Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica de Santos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Educação
|
Departamento: |
Educação e Formação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/110 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi; entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo (Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros). Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa Mestrado. |
id |
SANT_9107120dcc0f364233b977c64f8b91ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/110 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:07900711856http://lattes.cnpq.br/6251542252406314Rial, Adriana Cristina Pires2015-02-04T21:22:09Z2008-03-132007-12-20RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/110A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi; entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo (Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros). Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa Mestrado.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoavaliação da aprendizagemEJAEnsino de históriaensino médioCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALAdriana Cristina Rial.pdfapplication/pdf2230619https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/1/Adriana%20Cristina%20Rial.pdfab3942417060bce05ce928581a2cf96eMD51THUMBNAILAdriana Cristina Rial.pdf.jpgAdriana Cristina Rial.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/3/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf.jpg7c98329eba56201d83e3d18aeaeb717eMD53TEXTAdriana Cristina Rial.pdf.txtAdriana Cristina Rial.pdf.txtExtracted texttext/plain238259https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/2/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf.txtb37c9a3b64b997663ffcae33328a3597MD52tede/1102021-10-04 18:23:16.0oai:tede.unisantos.br:tede/110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história |
title |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história Rial, Adriana Cristina Pires avaliação da aprendizagem EJA Ensino de história ensino médio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história |
title_full |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história |
author |
Rial, Adriana Cristina Pires |
author_facet |
Rial, Adriana Cristina Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37785664820 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:07900711856 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6251542252406314 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rial, Adriana Cristina Pires |
contributor_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação da aprendizagem EJA Ensino de história ensino médio |
topic |
avaliação da aprendizagem EJA Ensino de história ensino médio CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi; entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo (Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros). Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa Mestrado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-03-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/110 |
identifier_str_mv |
RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/1/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/3/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/110/2/Adriana%20Cristina%20Rial.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab3942417060bce05ce928581a2cf96e 7c98329eba56201d83e3d18aeaeb717e b37c9a3b64b997663ffcae33328a3597 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1797310888555839488 |