A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Silva, Carlos Augusto Costa da lattes
Orientador(a): Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Gestão de Negócios
Departamento: Organização e gestão
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/451
Resumo: Utilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento.
id SANT_b1e54d274a2409dc0b6091eff9a50d34
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/451
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Aguiar, Maria Aparecida Ferreira deCPF:02715422768http://lattes.cnpq.br/5510163393782490CPF:32247630863http://lattes.cnpq.br/4442020072958603Silva, Carlos Augusto Costa da2015-02-04T21:38:40Z2006-10-042005-11-04SILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005.https://tede.unisantos.br/handle/tede/451Utilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãoeducação corporativaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALeducacao corporativa.pdfapplication/pdf683413https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/1/educacao%20corporativa.pdf3aa19bb55510ffda7759f0cec0b83a22MD51THUMBNAILeducacao corporativa.pdf.jpgeducacao corporativa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/3/educacao%20corporativa.pdf.jpg58f73a8bcc53ad1e2fe00257f7de22c3MD53TEXTeducacao corporativa.pdf.txteducacao corporativa.pdf.txtExtracted texttext/plain209407https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/2/educacao%20corporativa.pdf.txt17dd0c341ac3e8578fc76d1e7a4da3d3MD52tede/4512021-10-04 18:32:59.0oai:tede.unisantos.br:tede/451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:32:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
title A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
spellingShingle A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
Silva, Carlos Augusto Costa da
educação corporativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
title_full A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
title_fullStr A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
title_full_unstemmed A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
title_sort A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
author Silva, Carlos Augusto Costa da
author_facet Silva, Carlos Augusto Costa da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:02715422768
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5510163393782490
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:32247630863
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4442020072958603
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Augusto Costa da
contributor_str_mv Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv educação corporativa
topic educação corporativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Utilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-04
dc.date.available.fl_str_mv 2006-10-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:38:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/451
identifier_str_mv SILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Gestão de Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Organização e gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/1/educacao%20corporativa.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/3/educacao%20corporativa.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/451/2/educacao%20corporativa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3aa19bb55510ffda7759f0cec0b83a22
58f73a8bcc53ad1e2fe00257f7de22c3
17dd0c341ac3e8578fc76d1e7a4da3d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310886161940480