Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3436 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta uma abordagem educacional, principalmente para o Ensino de F?sica, considerando princ?pios pedag?gicos que poder?o ser analisados e seguidos pelos educadores que buscam promover melhorias na a??o educativa e, obviamente, na aprendizagem. Visamos explicitar os sentimentos, atitudes e expectativas de estudantes do Ensino M?dio quanto ? pr?tica educativa utilizada pelo professor, frente ? rela??o entre professor e aluno e aos conte?dos trabalhados na disciplina de F?sica. Procuramos investigar por meio de teste, question?rio e an?lise te?rica, at? que ponto o Ensino de F?sica pode ser melhorado a partir do redirecionamento did?tico-pedag?gico oriundo das sugest?es e da supera??o das falhas apontadas pelos alunos. Percebemos que grande parte dos alunos investigados considera interessantes e importantes os assuntos estudados pela F?sica, por?m os problemas de aprendizagem ocorrem, normalmente, quando o professor n?o contextualiza os conte?dos trabalhados, quando n?o considera o conhecimento que o aluno j? possui, quando n?o possibilita a comunica??o interativa do aluno ou quando n?o acolhe o aluno segundo sua condi??o humana. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do contexto escolar, englobando alunos jovens e adultos envolvidos com o Ensino de F?sica, em fase final do Ensino M?dio, estudando seu entendimento referente ? import?ncia e aplicabilidade dos conte?dos trabalhados pela F?sica. Essas pessoas foram entrevistadas analisando-se suas caracter?sticas, dificuldades e interesses com vistas a perceber poss?veis maneiras de aperfei?oamento e melhoramento das a??es did?tico-pedag?gicas para o Ensino de F?sica e a conduzir o estudante a atingir n?veis cognitivos mais elevados |
id |
P_RS_f4c70735714307d047ca9a01ad13efed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3436 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:75875870982http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525698E9Menegotto, Jos? Carlos2015-04-14T14:12:54Z2007-03-212006-12-07MENEGOTTO, Jos? Carlos. Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica. 2006. 138 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3436Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388454.pdf: 339672 bytes, checksum: 6800f77f4d3104a49f0e9ce15e812f5b (MD5) Previous issue date: 2006-12-07A presente pesquisa apresenta uma abordagem educacional, principalmente para o Ensino de F?sica, considerando princ?pios pedag?gicos que poder?o ser analisados e seguidos pelos educadores que buscam promover melhorias na a??o educativa e, obviamente, na aprendizagem. Visamos explicitar os sentimentos, atitudes e expectativas de estudantes do Ensino M?dio quanto ? pr?tica educativa utilizada pelo professor, frente ? rela??o entre professor e aluno e aos conte?dos trabalhados na disciplina de F?sica. Procuramos investigar por meio de teste, question?rio e an?lise te?rica, at? que ponto o Ensino de F?sica pode ser melhorado a partir do redirecionamento did?tico-pedag?gico oriundo das sugest?es e da supera??o das falhas apontadas pelos alunos. Percebemos que grande parte dos alunos investigados considera interessantes e importantes os assuntos estudados pela F?sica, por?m os problemas de aprendizagem ocorrem, normalmente, quando o professor n?o contextualiza os conte?dos trabalhados, quando n?o considera o conhecimento que o aluno j? possui, quando n?o possibilita a comunica??o interativa do aluno ou quando n?o acolhe o aluno segundo sua condi??o humana. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do contexto escolar, englobando alunos jovens e adultos envolvidos com o Ensino de F?sica, em fase final do Ensino M?dio, estudando seu entendimento referente ? import?ncia e aplicabilidade dos conte?dos trabalhados pela F?sica. Essas pessoas foram entrevistadas analisando-se suas caracter?sticas, dificuldades e interesses com vistas a perceber poss?veis maneiras de aperfei?oamento e melhoramento das a??es did?tico-pedag?gicas para o Ensino de F?sica e a conduzir o estudante a atingir n?veis cognitivos mais elevadosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12492/388454.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caF?SICA - ENSINO M?DIORELA??O PROFESSOR-ALUNOAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESPROFESSORES - ENSINO M?DIOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAtitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388454.pdf.jpg388454.pdf.jpgimage/jpeg2939http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3436/3/388454.pdf.jpg91dfe2af9d2505e824a53696fce3a518MD53TEXT388454.pdf.txt388454.pdf.txttext/plain245076http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3436/2/388454.pdf.txtc1af5120583faa5e251ac7418f5cc228MD52ORIGINAL388454.pdfapplication/pdf339672http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3436/1/388454.pdf6800f77f4d3104a49f0e9ce15e812f5bMD51tede/34362015-04-17 15:59:57.694oai:tede2.pucrs.br:tede/3436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica |
title |
Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica |
spellingShingle |
Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica Menegotto, Jos? Carlos F?SICA - ENSINO M?DIO RELA??O PROFESSOR-ALUNO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES PROFESSORES - ENSINO M?DIO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica |
title_full |
Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica |
title_fullStr |
Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica |
title_full_unstemmed |
Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica |
title_sort |
Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica |
author |
Menegotto, Jos? Carlos |
author_facet |
Menegotto, Jos? Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:35061278020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:75875870982 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525698E9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegotto, Jos? Carlos |
contributor_str_mv |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
F?SICA - ENSINO M?DIO RELA??O PROFESSOR-ALUNO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES PROFESSORES - ENSINO M?DIO |
topic |
F?SICA - ENSINO M?DIO RELA??O PROFESSOR-ALUNO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES PROFESSORES - ENSINO M?DIO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa apresenta uma abordagem educacional, principalmente para o Ensino de F?sica, considerando princ?pios pedag?gicos que poder?o ser analisados e seguidos pelos educadores que buscam promover melhorias na a??o educativa e, obviamente, na aprendizagem. Visamos explicitar os sentimentos, atitudes e expectativas de estudantes do Ensino M?dio quanto ? pr?tica educativa utilizada pelo professor, frente ? rela??o entre professor e aluno e aos conte?dos trabalhados na disciplina de F?sica. Procuramos investigar por meio de teste, question?rio e an?lise te?rica, at? que ponto o Ensino de F?sica pode ser melhorado a partir do redirecionamento did?tico-pedag?gico oriundo das sugest?es e da supera??o das falhas apontadas pelos alunos. Percebemos que grande parte dos alunos investigados considera interessantes e importantes os assuntos estudados pela F?sica, por?m os problemas de aprendizagem ocorrem, normalmente, quando o professor n?o contextualiza os conte?dos trabalhados, quando n?o considera o conhecimento que o aluno j? possui, quando n?o possibilita a comunica??o interativa do aluno ou quando n?o acolhe o aluno segundo sua condi??o humana. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do contexto escolar, englobando alunos jovens e adultos envolvidos com o Ensino de F?sica, em fase final do Ensino M?dio, estudando seu entendimento referente ? import?ncia e aplicabilidade dos conte?dos trabalhados pela F?sica. Essas pessoas foram entrevistadas analisando-se suas caracter?sticas, dificuldades e interesses com vistas a perceber poss?veis maneiras de aperfei?oamento e melhoramento das a??es did?tico-pedag?gicas para o Ensino de F?sica e a conduzir o estudante a atingir n?veis cognitivos mais elevados |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENEGOTTO, Jos? Carlos. Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica. 2006. 138 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3436 |
identifier_str_mv |
MENEGOTTO, Jos? Carlos. Atitudes de estudantes do ensino m?dio em rela??o ? f?sica. 2006. 138 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3436/3/388454.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3436/2/388454.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3436/1/388454.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91dfe2af9d2505e824a53696fce3a518 c1af5120583faa5e251ac7418f5cc228 6800f77f4d3104a49f0e9ce15e812f5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196040159232 |