A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Rodenbusch, Camila de Barros lattes
Orientador(a): Stob?us, Claus Dieter lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621
Resumo: De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta m?dia e tardia, merece uma aten??o especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. V?rios s?o os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a pr?tica regular de atividades f?sicas e/ou esportivas, pois mesmo com altera??es no desempenho f?sico, se os indiv?duos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haver? um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Al?m disso, a pr?tica esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, que considera as manifesta??es corporais como uma forma de intelig?ncia humana, a chamada Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas et?rias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consci?ncia de suas capacidades e limita??es. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a pr?tica esportiva, podem auxiliar para realiza??o de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se d? por acreditar que o professor de Educa??o F?sica, ao trabalhar com adultos, deve ir al?m da simples pr?tica esportiva, pois pode estimular as diferentes intelig?ncias destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinest?sica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as altera??es nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta m?dia e tardia, decorrentes do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol. A pesquisa foi qualitativa, de campo, explorat?rio-descritivo. O conjunto estudado foi constitu?do por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, conforme inscri??o para participar da atividade pr? determinada e conforme os crit?rios de inclus?o/exclus?o do estudo. A coleta de dados ocorreu atrav?s da aplica??o do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, e consistiu na Observa??o Assistem?tica Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementa??o deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada ap?s o t?rmino do Programa. Como resultados principais nas tr?s categorias de an?lise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marca??o), as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas come?aram a criar novas solu??es para as situa??es problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Atrav?s destes dados ? poss?vel sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, assim como a compreens?o destes professores sobre as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode levar professores de Educa??o F?sica, que trabalham modalidades esportivas com adultos m?dios e tardios, a refletirem sobre suas a??es pedag?gicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas pr?ticas e a??es pedag?gicas.
id P_RS_eba9448a5ab0ad8f45836e208a5df433
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3621
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Stob?us, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:00255886055http://lattes.cnpq.br/0163871640136101Rodenbusch, Camila de Barros2015-04-14T14:23:00Z2009-12-222009-12-07RODENBUSCH, Camila de Barros. A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419166.pdf: 1460655 bytes, checksum: 4e9a9bb961c58dcaec1d79e5a60aaa13 (MD5) Previous issue date: 2009-12-07De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta m?dia e tardia, merece uma aten??o especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. V?rios s?o os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a pr?tica regular de atividades f?sicas e/ou esportivas, pois mesmo com altera??es no desempenho f?sico, se os indiv?duos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haver? um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Al?m disso, a pr?tica esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, que considera as manifesta??es corporais como uma forma de intelig?ncia humana, a chamada Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas et?rias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consci?ncia de suas capacidades e limita??es. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a pr?tica esportiva, podem auxiliar para realiza??o de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se d? por acreditar que o professor de Educa??o F?sica, ao trabalhar com adultos, deve ir al?m da simples pr?tica esportiva, pois pode estimular as diferentes intelig?ncias destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinest?sica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as altera??es nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta m?dia e tardia, decorrentes do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol. A pesquisa foi qualitativa, de campo, explorat?rio-descritivo. O conjunto estudado foi constitu?do por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, conforme inscri??o para participar da atividade pr? determinada e conforme os crit?rios de inclus?o/exclus?o do estudo. A coleta de dados ocorreu atrav?s da aplica??o do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, e consistiu na Observa??o Assistem?tica Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementa??o deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada ap?s o t?rmino do Programa. Como resultados principais nas tr?s categorias de an?lise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marca??o), as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas come?aram a criar novas solu??es para as situa??es problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Atrav?s destes dados ? poss?vel sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, assim como a compreens?o destes professores sobre as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode levar professores de Educa??o F?sica, que trabalham modalidades esportivas com adultos m?dios e tardios, a refletirem sobre suas a??es pedag?gicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas pr?ticas e a??es pedag?gicas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13172/419166.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O F?SICAINTELIG?NCIAS M?LTIPLASENVELHECIMENTOMULHERESESPORTESHANDEBOLCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL419166.pdf.jpg419166.pdf.jpgimage/jpeg3446http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/3/419166.pdf.jpg55b890c99d4e02953a39ea07b78eb688MD53TEXT419166.pdf.txt419166.pdf.txttext/plain214400http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/2/419166.pdf.txt1ec09ff6d5eac23c9f42a1dc2bf3eb00MD52ORIGINAL419166.pdfapplication/pdf1460655http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/1/419166.pdf4e9a9bb961c58dcaec1d79e5a60aaa13MD51tede/36212015-04-17 15:54:58.203oai:tede2.pucrs.br:tede/3621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
title A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
spellingShingle A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
Rodenbusch, Camila de Barros
EDUCA??O F?SICA
INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS
ENVELHECIMENTO
MULHERES
ESPORTES
HANDEBOL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
title_full A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
title_fullStr A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
title_full_unstemmed A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
title_sort A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios
author Rodenbusch, Camila de Barros
author_facet Rodenbusch, Camila de Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stob?us, Claus Dieter
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29347181072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00255886055
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0163871640136101
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodenbusch, Camila de Barros
contributor_str_mv Stob?us, Claus Dieter
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O F?SICA
INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS
ENVELHECIMENTO
MULHERES
ESPORTES
HANDEBOL
topic EDUCA??O F?SICA
INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS
ENVELHECIMENTO
MULHERES
ESPORTES
HANDEBOL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta m?dia e tardia, merece uma aten??o especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. V?rios s?o os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a pr?tica regular de atividades f?sicas e/ou esportivas, pois mesmo com altera??es no desempenho f?sico, se os indiv?duos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haver? um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Al?m disso, a pr?tica esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, que considera as manifesta??es corporais como uma forma de intelig?ncia humana, a chamada Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas et?rias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consci?ncia de suas capacidades e limita??es. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a pr?tica esportiva, podem auxiliar para realiza??o de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se d? por acreditar que o professor de Educa??o F?sica, ao trabalhar com adultos, deve ir al?m da simples pr?tica esportiva, pois pode estimular as diferentes intelig?ncias destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinest?sica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as altera??es nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta m?dia e tardia, decorrentes do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol. A pesquisa foi qualitativa, de campo, explorat?rio-descritivo. O conjunto estudado foi constitu?do por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, conforme inscri??o para participar da atividade pr? determinada e conforme os crit?rios de inclus?o/exclus?o do estudo. A coleta de dados ocorreu atrav?s da aplica??o do Programa de Estimula??o da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica atrav?s de Handebol, e consistiu na Observa??o Assistem?tica Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementa??o deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada ap?s o t?rmino do Programa. Como resultados principais nas tr?s categorias de an?lise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marca??o), as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas come?aram a criar novas solu??es para as situa??es problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Atrav?s destes dados ? poss?vel sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Intelig?ncias M?ltiplas, assim como a compreens?o destes professores sobre as manifesta??es da Intelig?ncia Corporal Cinest?sica, pode levar professores de Educa??o F?sica, que trabalham modalidades esportivas com adultos m?dios e tardios, a refletirem sobre suas a??es pedag?gicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas pr?ticas e a??es pedag?gicas.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODENBUSCH, Camila de Barros. A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621
identifier_str_mv RODENBUSCH, Camila de Barros. A??es pedag?gicas voltadas a estimula??o da intelig?ncia corporal cinest?sica e as habilidades motoras de adultos m?dios e tardios. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/3/419166.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/2/419166.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3621/1/419166.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55b890c99d4e02953a39ea07b78eb688
1ec09ff6d5eac23c9f42a1dc2bf3eb00
4e9a9bb961c58dcaec1d79e5a60aaa13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793197020577792