Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Orsatti, Paula lattes
Orientador(a): Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Gestão de Negócios
Departamento: Organização e gestão
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/529
Resumo: O presente trabalho tem como temática central os desejos e prática de consumo de jeans de marca. O mesmo é resultante de um survey realizado com homens e mulheres de 25 a 49 anos, com renda igual ou superior a 10 salários mínimos, residentes na cidade de Santos, SP sede metropolitana da Região da Baixada Santista. O percurso metodológico e conceitual foi construído a partir das informações já disponibilizadas em livros e artigos acadêmicos, através da contribuição de autores como Engel, Blackwell, Miniard, Solomon, entre outros, além de abordagem de aspectos teóricos e históricos sobre a Moda, sobre jeans e também sobre o segmento do luxo. Para complementar o trabalho foi realizado um survey para entender como se dá este tipo de consumo na cidade de Santos e elucidar aspectos relacionados ao consumo, a partir da experiência do grupo pesquisado, como o consumidor escolhe e compra seu jeans, quais são as influências, os atributos mais relevantes e suas preferências. A escolha pelo produto jeans de marca tem relação à oportunidade e pertinência do mesmo, por ser um produto commodity que, em sua fabricação, diferencia-se principalmente pelas inúmeras marcas presentes no mercado. Claro que existem diversos processos de lavagens, cortes e tinturas, mas com os avanços tecnológicos e concorrência tão acirrada que temos atualmente, uma técnica, um processo aplicado hoje, além de poder ser copiado com mais facilidade, pode ser superado amanhã. Uma marca é mais difícil de ser copiada, pois uma marca tem história, valor simbólico assimilado pelo consumidor.
id SANT_7840f4d9383173756003c7994347f7c5
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/529
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Vidal, Soraia Maria do Socorro CarlosCPF:02225319839http://lattes.cnpq.br/6734532008785730CPF:25928332858http://lattes.cnpq.br/8943990800831084Orsatti, Paula2015-02-04T21:39:34Z2007-06-182007-01-31ORSATTI, Paula. Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/529O presente trabalho tem como temática central os desejos e prática de consumo de jeans de marca. O mesmo é resultante de um survey realizado com homens e mulheres de 25 a 49 anos, com renda igual ou superior a 10 salários mínimos, residentes na cidade de Santos, SP sede metropolitana da Região da Baixada Santista. O percurso metodológico e conceitual foi construído a partir das informações já disponibilizadas em livros e artigos acadêmicos, através da contribuição de autores como Engel, Blackwell, Miniard, Solomon, entre outros, além de abordagem de aspectos teóricos e históricos sobre a Moda, sobre jeans e também sobre o segmento do luxo. Para complementar o trabalho foi realizado um survey para entender como se dá este tipo de consumo na cidade de Santos e elucidar aspectos relacionados ao consumo, a partir da experiência do grupo pesquisado, como o consumidor escolhe e compra seu jeans, quais são as influências, os atributos mais relevantes e suas preferências. A escolha pelo produto jeans de marca tem relação à oportunidade e pertinência do mesmo, por ser um produto commodity que, em sua fabricação, diferencia-se principalmente pelas inúmeras marcas presentes no mercado. Claro que existem diversos processos de lavagens, cortes e tinturas, mas com os avanços tecnológicos e concorrência tão acirrada que temos atualmente, uma técnica, um processo aplicado hoje, além de poder ser copiado com mais facilidade, pode ser superado amanhã. Uma marca é mais difícil de ser copiada, pois uma marca tem história, valor simbólico assimilado pelo consumidor.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãomarcaconsumo de jeans de marcaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALPaula Orsatti.pdfapplication/pdf746157https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/1/Paula%20Orsatti.pdf4d197ac1919f18a4d26d2652881322b4MD51TEXTPaula Orsatti.pdf.txtPaula Orsatti.pdf.txtExtracted texttext/plain206700https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/2/Paula%20Orsatti.pdf.txtf73993f91a8da22ed4aac829967b34c0MD52THUMBNAILPaula Orsatti.pdf.jpgPaula Orsatti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/3/Paula%20Orsatti.pdf.jpgb0c5fe9e947c0843b4aba783fe45001eMD53tede/5292021-10-04 18:21:36.0oai:tede.unisantos.br:tede/529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:21:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
title Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
spellingShingle Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
Orsatti, Paula
marca
consumo de jeans de marca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
title_full Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
title_fullStr Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
title_full_unstemmed Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
title_sort Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor
author Orsatti, Paula
author_facet Orsatti, Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:02225319839
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6734532008785730
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:25928332858
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8943990800831084
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsatti, Paula
contributor_str_mv Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv marca
consumo de jeans de marca
topic marca
consumo de jeans de marca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O presente trabalho tem como temática central os desejos e prática de consumo de jeans de marca. O mesmo é resultante de um survey realizado com homens e mulheres de 25 a 49 anos, com renda igual ou superior a 10 salários mínimos, residentes na cidade de Santos, SP sede metropolitana da Região da Baixada Santista. O percurso metodológico e conceitual foi construído a partir das informações já disponibilizadas em livros e artigos acadêmicos, através da contribuição de autores como Engel, Blackwell, Miniard, Solomon, entre outros, além de abordagem de aspectos teóricos e históricos sobre a Moda, sobre jeans e também sobre o segmento do luxo. Para complementar o trabalho foi realizado um survey para entender como se dá este tipo de consumo na cidade de Santos e elucidar aspectos relacionados ao consumo, a partir da experiência do grupo pesquisado, como o consumidor escolhe e compra seu jeans, quais são as influências, os atributos mais relevantes e suas preferências. A escolha pelo produto jeans de marca tem relação à oportunidade e pertinência do mesmo, por ser um produto commodity que, em sua fabricação, diferencia-se principalmente pelas inúmeras marcas presentes no mercado. Claro que existem diversos processos de lavagens, cortes e tinturas, mas com os avanços tecnológicos e concorrência tão acirrada que temos atualmente, uma técnica, um processo aplicado hoje, além de poder ser copiado com mais facilidade, pode ser superado amanhã. Uma marca é mais difícil de ser copiada, pois uma marca tem história, valor simbólico assimilado pelo consumidor.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:39:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ORSATTI, Paula. Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/529
identifier_str_mv ORSATTI, Paula. Marca, jeans e sonho de consumo : em foco a escolha do consumidor. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Gestão de Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Organização e gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/1/Paula%20Orsatti.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/2/Paula%20Orsatti.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/529/3/Paula%20Orsatti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d197ac1919f18a4d26d2652881322b4
f73993f91a8da22ed4aac829967b34c0
b0c5fe9e947c0843b4aba783fe45001e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310886375849984