Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Paula, Mônica Marques de lattes
Orientador(a): Mazzilli, Sueli lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Educação e Formação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/115
Resumo: As lacunas oriundas dos cursos de formação inicial de professores, a necessidade da atualização permanente desses profissionais e a tendência crescente da busca espontânea dos professores por essa capacitação e atualização evidenciaram a necessidade premente de investimentos na área para que as demandas colocadas pelos sistemas públicos de educação fossem atendidas, tendo em vista também superar as críticas à falta de qualidade do ensino. Iniciou-se então, na história recente da educação, um novo movimento: a disseminação de cursos de formação continuada de caráter particular ou institucional, presenciais ou à distância, promovidos por vários níveis de poder. Entre eles encontra-se o Programa de Formação Continuada Teia do Saber, patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, que compreende diversos tipos de atividades com vistas à formação dos profissionais da rede. Ao participar como cursista do Programa Teia do Saber , percebi várias leituras dos professores em relação ao curso, o que me instigou a querer conhecer melhor sua percepção sobre a relevância para a prática pedagógica e seu desenvolvimento pessoal e profissional do curso de formação continuada Extensão Cultural: Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia oferecido pela Secretaria de Estado da Educação SP na cidade de Santos. Esta percepção é o objeto de estudo desta pesquisa, cujo objetivo é conhecer como os professores vêm o curso e sua repercussão no fazer docente. A partir de uma abordagem qualitativa, cujo pressuposto é o do protagonismo docente, são analisadas, à luz do conceito de dominação cultural de Paulo Freire, a documentação sobre o Programa e as avaliações de professores-cursistas, baseadas nos depoimentos tomados através de relatos individuais ao final do curso e nas avaliações finais colhidas pelas entidades promotoras. A pesquisa é um estudo de caso etnográfico e fundamenta-se em análise sobre o contexto da inovação em educação no Brasil, valendo-se do uso de depoimentos escritos como representação da realidade e possível ação geradora de transformação. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade da participação nesta investigação se constituir em processo formativo para os professores, quando examinam os fazeres, submetendo-os a reflexão ao elaborar o depoimento, e para a necessidade do professor ser reconhecido enquanto sujeito dos cursos de formação continuada oferecidos, além da possível contribuição para o aperfeiçoamento destes cursos.
id SANT_9a02b8db4d244da7f9a4cf9b52f36125
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/115
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Mazzilli, SueliCPF:02778221816http://lattes.cnpq.br/2968698836617593CPF:02778221816http://lattes.cnpq.br/0625371993499168Paula, Mônica Marques de2015-02-04T21:22:11Z2008-04-302007-07-01PAULA, Mônica Marques de. Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/115As lacunas oriundas dos cursos de formação inicial de professores, a necessidade da atualização permanente desses profissionais e a tendência crescente da busca espontânea dos professores por essa capacitação e atualização evidenciaram a necessidade premente de investimentos na área para que as demandas colocadas pelos sistemas públicos de educação fossem atendidas, tendo em vista também superar as críticas à falta de qualidade do ensino. Iniciou-se então, na história recente da educação, um novo movimento: a disseminação de cursos de formação continuada de caráter particular ou institucional, presenciais ou à distância, promovidos por vários níveis de poder. Entre eles encontra-se o Programa de Formação Continuada Teia do Saber, patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, que compreende diversos tipos de atividades com vistas à formação dos profissionais da rede. Ao participar como cursista do Programa Teia do Saber , percebi várias leituras dos professores em relação ao curso, o que me instigou a querer conhecer melhor sua percepção sobre a relevância para a prática pedagógica e seu desenvolvimento pessoal e profissional do curso de formação continuada Extensão Cultural: Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia oferecido pela Secretaria de Estado da Educação SP na cidade de Santos. Esta percepção é o objeto de estudo desta pesquisa, cujo objetivo é conhecer como os professores vêm o curso e sua repercussão no fazer docente. A partir de uma abordagem qualitativa, cujo pressuposto é o do protagonismo docente, são analisadas, à luz do conceito de dominação cultural de Paulo Freire, a documentação sobre o Programa e as avaliações de professores-cursistas, baseadas nos depoimentos tomados através de relatos individuais ao final do curso e nas avaliações finais colhidas pelas entidades promotoras. A pesquisa é um estudo de caso etnográfico e fundamenta-se em análise sobre o contexto da inovação em educação no Brasil, valendo-se do uso de depoimentos escritos como representação da realidade e possível ação geradora de transformação. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade da participação nesta investigação se constituir em processo formativo para os professores, quando examinam os fazeres, submetendo-os a reflexão ao elaborar o depoimento, e para a necessidade do professor ser reconhecido enquanto sujeito dos cursos de formação continuada oferecidos, além da possível contribuição para o aperfeiçoamento destes cursos.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoformação continuada de professoresprograma teia do saberprotagonismo docente.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPrograma teia do saber : um olhar de professores das ciências da naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALMonica Marques de Paula.pdfapplication/pdf748077https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/115/1/Monica%20Marques%20de%20Paula.pdf9ac0dc1ad70d1c2b3617cc4eca5727d7MD51THUMBNAILMonica Marques de Paula.pdf.jpgMonica Marques de Paula.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/115/3/Monica%20Marques%20de%20Paula.pdf.jpg354056d732038a20767a6ecc734fabc1MD53TEXTMonica Marques de Paula.pdf.txtMonica Marques de Paula.pdf.txtExtracted texttext/plain281607https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/115/2/Monica%20Marques%20de%20Paula.pdf.txt43768444070856ccb131109e8a433941MD52tede/1152021-10-04 18:23:17.0oai:tede.unisantos.br:tede/115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:23:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza
title Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza
spellingShingle Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza
Paula, Mônica Marques de
formação continuada de professores
programa teia do saber
protagonismo docente.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza
title_full Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza
title_fullStr Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza
title_full_unstemmed Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza
title_sort Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza
author Paula, Mônica Marques de
author_facet Paula, Mônica Marques de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazzilli, Sueli
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:02778221816
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2968698836617593
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02778221816
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0625371993499168
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Mônica Marques de
contributor_str_mv Mazzilli, Sueli
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada de professores
programa teia do saber
protagonismo docente.
topic formação continuada de professores
programa teia do saber
protagonismo docente.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description As lacunas oriundas dos cursos de formação inicial de professores, a necessidade da atualização permanente desses profissionais e a tendência crescente da busca espontânea dos professores por essa capacitação e atualização evidenciaram a necessidade premente de investimentos na área para que as demandas colocadas pelos sistemas públicos de educação fossem atendidas, tendo em vista também superar as críticas à falta de qualidade do ensino. Iniciou-se então, na história recente da educação, um novo movimento: a disseminação de cursos de formação continuada de caráter particular ou institucional, presenciais ou à distância, promovidos por vários níveis de poder. Entre eles encontra-se o Programa de Formação Continuada Teia do Saber, patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, que compreende diversos tipos de atividades com vistas à formação dos profissionais da rede. Ao participar como cursista do Programa Teia do Saber , percebi várias leituras dos professores em relação ao curso, o que me instigou a querer conhecer melhor sua percepção sobre a relevância para a prática pedagógica e seu desenvolvimento pessoal e profissional do curso de formação continuada Extensão Cultural: Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia oferecido pela Secretaria de Estado da Educação SP na cidade de Santos. Esta percepção é o objeto de estudo desta pesquisa, cujo objetivo é conhecer como os professores vêm o curso e sua repercussão no fazer docente. A partir de uma abordagem qualitativa, cujo pressuposto é o do protagonismo docente, são analisadas, à luz do conceito de dominação cultural de Paulo Freire, a documentação sobre o Programa e as avaliações de professores-cursistas, baseadas nos depoimentos tomados através de relatos individuais ao final do curso e nas avaliações finais colhidas pelas entidades promotoras. A pesquisa é um estudo de caso etnográfico e fundamenta-se em análise sobre o contexto da inovação em educação no Brasil, valendo-se do uso de depoimentos escritos como representação da realidade e possível ação geradora de transformação. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade da participação nesta investigação se constituir em processo formativo para os professores, quando examinam os fazeres, submetendo-os a reflexão ao elaborar o depoimento, e para a necessidade do professor ser reconhecido enquanto sujeito dos cursos de formação continuada oferecidos, além da possível contribuição para o aperfeiçoamento destes cursos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-01
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAULA, Mônica Marques de. Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/115
identifier_str_mv PAULA, Mônica Marques de. Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/115/1/Monica%20Marques%20de%20Paula.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/115/3/Monica%20Marques%20de%20Paula.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/115/2/Monica%20Marques%20de%20Paula.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ac0dc1ad70d1c2b3617cc4eca5727d7
354056d732038a20767a6ecc734fabc1
43768444070856ccb131109e8a433941
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310888567373824