Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640 |
Resumo: | A presente pesquisa, visando estudar a viabilidade da autoridade do educador, teve como delimita??o os seguintes objetivos: a) Compreender o impacto das mudan?as da representa??o de autoridade, na contemporaneidade, e sua poss?vel repercuss?o na percep??o dos adolescentes e professores; b) Captar, na percep??o dos estudantes e dos seus educadores, o que consideram caracter?sticas principais no que se refere ? representa??o da autoridade desses educadores; c) Analisar como tais caracter?sticas e compet?ncias facilitam a pr?tica da educa??o para a paz; d) Apontar estrat?gias que auxiliem no desenvolvimento de professores, tanto no ?mbito pessoal quanto grupal, no que tange ? apropria??o de compet?ncia de autoridade para uma perspectiva de Educa??o para a Paz. A quest?o que norteou a organiza??o e desenvolvimento da pesquisa concentrou-se nessa indaga??o: O que caracteriza um/a educador/a como refer?ncia de autoridade a partir de percep??es de estudantes adolescentes e do/a mesmo/a educador/a? Para responder a estas quest?es foram escolhidos os sujeitos de pesquisa que constaram de quatro turmas de oitavas s?ries de uma escola da rede privada de Porto Alegre e quatro professores desses alunos atuantes no ano de 2008, tendo sido selecionados conforme apontados pelos seus alunos no instrumento de pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa descritiva e interpretativa, usando como instrumento de coleta de dados cartas dos alunos aos professores e entrevistas semiestruturadas para esses ?ltimos, seguindo indica??es de Moraes (2007) para an?lise de conte?do. A compreens?o dos dados implicou di?logo entre os dados emp?ricos e o referencial te?rico, incluindo a subjetividade do pesquisador inerente ao processo interpretativo. A quest?o de pesquisa trouxe ? tona categorias sobre: caracter?sticas do educador; sua rela??o com os educandos e a sala de aula propriamente dita como espa?o das aprendizagens mediada pela autoridade do professor. |
id |
P_RS_fc12cc3584f34099ad582f88889123ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3640 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portal, Leda L?sia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:44943334091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718285Z6Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon2015-04-14T14:23:05Z2010-03-232009-12-17VIEIRA, Teresinha Aparecida Dorigon. Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz. 2009. 177 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421931.pdf: 4503736 bytes, checksum: 7506b7df46b884ee645f54f4f64f62f5 (MD5) Previous issue date: 2009-12-17A presente pesquisa, visando estudar a viabilidade da autoridade do educador, teve como delimita??o os seguintes objetivos: a) Compreender o impacto das mudan?as da representa??o de autoridade, na contemporaneidade, e sua poss?vel repercuss?o na percep??o dos adolescentes e professores; b) Captar, na percep??o dos estudantes e dos seus educadores, o que consideram caracter?sticas principais no que se refere ? representa??o da autoridade desses educadores; c) Analisar como tais caracter?sticas e compet?ncias facilitam a pr?tica da educa??o para a paz; d) Apontar estrat?gias que auxiliem no desenvolvimento de professores, tanto no ?mbito pessoal quanto grupal, no que tange ? apropria??o de compet?ncia de autoridade para uma perspectiva de Educa??o para a Paz. A quest?o que norteou a organiza??o e desenvolvimento da pesquisa concentrou-se nessa indaga??o: O que caracteriza um/a educador/a como refer?ncia de autoridade a partir de percep??es de estudantes adolescentes e do/a mesmo/a educador/a? Para responder a estas quest?es foram escolhidos os sujeitos de pesquisa que constaram de quatro turmas de oitavas s?ries de uma escola da rede privada de Porto Alegre e quatro professores desses alunos atuantes no ano de 2008, tendo sido selecionados conforme apontados pelos seus alunos no instrumento de pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa descritiva e interpretativa, usando como instrumento de coleta de dados cartas dos alunos aos professores e entrevistas semiestruturadas para esses ?ltimos, seguindo indica??es de Moraes (2007) para an?lise de conte?do. A compreens?o dos dados implicou di?logo entre os dados emp?ricos e o referencial te?rico, incluindo a subjetividade do pesquisador inerente ao processo interpretativo. A quest?o de pesquisa trouxe ? tona categorias sobre: caracter?sticas do educador; sua rela??o com os educandos e a sala de aula propriamente dita como espa?o das aprendizagens mediada pela autoridade do professor.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13327/421931.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OEDUCA??O CONTINUADAPAZ - EDUCA??OAUTORIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOViabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a pazinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421931.pdf.jpg421931.pdf.jpgimage/jpeg3845http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/3/421931.pdf.jpgfe0ffc8c620845bbc05a62b2ee4a804dMD53TEXT421931.pdf.txt421931.pdf.txttext/plain432719http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/2/421931.pdf.txt8258bb86c121e2beacbe3641352a1038MD52ORIGINAL421931.pdfapplication/pdf4503736http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/1/421931.pdf7506b7df46b884ee645f54f4f64f62f5MD51tede/36402015-04-30 08:15:38.933oai:tede2.pucrs.br:tede/3640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz |
title |
Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz |
spellingShingle |
Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon EDUCA??O EDUCA??O CONTINUADA PAZ - EDUCA??O AUTORIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz |
title_full |
Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz |
title_fullStr |
Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz |
title_full_unstemmed |
Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz |
title_sort |
Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz |
author |
Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon |
author_facet |
Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portal, Leda L?sia Franciosi |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29243980025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:44943334091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718285Z6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon |
contributor_str_mv |
Portal, Leda L?sia Franciosi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O EDUCA??O CONTINUADA PAZ - EDUCA??O AUTORIDADE |
topic |
EDUCA??O EDUCA??O CONTINUADA PAZ - EDUCA??O AUTORIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa, visando estudar a viabilidade da autoridade do educador, teve como delimita??o os seguintes objetivos: a) Compreender o impacto das mudan?as da representa??o de autoridade, na contemporaneidade, e sua poss?vel repercuss?o na percep??o dos adolescentes e professores; b) Captar, na percep??o dos estudantes e dos seus educadores, o que consideram caracter?sticas principais no que se refere ? representa??o da autoridade desses educadores; c) Analisar como tais caracter?sticas e compet?ncias facilitam a pr?tica da educa??o para a paz; d) Apontar estrat?gias que auxiliem no desenvolvimento de professores, tanto no ?mbito pessoal quanto grupal, no que tange ? apropria??o de compet?ncia de autoridade para uma perspectiva de Educa??o para a Paz. A quest?o que norteou a organiza??o e desenvolvimento da pesquisa concentrou-se nessa indaga??o: O que caracteriza um/a educador/a como refer?ncia de autoridade a partir de percep??es de estudantes adolescentes e do/a mesmo/a educador/a? Para responder a estas quest?es foram escolhidos os sujeitos de pesquisa que constaram de quatro turmas de oitavas s?ries de uma escola da rede privada de Porto Alegre e quatro professores desses alunos atuantes no ano de 2008, tendo sido selecionados conforme apontados pelos seus alunos no instrumento de pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa descritiva e interpretativa, usando como instrumento de coleta de dados cartas dos alunos aos professores e entrevistas semiestruturadas para esses ?ltimos, seguindo indica??es de Moraes (2007) para an?lise de conte?do. A compreens?o dos dados implicou di?logo entre os dados emp?ricos e o referencial te?rico, incluindo a subjetividade do pesquisador inerente ao processo interpretativo. A quest?o de pesquisa trouxe ? tona categorias sobre: caracter?sticas do educador; sua rela??o com os educandos e a sala de aula propriamente dita como espa?o das aprendizagens mediada pela autoridade do professor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Teresinha Aparecida Dorigon. Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz. 2009. 177 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Teresinha Aparecida Dorigon. Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educa??o para a paz. 2009. 177 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/3/421931.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/2/421931.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/1/421931.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe0ffc8c620845bbc05a62b2ee4a804d 8258bb86c121e2beacbe3641352a1038 7506b7df46b884ee645f54f4f64f62f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793197487194112 |