Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Faria, Elaine Turk lattes
Orientador(a): Enricone, D?lcia lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551
Resumo: Este estudo pretende traduzir um esfor?o de enriquecimento te?rico associado com a pr?tica de magist?rio da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e media??o pedag?gica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior import?ncia, posto que est? no cerne dos cursos virtuais, que v?m assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em raz?o do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, leg?tima, necess?ria e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informa??o e de comunica??o a servi?o da inova??o educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1? Curso de P?s-gradua??o em Supervis?o Escolar a dist?ncia do Programa de P?s-gradua??o da Faculdade de Educa??o da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investiga??o delineou-se no prop?sito de desvelar como a interatividade e a media??o s?o concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das viv?ncias dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos espec?ficos: Explicitar as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espa?os interativos proporcionados pelo curso no que se refere ? tem?tica proposta. Descrever como ? operacionalizada a interatividade e a media??o pedag?gica expressadas nas experi?ncias positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirma??o da tese: A interatividade ? uma exig?ncia do processo educativo em contextos virtuais, implicando media??o pedag?gica do professor. Na abordagem da problem?tica, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribui??es buscadas na An?lise de Conte?do preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em fun??o de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fen?menos analisados com o intuito de descrev?-los e interpret?-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de express?o dos sujeitos entrevistados e, por via de conseq??ncia, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade ?s informa??es por eles fornecidas. As quest?es que nortearam a pesquisa foram: Quais as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espa?os interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evid?ncias de interatividade e de media??o pedag?gica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das quest?es da pesquisa, as dimens?es: interatividade, media??o pedag?gica, ambiente virtual e espa?o interativo, facilidades/experi?ncias positivas, restri??es/experi?ncias negativas e alternativas/sugest?es. Ao longo do texto e, especialmente, no cap?tulo conclusivo, ? apresentada a contribui??o pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, a? compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordena??o, a par dos meios dispon?veis, dos quais dever?o ter dom?nio de emprego e evid?ncia de sua utiliza??o de forma did?tico-pedag?gica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, ? real?ada a sua interven??o como mediador pedag?gico, que auxilia na constitui??o de uma efetiva comunidade de aprendizagem.
id P_RS_e8f148cc1658e054d6864378199401e5
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3551
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Enricone, D?lciaCPF:00031712053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1CPF:21552703053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700509Z7Faria, Elaine Turk2015-04-14T14:22:40Z2008-05-052003-01-09FARIA, Elaine Turk. Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 300658.pdf: 1518862 bytes, checksum: 10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5 (MD5) Previous issue date: 2003-01-09Este estudo pretende traduzir um esfor?o de enriquecimento te?rico associado com a pr?tica de magist?rio da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e media??o pedag?gica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior import?ncia, posto que est? no cerne dos cursos virtuais, que v?m assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em raz?o do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, leg?tima, necess?ria e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informa??o e de comunica??o a servi?o da inova??o educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1? Curso de P?s-gradua??o em Supervis?o Escolar a dist?ncia do Programa de P?s-gradua??o da Faculdade de Educa??o da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investiga??o delineou-se no prop?sito de desvelar como a interatividade e a media??o s?o concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das viv?ncias dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos espec?ficos: Explicitar as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espa?os interativos proporcionados pelo curso no que se refere ? tem?tica proposta. Descrever como ? operacionalizada a interatividade e a media??o pedag?gica expressadas nas experi?ncias positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirma??o da tese: A interatividade ? uma exig?ncia do processo educativo em contextos virtuais, implicando media??o pedag?gica do professor. Na abordagem da problem?tica, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribui??es buscadas na An?lise de Conte?do preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em fun??o de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fen?menos analisados com o intuito de descrev?-los e interpret?-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de express?o dos sujeitos entrevistados e, por via de conseq??ncia, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade ?s informa??es por eles fornecidas. As quest?es que nortearam a pesquisa foram: Quais as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espa?os interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evid?ncias de interatividade e de media??o pedag?gica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das quest?es da pesquisa, as dimens?es: interatividade, media??o pedag?gica, ambiente virtual e espa?o interativo, facilidades/experi?ncias positivas, restri??es/experi?ncias negativas e alternativas/sugest?es. Ao longo do texto e, especialmente, no cap?tulo conclusivo, ? apresentada a contribui??o pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, a? compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordena??o, a par dos meios dispon?veis, dos quais dever?o ter dom?nio de emprego e evid?ncia de sua utiliza??o de forma did?tico-pedag?gica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, ? real?ada a sua interven??o como mediador pedag?gico, que auxilia na constitui??o de uma efetiva comunidade de aprendizagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13025/300658.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O A DIST?NCIAINTERATIVIDADEINFORM?TICA NA EDUCA??OENSINO ATRAV?S DE COMPUTADORCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInteratividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL300658.pdf.jpg300658.pdf.jpgimage/jpeg3340http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/3/300658.pdf.jpg365aa7ea66e8fd952df9b1d073196517MD53TEXT300658.pdf.txt300658.pdf.txttext/plain397452http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/2/300658.pdf.txt1bfd197b36c03aa5f9e914f440580c5aMD52ORIGINAL300658.pdfapplication/pdf1518862http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/1/300658.pdf10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5MD51tede/35512015-04-30 08:15:38.646oai:tede2.pucrs.br:tede/3551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
title Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
spellingShingle Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
Faria, Elaine Turk
EDUCA??O A DIST?NCIA
INTERATIVIDADE
INFORM?TICA NA EDUCA??O
ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
title_full Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
title_fullStr Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
title_full_unstemmed Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
title_sort Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
author Faria, Elaine Turk
author_facet Faria, Elaine Turk
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enricone, D?lcia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00031712053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:21552703053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700509Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Elaine Turk
contributor_str_mv Enricone, D?lcia
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O A DIST?NCIA
INTERATIVIDADE
INFORM?TICA NA EDUCA??O
ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR
topic EDUCA??O A DIST?NCIA
INTERATIVIDADE
INFORM?TICA NA EDUCA??O
ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo pretende traduzir um esfor?o de enriquecimento te?rico associado com a pr?tica de magist?rio da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e media??o pedag?gica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior import?ncia, posto que est? no cerne dos cursos virtuais, que v?m assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em raz?o do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, leg?tima, necess?ria e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informa??o e de comunica??o a servi?o da inova??o educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1? Curso de P?s-gradua??o em Supervis?o Escolar a dist?ncia do Programa de P?s-gradua??o da Faculdade de Educa??o da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investiga??o delineou-se no prop?sito de desvelar como a interatividade e a media??o s?o concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das viv?ncias dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos espec?ficos: Explicitar as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espa?os interativos proporcionados pelo curso no que se refere ? tem?tica proposta. Descrever como ? operacionalizada a interatividade e a media??o pedag?gica expressadas nas experi?ncias positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirma??o da tese: A interatividade ? uma exig?ncia do processo educativo em contextos virtuais, implicando media??o pedag?gica do professor. Na abordagem da problem?tica, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribui??es buscadas na An?lise de Conte?do preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em fun??o de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fen?menos analisados com o intuito de descrev?-los e interpret?-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de express?o dos sujeitos entrevistados e, por via de conseq??ncia, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade ?s informa??es por eles fornecidas. As quest?es que nortearam a pesquisa foram: Quais as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espa?os interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evid?ncias de interatividade e de media??o pedag?gica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das quest?es da pesquisa, as dimens?es: interatividade, media??o pedag?gica, ambiente virtual e espa?o interativo, facilidades/experi?ncias positivas, restri??es/experi?ncias negativas e alternativas/sugest?es. Ao longo do texto e, especialmente, no cap?tulo conclusivo, ? apresentada a contribui??o pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, a? compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordena??o, a par dos meios dispon?veis, dos quais dever?o ter dom?nio de emprego e evid?ncia de sua utiliza??o de forma did?tico-pedag?gica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, ? real?ada a sua interven??o como mediador pedag?gico, que auxilia na constitui??o de uma efetiva comunidade de aprendizagem.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-01-09
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIA, Elaine Turk. Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551
identifier_str_mv FARIA, Elaine Turk. Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/3/300658.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/2/300658.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/1/300658.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 365aa7ea66e8fd952df9b1d073196517
1bfd197b36c03aa5f9e914f440580c5a
10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196818202624