O produto pneu e sua reciclabilidade : resíduo sólido não convencional
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica de Santos
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Gestão de Negócios
|
Departamento: |
Organização e gestão
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/476 |
Resumo: | Esta dissertação objetivou pesquisar a relação do produto pneu com o meio ambiente avaliando as conseqüências nas fases de consumo, contextualizando a análise do produto massificado quanto ao potencial de reciclabilidade e geração de negócios, emprego e renda da atividade de reciclagem após o seu descarte. Realçou a necessidade de a coletividade envolver-se em ações de gestão coletiva, visando minimizar os aspectos dos impactos negativos no desenvolvimento humano e a recuperação do meio ambiente degradado. Destaca inicialmente a evolução histórica a partir da revolução industrial caracterizada entre outros fatos pela administração científica de Taylor combinada com as inovações do modelo de produção de Henry Ford. Esses modelos criaram situações determinantes para a produção de produtos em escala, e com ela a disseminação do consumo de massa e a massificação dos produtos. Ademais, incitou os padrões de consumo mundial e sem questionamento à sociedade quanto aos recursos naturais, privilegiaram-se as cadeias produtivas, contrapondo-se às sensíveis ligações ecológicas e ambientais. A grande questão em relação às conseqüências da Revolução Industrial dos últimos duzentos anos, e que neste trabalho mostra-se como sendo de relevante importância é a de o que e como fazer para que toda a cultura de consumo desenvolvida seja transformada. Das reflexões deste desafio, o pneu torna-se um passivo ambiental que ostenta complexidade e singularidade nas alternativas de seu descarte ambientalmente aceitável. Nesta pesquisa propõem-se alternativas que venham a favorecer a conservação da vida e do meio ambiente, através da consciência sobre a reutilização do lixo, referencialmente aos pneus, evidenciando o uso da contabilidade ambiental e sua divulgação, favorecendo ao cooperativismo e responsabilidade social, amparada pelos propósitos da gestão ambiental. A reciclagem dos pneus inservíveis torna-se uma alternativa crescente e conscientemente viável. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, visualizando com profundidade os aspectos relacionados aos pneus, sua vida útil, modos de descarte, reciclagem e impactos ambientais, no contexto da sustentabilidade. Para agregar esclarecimentos aos aspectos de consumo em especial, desenvolveu-se uma reflexão através de simulação matemática demonstrando o impacto gerado de seu consumo. Da mesma forma salienta-se o enorme avanço da legislação ambiental concordante às necessidades de adequação entre o volume de pneus produzidos e importados e a destinação final dos mesmos. A Resolução CONAMA 258/99 é exemplar e mesmo questionada por muitos países através da OMC, é legitimada pela comunidade internacional. Mas há de se definir sempre um descarte consciente do produto pneu. Há de se perceber também, o novo produto e o produto advindo do reutilizável ou reciclável com uma real destinação final amparada por aspectos ambientais e socialmente compatíveis com as necessidades da comunidade de seu entorno e da manutenção da empresa fabricante. Verificou-se em decorrência da pesquisa empreendida que a atividade de reciclagem, nos aspectos concernentes à reciclagem de pneus denota uma importância empreendedora e econômica. Fornece bases para a formatação de estratégias de desenvolvimento humano como meio de conquistar maior comprometimento às metas das empresas fabricantes combinadas com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e a responsabilidade social e ambiental. |
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Destaca inicialmente a evolução histórica a partir da revolução industrial caracterizada entre outros fatos pela administração científica de Taylor combinada com as inovações do modelo de produção de Henry Ford. Esses modelos criaram situações determinantes para a produção de produtos em escala, e com ela a disseminação do consumo de massa e a massificação dos produtos. Ademais, incitou os padrões de consumo mundial e sem questionamento à sociedade quanto aos recursos naturais, privilegiaram-se as cadeias produtivas, contrapondo-se às sensíveis ligações ecológicas e ambientais. A grande questão em relação às conseqüências da Revolução Industrial dos últimos duzentos anos, e que neste trabalho mostra-se como sendo de relevante importância é a de o que e como fazer para que toda a cultura de consumo desenvolvida seja transformada. Das reflexões deste desafio, o pneu torna-se um passivo ambiental que ostenta complexidade e singularidade nas alternativas de seu descarte ambientalmente aceitável. Nesta pesquisa propõem-se alternativas que venham a favorecer a conservação da vida e do meio ambiente, através da consciência sobre a reutilização do lixo, referencialmente aos pneus, evidenciando o uso da contabilidade ambiental e sua divulgação, favorecendo ao cooperativismo e responsabilidade social, amparada pelos propósitos da gestão ambiental. A reciclagem dos pneus inservíveis torna-se uma alternativa crescente e conscientemente viável. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, visualizando com profundidade os aspectos relacionados aos pneus, sua vida útil, modos de descarte, reciclagem e impactos ambientais, no contexto da sustentabilidade. Para agregar esclarecimentos aos aspectos de consumo em especial, desenvolveu-se uma reflexão através de simulação matemática demonstrando o impacto gerado de seu consumo. Da mesma forma salienta-se o enorme avanço da legislação ambiental concordante às necessidades de adequação entre o volume de pneus produzidos e importados e a destinação final dos mesmos. A Resolução CONAMA 258/99 é exemplar e mesmo questionada por muitos países através da OMC, é legitimada pela comunidade internacional. Mas há de se definir sempre um descarte consciente do produto pneu. Há de se perceber também, o novo produto e o produto advindo do reutilizável ou reciclável com uma real destinação final amparada por aspectos ambientais e socialmente compatíveis com as necessidades da comunidade de seu entorno e da manutenção da empresa fabricante. Verificou-se em decorrência da pesquisa empreendida que a atividade de reciclagem, nos aspectos concernentes à reciclagem de pneus denota uma importância empreendedora e econômica. 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