O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Zaniti, Claudia Moreno lattes
Orientador(a): Rosa, Sanny Silva da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Educação e Formação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/199
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto a análise das práticas e narrativas dos professores alfabetizadores participantes do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) do Programa Ler e Escrever com o objetivo de compreender as relações que esses professores estabelecem com os saberes instituídos por essa política pública da Secretaria de Estado da Educação- SP. O estudo foi realizado com professoras consideradas, pela Diretoria de Ensino de Santos, como bem-sucedidas e, por isso, designadas a assumir salas destinadas à intensificação do trabalho com alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita. O estudo é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos para a coleta de dados consistiram, numa primeira etapa, da observação sistemática das práticas de sala de aula com foco nos saberes conceituais, procedimentais e atitudinais que fundamentam a proposta pedagógica do Programa; na segunda etapa, foram coletados dados obtidos em grupo focal, visando analisar as narrativas de histórias de formação dos participantes e suas percepções sobre o projeto baseados nos princípios do método auto(biográfico) (NÓVOA; FINGER, 2010). Partindo do pressuposto que há uma relação dialética entre as dimensões subjetiva e histórico-social no processo de formação e atuação dos sujeitos, este estudo pautou-se em grande parte, no conceito de relação com o saber proposto por Bernard Charlot (2000, 2005, 2009) e na metodologia de análise dos núcleos de significação que permite a aproximação com os sentidos e significados produzidos pelos sujeitos acerca do objeto investigado. O trabalho também se apoiou nas contribuições de autores que discutem formação de professores (NÓVOA, 1992, 2010; SCHÖN, 1992, TARDIF, 2008), a abordagens construtivista de alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 1999; LERNER, 2002) e a questão da autonomia dos professores no contexto das atuais políticas educacionais (BALL, 2005; CONTRERAS, 2002). Os resultados obtidos apontaram que os fatores que acontecem na história de vidas das professoras determinam, de maneira mais efetiva que a formação acadêmica, a postura perante os alunos e aos saberes da profissão.
id SANT_30e8f8f9fdd29a734efe1c6d6c2032a6
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/199
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Rosa, Sanny Silva daCPF:29361583034http://lattes.cnpq.br/6196601126141240CPF:32366601808http://lattes.cnpq.br/7747805786911969Zaniti, Claudia Moreno2015-02-04T21:22:41Z2012-05-182012-03-13ZANITI, Claudia Moreno. O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.https://tede.unisantos.br/handle/tede/199Esta pesquisa teve como objeto a análise das práticas e narrativas dos professores alfabetizadores participantes do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) do Programa Ler e Escrever com o objetivo de compreender as relações que esses professores estabelecem com os saberes instituídos por essa política pública da Secretaria de Estado da Educação- SP. O estudo foi realizado com professoras consideradas, pela Diretoria de Ensino de Santos, como bem-sucedidas e, por isso, designadas a assumir salas destinadas à intensificação do trabalho com alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita. O estudo é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos para a coleta de dados consistiram, numa primeira etapa, da observação sistemática das práticas de sala de aula com foco nos saberes conceituais, procedimentais e atitudinais que fundamentam a proposta pedagógica do Programa; na segunda etapa, foram coletados dados obtidos em grupo focal, visando analisar as narrativas de histórias de formação dos participantes e suas percepções sobre o projeto baseados nos princípios do método auto(biográfico) (NÓVOA; FINGER, 2010). Partindo do pressuposto que há uma relação dialética entre as dimensões subjetiva e histórico-social no processo de formação e atuação dos sujeitos, este estudo pautou-se em grande parte, no conceito de relação com o saber proposto por Bernard Charlot (2000, 2005, 2009) e na metodologia de análise dos núcleos de significação que permite a aproximação com os sentidos e significados produzidos pelos sujeitos acerca do objeto investigado. O trabalho também se apoiou nas contribuições de autores que discutem formação de professores (NÓVOA, 1992, 2010; SCHÖN, 1992, TARDIF, 2008), a abordagens construtivista de alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 1999; LERNER, 2002) e a questão da autonomia dos professores no contexto das atuais políticas educacionais (BALL, 2005; CONTRERAS, 2002). Os resultados obtidos apontaram que os fatores que acontecem na história de vidas das professoras determinam, de maneira mais efetiva que a formação acadêmica, a postura perante os alunos e aos saberes da profissão.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoformação de professores, alfabetização e relação com o saberCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALprofessor.pdfapplication/pdf2297425https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/199/1/professor.pdf53d665f4a942fe04f4d7f5dc5592007dMD51THUMBNAILprofessor.pdf.jpgprofessor.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/199/3/professor.pdf.jpg54787c7148314a5884c2485c947ff23eMD53TEXTprofessor.pdf.txtprofessor.pdf.txtExtracted texttext/plain367213https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/199/2/professor.pdf.txtb664a34a4ab47a37f86c16fe2880216dMD52tede/1992021-10-04 18:28:49.0oai:tede.unisantos.br:tede/199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
title O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
spellingShingle O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
Zaniti, Claudia Moreno
formação de professores, alfabetização e relação com o saber
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
title_full O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
title_fullStr O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
title_full_unstemmed O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
title_sort O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
author Zaniti, Claudia Moreno
author_facet Zaniti, Claudia Moreno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Sanny Silva da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29361583034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6196601126141240
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:32366601808
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7747805786911969
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaniti, Claudia Moreno
contributor_str_mv Rosa, Sanny Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores, alfabetização e relação com o saber
topic formação de professores, alfabetização e relação com o saber
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teve como objeto a análise das práticas e narrativas dos professores alfabetizadores participantes do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) do Programa Ler e Escrever com o objetivo de compreender as relações que esses professores estabelecem com os saberes instituídos por essa política pública da Secretaria de Estado da Educação- SP. O estudo foi realizado com professoras consideradas, pela Diretoria de Ensino de Santos, como bem-sucedidas e, por isso, designadas a assumir salas destinadas à intensificação do trabalho com alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita. O estudo é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos para a coleta de dados consistiram, numa primeira etapa, da observação sistemática das práticas de sala de aula com foco nos saberes conceituais, procedimentais e atitudinais que fundamentam a proposta pedagógica do Programa; na segunda etapa, foram coletados dados obtidos em grupo focal, visando analisar as narrativas de histórias de formação dos participantes e suas percepções sobre o projeto baseados nos princípios do método auto(biográfico) (NÓVOA; FINGER, 2010). Partindo do pressuposto que há uma relação dialética entre as dimensões subjetiva e histórico-social no processo de formação e atuação dos sujeitos, este estudo pautou-se em grande parte, no conceito de relação com o saber proposto por Bernard Charlot (2000, 2005, 2009) e na metodologia de análise dos núcleos de significação que permite a aproximação com os sentidos e significados produzidos pelos sujeitos acerca do objeto investigado. O trabalho também se apoiou nas contribuições de autores que discutem formação de professores (NÓVOA, 1992, 2010; SCHÖN, 1992, TARDIF, 2008), a abordagens construtivista de alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 1999; LERNER, 2002) e a questão da autonomia dos professores no contexto das atuais políticas educacionais (BALL, 2005; CONTRERAS, 2002). Os resultados obtidos apontaram que os fatores que acontecem na história de vidas das professoras determinam, de maneira mais efetiva que a formação acadêmica, a postura perante os alunos e aos saberes da profissão.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZANITI, Claudia Moreno. O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/199
identifier_str_mv ZANITI, Claudia Moreno. O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/199/1/professor.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/199/3/professor.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/199/2/professor.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 53d665f4a942fe04f4d7f5dc5592007d
54787c7148314a5884c2485c947ff23e
b664a34a4ab47a37f86c16fe2880216d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046635129602048