O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica de Santos
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Educação
|
Departamento: |
Educação e Formação
|
País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/199 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objeto a análise das práticas e narrativas dos professores alfabetizadores participantes do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) do Programa Ler e Escrever com o objetivo de compreender as relações que esses professores estabelecem com os saberes instituídos por essa política pública da Secretaria de Estado da Educação- SP. O estudo foi realizado com professoras consideradas, pela Diretoria de Ensino de Santos, como bem-sucedidas e, por isso, designadas a assumir salas destinadas à intensificação do trabalho com alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita. O estudo é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos para a coleta de dados consistiram, numa primeira etapa, da observação sistemática das práticas de sala de aula com foco nos saberes conceituais, procedimentais e atitudinais que fundamentam a proposta pedagógica do Programa; na segunda etapa, foram coletados dados obtidos em grupo focal, visando analisar as narrativas de histórias de formação dos participantes e suas percepções sobre o projeto baseados nos princípios do método auto(biográfico) (NÓVOA; FINGER, 2010). Partindo do pressuposto que há uma relação dialética entre as dimensões subjetiva e histórico-social no processo de formação e atuação dos sujeitos, este estudo pautou-se em grande parte, no conceito de relação com o saber proposto por Bernard Charlot (2000, 2005, 2009) e na metodologia de análise dos núcleos de significação que permite a aproximação com os sentidos e significados produzidos pelos sujeitos acerca do objeto investigado. O trabalho também se apoiou nas contribuições de autores que discutem formação de professores (NÓVOA, 1992, 2010; SCHÖN, 1992, TARDIF, 2008), a abordagens construtivista de alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 1999; LERNER, 2002) e a questão da autonomia dos professores no contexto das atuais políticas educacionais (BALL, 2005; CONTRERAS, 2002). Os resultados obtidos apontaram que os fatores que acontecem na história de vidas das professoras determinam, de maneira mais efetiva que a formação acadêmica, a postura perante os alunos e aos saberes da profissão. |
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