As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Botin, Clarissa M?ller lattes
Orientador(a): Perin, Marcelo Gattermann lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5571
Resumo: Os esfor?os para compreender a natureza de potencialidades do marketing t?m aumentado nos ?ltimos anos conforme as perspectivas das influ?ncias dos recursos baseados na vantagem do competidor. O motivo das rela??es entre os construtos orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o tem sido objeto de v?rios estudos nos ?ltimos anos, mas o assunto ainda permite que sejam feitas pesquisas no ambiente brasileiro de neg?cios, como ? o caso desta disserta??o. Visando um aprofundamento deste tema, esta disserta??o teve como objetivo principal a avalia??o das rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o. Desse modo, foi realizado um estudo qualitativo de natureza explorat?ria, tendo como estrat?gia de pesquisa o Estudo de Caso (YIN, 2001). A Unidade de An?lise foi a empresa R?dio Ipanema, sendo os dados coletados atrav?s de an?lise de documentos e entrevistas em profundidade com executivos da organiza??o. A an?lise de conte?do das entrevistas e documentos proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreens?o do tema. Para a rela??o entre orienta??o para mercado e orienta??o para aprendizagem, os motivos que se destacaram foram a satisfa??o das necessidades dos clientes, o compartilhamento de informa??es, a gera??o de intelig?ncia, a observa??o da concorr?ncia e a capacidade de aprender. Para orienta??o para mercado e inova??o s?o apresentados como motivos a orienta??o para o cliente, a melhoria nas atitudes de trabalho dos empregados e a cultura organizacional. J? para a rela??o entre orienta??o para aprendizagem e inova??o est?o a intelig?ncia de mercado, valoriza??o dos funcion?rios e a gera??o de novas id?ias. Por fim, s?o apresentadas as implica??es acad?micas e gerenciais obtidas nos resultados do estudo, bem como, as limita??es e recomenda??es de estudos futuros.
id P_RS_d085b5675a83b33707dd5120eb3b86ed
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5571
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Perin, Marcelo GattermannCPF:53845358904http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9CPF:00441383009http://lattes.cnpq.br/2668662177903571Botin, Clarissa M?ller2015-04-14T14:52:04Z2009-10-082009-08-13BOTIN, Clarissa M?ller. As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o. 2009. 124 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5571Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 417381.pdf: 2239183 bytes, checksum: 06902419f7f16c1237b1f82acef33b85 (MD5) Previous issue date: 2009-08-13Os esfor?os para compreender a natureza de potencialidades do marketing t?m aumentado nos ?ltimos anos conforme as perspectivas das influ?ncias dos recursos baseados na vantagem do competidor. O motivo das rela??es entre os construtos orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o tem sido objeto de v?rios estudos nos ?ltimos anos, mas o assunto ainda permite que sejam feitas pesquisas no ambiente brasileiro de neg?cios, como ? o caso desta disserta??o. Visando um aprofundamento deste tema, esta disserta??o teve como objetivo principal a avalia??o das rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o. Desse modo, foi realizado um estudo qualitativo de natureza explorat?ria, tendo como estrat?gia de pesquisa o Estudo de Caso (YIN, 2001). A Unidade de An?lise foi a empresa R?dio Ipanema, sendo os dados coletados atrav?s de an?lise de documentos e entrevistas em profundidade com executivos da organiza??o. A an?lise de conte?do das entrevistas e documentos proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreens?o do tema. Para a rela??o entre orienta??o para mercado e orienta??o para aprendizagem, os motivos que se destacaram foram a satisfa??o das necessidades dos clientes, o compartilhamento de informa??es, a gera??o de intelig?ncia, a observa??o da concorr?ncia e a capacidade de aprender. Para orienta??o para mercado e inova??o s?o apresentados como motivos a orienta??o para o cliente, a melhoria nas atitudes de trabalho dos empregados e a cultura organizacional. J? para a rela??o entre orienta??o para aprendizagem e inova??o est?o a intelig?ncia de mercado, valoriza??o dos funcion?rios e a gera??o de novas id?ias. Por fim, s?o apresentadas as implica??es acad?micas e gerenciais obtidas nos resultados do estudo, bem como, as limita??es e recomenda??es de estudos futuros.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16646/417381.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaADMINISTRA??O DE EMPRESASMARKETINGAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALCULTURA ORGANIZACIONALMERCADOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAs rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL417381.pdf.jpg417381.pdf.jpgimage/jpeg3907http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5571/3/417381.pdf.jpg0ab14a177995d6cc87797222e463a7a3MD53TEXT417381.pdf.txt417381.pdf.txttext/plain225138http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5571/2/417381.pdf.txta0bd058aabaa839909013b44ae7085b7MD52ORIGINAL417381.pdfapplication/pdf2239183http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5571/1/417381.pdf06902419f7f16c1237b1f82acef33b85MD51tede/55712015-05-14 10:11:25.424oai:tede2.pucrs.br:tede/5571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o
title As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o
spellingShingle As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o
Botin, Clarissa M?ller
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
MARKETING
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
MERCADO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o
title_full As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o
title_fullStr As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o
title_full_unstemmed As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o
title_sort As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o
author Botin, Clarissa M?ller
author_facet Botin, Clarissa M?ller
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perin, Marcelo Gattermann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:53845358904
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00441383009
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2668662177903571
dc.contributor.author.fl_str_mv Botin, Clarissa M?ller
contributor_str_mv Perin, Marcelo Gattermann
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
MARKETING
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
MERCADO
topic ADMINISTRA??O DE EMPRESAS
MARKETING
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
MERCADO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Os esfor?os para compreender a natureza de potencialidades do marketing t?m aumentado nos ?ltimos anos conforme as perspectivas das influ?ncias dos recursos baseados na vantagem do competidor. O motivo das rela??es entre os construtos orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o tem sido objeto de v?rios estudos nos ?ltimos anos, mas o assunto ainda permite que sejam feitas pesquisas no ambiente brasileiro de neg?cios, como ? o caso desta disserta??o. Visando um aprofundamento deste tema, esta disserta??o teve como objetivo principal a avalia??o das rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o. Desse modo, foi realizado um estudo qualitativo de natureza explorat?ria, tendo como estrat?gia de pesquisa o Estudo de Caso (YIN, 2001). A Unidade de An?lise foi a empresa R?dio Ipanema, sendo os dados coletados atrav?s de an?lise de documentos e entrevistas em profundidade com executivos da organiza??o. A an?lise de conte?do das entrevistas e documentos proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreens?o do tema. Para a rela??o entre orienta??o para mercado e orienta??o para aprendizagem, os motivos que se destacaram foram a satisfa??o das necessidades dos clientes, o compartilhamento de informa??es, a gera??o de intelig?ncia, a observa??o da concorr?ncia e a capacidade de aprender. Para orienta??o para mercado e inova??o s?o apresentados como motivos a orienta??o para o cliente, a melhoria nas atitudes de trabalho dos empregados e a cultura organizacional. J? para a rela??o entre orienta??o para aprendizagem e inova??o est?o a intelig?ncia de mercado, valoriza??o dos funcion?rios e a gera??o de novas id?ias. Por fim, s?o apresentadas as implica??es acad?micas e gerenciais obtidas nos resultados do estudo, bem como, as limita??es e recomenda??es de estudos futuros.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOTIN, Clarissa M?ller. As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o. 2009. 124 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5571
identifier_str_mv BOTIN, Clarissa M?ller. As rela??es entre orienta??o para mercado, orienta??o para aprendizagem e inova??o : um estudo de caso em uma empresa de comunica??o. 2009. 124 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5571/3/417381.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5571/2/417381.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5571/1/417381.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ab14a177995d6cc87797222e463a7a3
a0bd058aabaa839909013b44ae7085b7
06902419f7f16c1237b1f82acef33b85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793210954055680