Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Rial, Adriana Cristina Pires lattes
Orientador(a): Saviani, Nereide lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Educação e Formação
País: BR
Palavras-chave em Português:
EJA
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/110
Resumo: A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi; entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo (Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros). Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa Mestrado.
id SANT_9107120dcc0f364233b977c64f8b91ef
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/110
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:07900711856http://lattes.cnpq.br/6251542252406314Rial, Adriana Cristina Pires2015-02-04T21:22:09Z2008-03-132007-12-20RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/110A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi; entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo (Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros). Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa Mestrado.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoavaliação da aprendizagemEJAEnsino de históriaensino médioCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALAdriana Cristina Rial.pdfapplication/pdf2230619https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/1/Adriana%20Cristina%20Rial.pdfab3942417060bce05ce928581a2cf96eMD51THUMBNAILAdriana Cristina Rial.pdf.jpgAdriana Cristina Rial.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/3/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf.jpg7c98329eba56201d83e3d18aeaeb717eMD53TEXTAdriana Cristina Rial.pdf.txtAdriana Cristina Rial.pdf.txtExtracted texttext/plain238259https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/2/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf.txtb37c9a3b64b997663ffcae33328a3597MD52tede/1102021-10-04 18:23:16.0oai:tede.unisantos.br:tede/110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
title Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
spellingShingle Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
Rial, Adriana Cristina Pires
avaliação da aprendizagem
EJA
Ensino de história
ensino médio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
title_full Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
title_sort Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
author Rial, Adriana Cristina Pires
author_facet Rial, Adriana Cristina Pires
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saviani, Nereide
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37785664820
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1203911603561619
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:07900711856
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6251542252406314
dc.contributor.author.fl_str_mv Rial, Adriana Cristina Pires
contributor_str_mv Saviani, Nereide
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação da aprendizagem
EJA
Ensino de história
ensino médio
topic avaliação da aprendizagem
EJA
Ensino de história
ensino médio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi; entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo (Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros). Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa Mestrado.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-20
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/110
identifier_str_mv RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/1/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/3/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/2/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab3942417060bce05ce928581a2cf96e
7c98329eba56201d83e3d18aeaeb717e
b37c9a3b64b997663ffcae33328a3597
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310888555839488