Educar para a solidariedade : o significado e a manifesta??o de uma nova consci?ncia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Costa, Elisabeth Garcia lattes
Orientador(a): Portal, Leda L?sia Franciosi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3591
Resumo: O presente estudo, de abordagem qualitativa bibliogr?fica, insere-se na Linha de Pesquisa Ensino e Educa??o de Professores, focalizando a educa??o para a solidariedade, mais especificamente, EDUCAR PARA A SOLIDARIEDADE O SIGNIFICADO E A MANIFESTA??O DE UMA NOVA CONSCI?NCIA. Nesta Tese defendemos que educar para a solidariedade contribui de forma qualitativa para a transforma??o da sociedade sendo poss?vel o avan?o na forma??o humanizadora de educadores, que vislumbrem a assun??o da cidadania e a expans?o da consci?ncia. Argumentamos que a educa??o n?o pode estar a servi?o da competitividade que escraviza e que exclui e sugerimos ?quela que, estando a servi?o da emancipa??o humana, aposta na compet?ncia e na solidariedade. Em resposta a quest?o central deste estudo: como construir uma proposta de educa??o para a solidariedade que contribua para as transforma??es e avan?os na forma??o humanizadora de educadore e que proporcione o afloramento de uma nova consci?ncia, apontamos a rede e a coopera??o como estrat?gias alternativas para pensar a racionalidade desde a perspectiva ?tica das rela??es. A educa??o para a solidariedade neste estudo est? orientada na tese de que a forma??o de redes de parceria solid?ria e o desenvolvimento dessas parcerias entre escolas e seus profissionais entre si e com a comunidade consistem em estrat?gias fundamentais de intera??o e troca. Estrat?gias nas quais podem apoiar seu trabalho e melhor realizar seus objetivos educacionais, mediante a transforma??o e melhoria cont?nua de suas pr?ticas, condi??o essencial para responder ?s constantes necessidades de adapta??o ? evolu??o do ambiente s?cio-econ?mico-cultural e ? contribui??o para o desenvolvimento do esp?rito de humanidade. Contextualiza-se no estudo, pelas falas dos autores que embasam as reflex?es, que o cotidiano de uma escola que se prop?e trabalhar a favor da justi?a social e da solidariedade cuida das suas rela??es internas para que essas sejam democr?ticas, participativas, solid?rias e busca articular-se com outras institui??es e movimentos sociais cujos objetivos e a??es estejam comprometidos com os mesmos prop?sitos. Assumimos e defendemos que a escola ? um espa?o pol?tico que, coletiva e solidariamente com outras institui??es, luta em favor da justi?a social.e que essa se insere no universo de significa??es, tecido pela cultura, pelas rela??es do cotidiano, adquirindo desta forma seu sentido pr?prio. A partir do entrela?amento que este estudo possibilitou construir entendemos a solidariedade como valor ?tico, como princ?pio educativo e como fator de desenvolvimento de uma sociedade capaz de conviver com as diferen?as e que o di?logo e a a??o contextualizada ampliam a consci?ncia que necessariamente passa pela postura do professor.
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