Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Etcheverry, Carolina Martins lattes
Orientador(a): Kern, Maria Lúcia Bastos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427
Resumo: This thesis is a reflection about the photographies of brazilian artists Geraldo de Barros and José Oiticica Filho, created in the period between 1950 1964. Because of their abstract character, due to the fact that their referent aren t clearly identifiable, these photographies challenge the observer. Concerning the first photographer, we analyze the series Fotoformas exposed at MASP, in 1950. For the second, we analyze his Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriaçõesnames chosen by Oiticica Filho himself for his different photographic series. The documentary authority of the photography is questioned by the creation of images opposing the idea of mimesis of reality. We seek to define the concept of abstract photography from various authors, as well as to insert this kind of images in a larger context of visual arts and the history of photography. We use the comparative method, starting from the idea that the images have different temporalities, to think about the denial the formula content over form , achieved by these photographers using experimental techniques.
id P_RS_ddadfbb2c396bc0519bf7ad8f2525d2b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2427
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Kern, Maria Lúcia BastosCPF:19124767034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356T2CPF:00087405008http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713915Y7Etcheverry, Carolina Martins2015-04-14T13:47:43Z2012-06-122012-03-22ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964). 2012. 287 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427This thesis is a reflection about the photographies of brazilian artists Geraldo de Barros and José Oiticica Filho, created in the period between 1950 1964. Because of their abstract character, due to the fact that their referent aren t clearly identifiable, these photographies challenge the observer. Concerning the first photographer, we analyze the series Fotoformas exposed at MASP, in 1950. For the second, we analyze his Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriaçõesnames chosen by Oiticica Filho himself for his different photographic series. The documentary authority of the photography is questioned by the creation of images opposing the idea of mimesis of reality. We seek to define the concept of abstract photography from various authors, as well as to insert this kind of images in a larger context of visual arts and the history of photography. We use the comparative method, starting from the idea that the images have different temporalities, to think about the denial the formula content over form , achieved by these photographers using experimental techniques.Esta tese é o resultado de uma reflexão sobre as fotografias dos artistas brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho criadas entre os anos de 1950 e 1964 as quais, por seu caráter abstrato devido ao seu referente não ser claramente identificável constituem um desafio ao observador. No caso do primeiro fotógrafo, analisamos a série Fotoformas, exposta no Masp, em 1950. Do segundo, procuramos analisar suas Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriações nomes estabelecidos pelo próprio Oiticica Filho para suas diferentes séries fotográficas. A autoridade documental da fotografia é questionada através da criação de imagens que se colocam contra a ideia de mimese do real. Procuramos definir o conceito de fotografia abstrata a partir de diversos autores, bem como procuramos inserir este tipo de imagem dentro de um contexto maior das artes visuais e da própria história da fotografia. Utilizamos o método comparativo, partindo da ideia de que as imagens possuem diversas temporalidades, para pensar na negação da valorização do conteúdo em detrimento da forma, negação essa alcançada pelos fotógrafos em técnicas experimentais.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438936.pdf: 12141824 bytes, checksum: b0da4aeaf2063ada72fd6566767da60d (MD5) Previous issue date: 2012-03-22application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10534/438936.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasHISTÓRIAARTES VISUAISABSTRACIONISMO (ARTE)FOTOGRAFIA - BRASILFOTOGRAFIA - HISTÓRIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAFotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1740700517806534787500600-4398000523014524731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL438936.pdf.jpg438936.pdf.jpgimage/jpeg3054http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/3/438936.pdf.jpg4ff620fdbef9c37e336a8fa16e05e4f8MD53TEXT438936.pdf.txt438936.pdf.txttext/plain511673http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/2/438936.pdf.txt4fdbf9722b0d8dfbc865f9a419bfe0b0MD52ORIGINAL438936.pdfapplication/pdf12141824http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/1/438936.pdfb0da4aeaf2063ada72fd6566767da60dMD51tede/24272015-04-30 08:15:35.179oai:tede2.pucrs.br:tede/2427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
title Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
spellingShingle Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
Etcheverry, Carolina Martins
HISTÓRIA
ARTES VISUAIS
ABSTRACIONISMO (ARTE)
FOTOGRAFIA - BRASIL
FOTOGRAFIA - HISTÓRIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
title_full Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
title_fullStr Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
title_full_unstemmed Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
title_sort Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
author Etcheverry, Carolina Martins
author_facet Etcheverry, Carolina Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kern, Maria Lúcia Bastos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:19124767034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356T2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00087405008
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713915Y7
dc.contributor.author.fl_str_mv Etcheverry, Carolina Martins
contributor_str_mv Kern, Maria Lúcia Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv HISTÓRIA
ARTES VISUAIS
ABSTRACIONISMO (ARTE)
FOTOGRAFIA - BRASIL
FOTOGRAFIA - HISTÓRIA
topic HISTÓRIA
ARTES VISUAIS
ABSTRACIONISMO (ARTE)
FOTOGRAFIA - BRASIL
FOTOGRAFIA - HISTÓRIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This thesis is a reflection about the photographies of brazilian artists Geraldo de Barros and José Oiticica Filho, created in the period between 1950 1964. Because of their abstract character, due to the fact that their referent aren t clearly identifiable, these photographies challenge the observer. Concerning the first photographer, we analyze the series Fotoformas exposed at MASP, in 1950. For the second, we analyze his Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriaçõesnames chosen by Oiticica Filho himself for his different photographic series. The documentary authority of the photography is questioned by the creation of images opposing the idea of mimesis of reality. We seek to define the concept of abstract photography from various authors, as well as to insert this kind of images in a larger context of visual arts and the history of photography. We use the comparative method, starting from the idea that the images have different temporalities, to think about the denial the formula content over form , achieved by these photographers using experimental techniques.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:47:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964). 2012. 287 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427
identifier_str_mv ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964). 2012. 287 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1740700517806534787
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4398000523014524731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/3/438936.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/2/438936.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2427/1/438936.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ff620fdbef9c37e336a8fa16e05e4f8
4fdbf9722b0d8dfbc865f9a419bfe0b0
b0da4aeaf2063ada72fd6566767da60d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765462928588800