eficaz para o desenvolvimento da autonomia e da reflex?o cr?tica, percebidas tanto nos alunos quanto nas pr?prias professoras. O GE possibilitou rever conceitos pr?-definidos dos sujeitos, o que conduziu a avan?os em rela??o ? pr?pria profissionaliza??o docente. As professoras passaram a valorizar o aluno como ser cr?tico e capaz de fomentar a??es que visem o seu pleno desenvolvimento e os alunos passaram a participar ativamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi poss?vel tamb?m constatar que o professor, que atua como mediador desse processo, consegue perceber-se cr?tico de sua pr?pria pr?tica, o que contribui para qualificar as a??es futuras. A forma??o continuada, por meio do GE, confirma ser um importante espa?o para compartilhar e realizar estudos, debates e reflex?es, permitindo que o professor se desenvolva pessoal e profissionalmente.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOESING, Carla. A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368
identifier_str_mv BOESING, Carla. A pr?tica da pesquisa nas aulas de matem?tica : viv?ncias de professores do ensino fundamental que integram um grupo de estudos. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/3/417392.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/2/417392.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3368/1/417392.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4f03b967b0e8453731e6e48be49b158
a3a4c51a6c8def868bf183559b89f31e
0ece312ffb9ff349e3823e3a197a8fbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195385847808