Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551 |
Resumo: | Este estudo pretende traduzir um esfor?o de enriquecimento te?rico associado com a pr?tica de magist?rio da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e media??o pedag?gica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior import?ncia, posto que est? no cerne dos cursos virtuais, que v?m assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em raz?o do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, leg?tima, necess?ria e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informa??o e de comunica??o a servi?o da inova??o educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1? Curso de P?s-gradua??o em Supervis?o Escolar a dist?ncia do Programa de P?s-gradua??o da Faculdade de Educa??o da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investiga??o delineou-se no prop?sito de desvelar como a interatividade e a media??o s?o concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das viv?ncias dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos espec?ficos: Explicitar as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espa?os interativos proporcionados pelo curso no que se refere ? tem?tica proposta. Descrever como ? operacionalizada a interatividade e a media??o pedag?gica expressadas nas experi?ncias positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirma??o da tese: A interatividade ? uma exig?ncia do processo educativo em contextos virtuais, implicando media??o pedag?gica do professor. Na abordagem da problem?tica, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribui??es buscadas na An?lise de Conte?do preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em fun??o de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fen?menos analisados com o intuito de descrev?-los e interpret?-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de express?o dos sujeitos entrevistados e, por via de conseq??ncia, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade ?s informa??es por eles fornecidas. As quest?es que nortearam a pesquisa foram: Quais as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espa?os interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evid?ncias de interatividade e de media??o pedag?gica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das quest?es da pesquisa, as dimens?es: interatividade, media??o pedag?gica, ambiente virtual e espa?o interativo, facilidades/experi?ncias positivas, restri??es/experi?ncias negativas e alternativas/sugest?es. Ao longo do texto e, especialmente, no cap?tulo conclusivo, ? apresentada a contribui??o pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, a? compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordena??o, a par dos meios dispon?veis, dos quais dever?o ter dom?nio de emprego e evid?ncia de sua utiliza??o de forma did?tico-pedag?gica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, ? real?ada a sua interven??o como mediador pedag?gico, que auxilia na constitui??o de uma efetiva comunidade de aprendizagem. |
id |
P_RS_e8f148cc1658e054d6864378199401e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3551 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Enricone, D?lciaCPF:00031712053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1CPF:21552703053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700509Z7Faria, Elaine Turk2015-04-14T14:22:40Z2008-05-052003-01-09FARIA, Elaine Turk. Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 300658.pdf: 1518862 bytes, checksum: 10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5 (MD5) Previous issue date: 2003-01-09Este estudo pretende traduzir um esfor?o de enriquecimento te?rico associado com a pr?tica de magist?rio da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e media??o pedag?gica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior import?ncia, posto que est? no cerne dos cursos virtuais, que v?m assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em raz?o do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, leg?tima, necess?ria e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informa??o e de comunica??o a servi?o da inova??o educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1? Curso de P?s-gradua??o em Supervis?o Escolar a dist?ncia do Programa de P?s-gradua??o da Faculdade de Educa??o da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investiga??o delineou-se no prop?sito de desvelar como a interatividade e a media??o s?o concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das viv?ncias dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos espec?ficos: Explicitar as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espa?os interativos proporcionados pelo curso no que se refere ? tem?tica proposta. Descrever como ? operacionalizada a interatividade e a media??o pedag?gica expressadas nas experi?ncias positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirma??o da tese: A interatividade ? uma exig?ncia do processo educativo em contextos virtuais, implicando media??o pedag?gica do professor. Na abordagem da problem?tica, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribui??es buscadas na An?lise de Conte?do preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em fun??o de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fen?menos analisados com o intuito de descrev?-los e interpret?-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de express?o dos sujeitos entrevistados e, por via de conseq??ncia, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade ?s informa??es por eles fornecidas. As quest?es que nortearam a pesquisa foram: Quais as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espa?os interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evid?ncias de interatividade e de media??o pedag?gica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das quest?es da pesquisa, as dimens?es: interatividade, media??o pedag?gica, ambiente virtual e espa?o interativo, facilidades/experi?ncias positivas, restri??es/experi?ncias negativas e alternativas/sugest?es. Ao longo do texto e, especialmente, no cap?tulo conclusivo, ? apresentada a contribui??o pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, a? compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordena??o, a par dos meios dispon?veis, dos quais dever?o ter dom?nio de emprego e evid?ncia de sua utiliza??o de forma did?tico-pedag?gica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, ? real?ada a sua interven??o como mediador pedag?gico, que auxilia na constitui??o de uma efetiva comunidade de aprendizagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13025/300658.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O A DIST?NCIAINTERATIVIDADEINFORM?TICA NA EDUCA??OENSINO ATRAV?S DE COMPUTADORCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInteratividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL300658.pdf.jpg300658.pdf.jpgimage/jpeg3340http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/3/300658.pdf.jpg365aa7ea66e8fd952df9b1d073196517MD53TEXT300658.pdf.txt300658.pdf.txttext/plain397452http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/2/300658.pdf.txt1bfd197b36c03aa5f9e914f440580c5aMD52ORIGINAL300658.pdfapplication/pdf1518862http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/1/300658.pdf10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5MD51tede/35512015-04-30 08:15:38.646oai:tede2.pucrs.br:tede/3551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia |
title |
Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia |
spellingShingle |
Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia Faria, Elaine Turk EDUCA??O A DIST?NCIA INTERATIVIDADE INFORM?TICA NA EDUCA??O ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia |
title_full |
Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia |
title_fullStr |
Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia |
title_full_unstemmed |
Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia |
title_sort |
Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia |
author |
Faria, Elaine Turk |
author_facet |
Faria, Elaine Turk |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Enricone, D?lcia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00031712053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:21552703053 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700509Z7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Elaine Turk |
contributor_str_mv |
Enricone, D?lcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O A DIST?NCIA INTERATIVIDADE INFORM?TICA NA EDUCA??O ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR |
topic |
EDUCA??O A DIST?NCIA INTERATIVIDADE INFORM?TICA NA EDUCA??O ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo pretende traduzir um esfor?o de enriquecimento te?rico associado com a pr?tica de magist?rio da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e media??o pedag?gica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior import?ncia, posto que est? no cerne dos cursos virtuais, que v?m assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em raz?o do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, leg?tima, necess?ria e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informa??o e de comunica??o a servi?o da inova??o educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1? Curso de P?s-gradua??o em Supervis?o Escolar a dist?ncia do Programa de P?s-gradua??o da Faculdade de Educa??o da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investiga??o delineou-se no prop?sito de desvelar como a interatividade e a media??o s?o concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das viv?ncias dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos espec?ficos: Explicitar as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espa?os interativos proporcionados pelo curso no que se refere ? tem?tica proposta. Descrever como ? operacionalizada a interatividade e a media??o pedag?gica expressadas nas experi?ncias positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirma??o da tese: A interatividade ? uma exig?ncia do processo educativo em contextos virtuais, implicando media??o pedag?gica do professor. Na abordagem da problem?tica, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribui??es buscadas na An?lise de Conte?do preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em fun??o de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fen?menos analisados com o intuito de descrev?-los e interpret?-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de express?o dos sujeitos entrevistados e, por via de conseq??ncia, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade ?s informa??es por eles fornecidas. As quest?es que nortearam a pesquisa foram: Quais as significa??es que os entrevistados t?m sobre interatividade e media??o pedag?gica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espa?os interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evid?ncias de interatividade e de media??o pedag?gica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das quest?es da pesquisa, as dimens?es: interatividade, media??o pedag?gica, ambiente virtual e espa?o interativo, facilidades/experi?ncias positivas, restri??es/experi?ncias negativas e alternativas/sugest?es. Ao longo do texto e, especialmente, no cap?tulo conclusivo, ? apresentada a contribui??o pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, a? compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordena??o, a par dos meios dispon?veis, dos quais dever?o ter dom?nio de emprego e evid?ncia de sua utiliza??o de forma did?tico-pedag?gica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, ? real?ada a sua interven??o como mediador pedag?gico, que auxilia na constitui??o de uma efetiva comunidade de aprendizagem. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-01-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FARIA, Elaine Turk. Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551 |
identifier_str_mv |
FARIA, Elaine Turk. Interatividade e media??o pedag?gica na educa??o a dist?ncia. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/3/300658.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/2/300658.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/1/300658.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
365aa7ea66e8fd952df9b1d073196517 1bfd197b36c03aa5f9e914f440580c5a 10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196818202624 |