A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621 |
Resumo: | De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta m?dia e tardia, merece uma aten??o especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. V?rios s?o os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a pr?tica regular de atividades f?sicas e/ou esportivas, pois mesmo com altera??es no desempenho f?sico, se os indiv?duos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haver? um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Al?m disso, a pr?tica esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, que considera as manifesta??es corporais como uma forma de intelig?ncia humana, a chamada Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas et?rias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consci?ncia de suas capacidades e limita??es. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a pr?tica esportiva, podem auxiliar para realiza??o de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se d? por acreditar que o professor de Educa??o F?sica, ao trabalhar com adultos, deve ir al?m da simples pr?tica esportiva, pois pode estimular as diferentes intelig?ncias destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinest?sica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as altera??es nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta m?dia e tardia, decorrentes do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol. A pesquisa foi qualitativa, de campo, explorat?rio-descritivo. O conjunto estudado foi constitu?do por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, conforme inscri??o para participar da atividade pr? determinada e conforme os crit?rios de inclus?o/exclus?o do estudo. A coleta de dados ocorreu atrav?s da aplica??o do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, e consistiu na Observa??o Assistem?tica Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementa??o deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada ap?s o t?rmino do Programa. Como resultados principais nas tr?s categorias de an?lise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marca??o), as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas come?aram a criar novas solu??es para as situa??es problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Atrav?s destes dados ? poss?vel sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, assim como a compreens?o destes professores sobre as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode levar professores de Educa??o F?sica, que trabalham modalidades esportivas com adultos m?dios e tardios, a refletirem sobre suas a??es pedag?gicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas pr?ticas e a??es pedag?gicas. |
id |
P_RS_eba9448a5ab0ad8f45836e208a5df433 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3621 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stob?us, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:00255886055http://lattes.cnpq.br/0163871640136101Rodenbusch, Camila de Barros2015-04-14T14:23:00Z2009-12-222009-12-07RODENBUSCH, Camila de Barros. A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419166.pdf: 1460655 bytes, checksum: 4e9a9bb961c58dcaec1d79e5a60aaa13 (MD5) Previous issue date: 2009-12-07De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta m?dia e tardia, merece uma aten??o especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. V?rios s?o os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a pr?tica regular de atividades f?sicas e/ou esportivas, pois mesmo com altera??es no desempenho f?sico, se os indiv?duos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haver? um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Al?m disso, a pr?tica esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, que considera as manifesta??es corporais como uma forma de intelig?ncia humana, a chamada Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas et?rias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consci?ncia de suas capacidades e limita??es. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a pr?tica esportiva, podem auxiliar para realiza??o de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se d? por acreditar que o professor de Educa??o F?sica, ao trabalhar com adultos, deve ir al?m da simples pr?tica esportiva, pois pode estimular as diferentes intelig?ncias destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinest?sica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as altera??es nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta m?dia e tardia, decorrentes do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol. A pesquisa foi qualitativa, de campo, explorat?rio-descritivo. O conjunto estudado foi constitu?do por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, conforme inscri??o para participar da atividade pr? determinada e conforme os crit?rios de inclus?o/exclus?o do estudo. A coleta de dados ocorreu atrav?s da aplica??o do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, e consistiu na Observa??o Assistem?tica Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementa??o deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada ap?s o t?rmino do Programa. Como resultados principais nas tr?s categorias de an?lise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marca??o), as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas come?aram a criar novas solu??es para as situa??es problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Atrav?s destes dados ? poss?vel sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, assim como a compreens?o destes professores sobre as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode levar professores de Educa??o F?sica, que trabalham modalidades esportivas com adultos m?dios e tardios, a refletirem sobre suas a??es pedag?gicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas pr?ticas e a??es pedag?gicas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13172/419166.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O F?SICAINTELIG?NCIAS M?LTIPLASENVELHECIMENTOMULHERESESPORTESHANDEBOLCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL419166.pdf.jpg419166.pdf.jpgimage/jpeg3446http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/3/419166.pdf.jpg55b890c99d4e02953a39ea07b78eb688MD53TEXT419166.pdf.txt419166.pdf.txttext/plain214400http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/2/419166.pdf.txt1ec09ff6d5eac23c9f42a1dc2bf3eb00MD52ORIGINAL419166.pdfapplication/pdf1460655http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/1/419166.pdf4e9a9bb961c58dcaec1d79e5a60aaa13MD51tede/36212015-04-17 15:54:58.203oai:tede2.pucrs.br:tede/3621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios |
title |
A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios |
spellingShingle |
A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios Rodenbusch, Camila de Barros EDUCA??O F?SICA INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS ENVELHECIMENTO MULHERES ESPORTES HANDEBOL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios |
title_full |
A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios |
title_fullStr |
A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios |
title_full_unstemmed |
A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios |
title_sort |
A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios |
author |
Rodenbusch, Camila de Barros |
author_facet |
Rodenbusch, Camila de Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stob?us, Claus Dieter |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29347181072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00255886055 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0163871640136101 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodenbusch, Camila de Barros |
contributor_str_mv |
Stob?us, Claus Dieter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O F?SICA INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS ENVELHECIMENTO MULHERES ESPORTES HANDEBOL |
topic |
EDUCA??O F?SICA INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS ENVELHECIMENTO MULHERES ESPORTES HANDEBOL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta m?dia e tardia, merece uma aten??o especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. V?rios s?o os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a pr?tica regular de atividades f?sicas e/ou esportivas, pois mesmo com altera??es no desempenho f?sico, se os indiv?duos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haver? um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Al?m disso, a pr?tica esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, que considera as manifesta??es corporais como uma forma de intelig?ncia humana, a chamada Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas et?rias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consci?ncia de suas capacidades e limita??es. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a pr?tica esportiva, podem auxiliar para realiza??o de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se d? por acreditar que o professor de Educa??o F?sica, ao trabalhar com adultos, deve ir al?m da simples pr?tica esportiva, pois pode estimular as diferentes intelig?ncias destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinest?sica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as altera??es nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta m?dia e tardia, decorrentes do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol. A pesquisa foi qualitativa, de campo, explorat?rio-descritivo. O conjunto estudado foi constitu?do por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, conforme inscri??o para participar da atividade pr? determinada e conforme os crit?rios de inclus?o/exclus?o do estudo. A coleta de dados ocorreu atrav?s da aplica??o do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, e consistiu na Observa??o Assistem?tica Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementa??o deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada ap?s o t?rmino do Programa. Como resultados principais nas tr?s categorias de an?lise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marca??o), as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas come?aram a criar novas solu??es para as situa??es problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Atrav?s destes dados ? poss?vel sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, assim como a compreens?o destes professores sobre as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode levar professores de Educa??o F?sica, que trabalham modalidades esportivas com adultos m?dios e tardios, a refletirem sobre suas a??es pedag?gicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas pr?ticas e a??es pedag?gicas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-12-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODENBUSCH, Camila de Barros. A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621 |
identifier_str_mv |
RODENBUSCH, Camila de Barros. A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/3/419166.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/2/419166.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/1/419166.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55b890c99d4e02953a39ea07b78eb688 1ec09ff6d5eac23c9f42a1dc2bf3eb00 4e9a9bb961c58dcaec1d79e5a60aaa13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793197020577792 |