Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa lattes
Orientador(a): Junqueira, Luciano Antonio Prates lattes
Banca de defesa: Claro, José Alberto Carvalho dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Gestão de Negócios
Departamento: Organização e gestão
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/521
Resumo: O comportamento humano pode ser a chave para o sucesso ou o reflexo do fracasso de muitas organizações. Muitas empresas menosprezam este fato, e não investem em seus funcionários, resumindo-se a dispensá-los, elevando a rotatividade. O maior problema ocorre quando as pessoas da organização dominam informações específicas, como no caso do ambiente portuário e pode estar aí a grande oportunidade para se efetuar um trabalho de mudança de comportamento, pois neste ponto encontramos o interesse da empresa, que quer o funcionário pelas habilidades que possui e do funcionário, que não quer perder o emprego. Este trabalho foi desenvolvido em uma situação semelhante a esta, num momento onde a empresa estudada (uma operadora portuária) acabava de sair do processo de privatização e precisava modernizar-se. Em contrapartida, os funcionários não estavam tão dispostos e nem mesmo preparados para enfrentar tantas mudanças, até mesmo por serem trabalhadores portuários, conhecidos pelo perfil mais reservado e um tanto machista. O estudo aqui relatado retrata uma situação passada em uma operadora portuária da Baixada Santista, que envolve o treinamento intensivo para conquistar a mudança de comportamento, necessária na época, para que a empresa pudesse tornar-se mais competitiva no mercado, aproveitando seus talentos internos e conquistando ainda uma melhora na motivação e no relacionamento entre os funcionários.
id SANT_3a8c5051e731e1d38009cacda5443129
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/521
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Junqueira, Luciano Antonio PratesCPF:06134513849http://lattes.cnpq.br/3186420006807999Claro, José Alberto Carvalho dos SantosCPF:09789908805http://lattes.cnpq.br/0865792662046289CPF:07019243819http://lattes.cnpq.br/2921361145523051Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa2015-02-04T21:39:32Z2012-10-182012-05-03PAUL, Rita de Cássia Zaher Rosa. Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.https://tede.unisantos.br/handle/tede/521O comportamento humano pode ser a chave para o sucesso ou o reflexo do fracasso de muitas organizações. Muitas empresas menosprezam este fato, e não investem em seus funcionários, resumindo-se a dispensá-los, elevando a rotatividade. O maior problema ocorre quando as pessoas da organização dominam informações específicas, como no caso do ambiente portuário e pode estar aí a grande oportunidade para se efetuar um trabalho de mudança de comportamento, pois neste ponto encontramos o interesse da empresa, que quer o funcionário pelas habilidades que possui e do funcionário, que não quer perder o emprego. Este trabalho foi desenvolvido em uma situação semelhante a esta, num momento onde a empresa estudada (uma operadora portuária) acabava de sair do processo de privatização e precisava modernizar-se. Em contrapartida, os funcionários não estavam tão dispostos e nem mesmo preparados para enfrentar tantas mudanças, até mesmo por serem trabalhadores portuários, conhecidos pelo perfil mais reservado e um tanto machista. O estudo aqui relatado retrata uma situação passada em uma operadora portuária da Baixada Santista, que envolve o treinamento intensivo para conquistar a mudança de comportamento, necessária na época, para que a empresa pudesse tornar-se mais competitiva no mercado, aproveitando seus talentos internos e conquistando ainda uma melhora na motivação e no relacionamento entre os funcionários.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãotreinamentoatitudemudançaoperadora portuáriaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTreinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALrita paul.pdfapplication/pdf637783https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/1/rita%20paul.pdf3cb688a771eed951877f520ef3168f53MD51THUMBNAILrita paul.pdf.jpgrita paul.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/3/rita%20paul.pdf.jpgcc1d4c8630f43f9cb76f9ba6dcf05509MD53TEXTrita paul.pdf.txtrita paul.pdf.txtExtracted texttext/plain141561https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/2/rita%20paul.pdf.txtb4aadfb91299796a632acecb285aa008MD52tede/5212021-10-04 18:30:23.0oai:tede.unisantos.br:tede/521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:30:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
title Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
spellingShingle Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa
treinamento
atitude
mudança
operadora portuária
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
title_full Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
title_fullStr Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
title_full_unstemmed Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
title_sort Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
author Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa
author_facet Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Luciano Antonio Prates
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:06134513849
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3186420006807999
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:09789908805
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0865792662046289
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:07019243819
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2921361145523051
dc.contributor.author.fl_str_mv Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa
contributor_str_mv Junqueira, Luciano Antonio Prates
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv treinamento
atitude
mudança
operadora portuária
topic treinamento
atitude
mudança
operadora portuária
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O comportamento humano pode ser a chave para o sucesso ou o reflexo do fracasso de muitas organizações. Muitas empresas menosprezam este fato, e não investem em seus funcionários, resumindo-se a dispensá-los, elevando a rotatividade. O maior problema ocorre quando as pessoas da organização dominam informações específicas, como no caso do ambiente portuário e pode estar aí a grande oportunidade para se efetuar um trabalho de mudança de comportamento, pois neste ponto encontramos o interesse da empresa, que quer o funcionário pelas habilidades que possui e do funcionário, que não quer perder o emprego. Este trabalho foi desenvolvido em uma situação semelhante a esta, num momento onde a empresa estudada (uma operadora portuária) acabava de sair do processo de privatização e precisava modernizar-se. Em contrapartida, os funcionários não estavam tão dispostos e nem mesmo preparados para enfrentar tantas mudanças, até mesmo por serem trabalhadores portuários, conhecidos pelo perfil mais reservado e um tanto machista. O estudo aqui relatado retrata uma situação passada em uma operadora portuária da Baixada Santista, que envolve o treinamento intensivo para conquistar a mudança de comportamento, necessária na época, para que a empresa pudesse tornar-se mais competitiva no mercado, aproveitando seus talentos internos e conquistando ainda uma melhora na motivação e no relacionamento entre os funcionários.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAUL, Rita de Cássia Zaher Rosa. Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/521
identifier_str_mv PAUL, Rita de Cássia Zaher Rosa. Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Gestão de Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Organização e gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/1/rita%20paul.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/3/rita%20paul.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/2/rita%20paul.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cb688a771eed951877f520ef3168f53
cc1d4c8630f43f9cb76f9ba6dcf05509
b4aadfb91299796a632acecb285aa008
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310886356975616