Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Católica de Santos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Educação
|
Departamento: |
Educação e Formação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/185 |
Resumo: | O reconhecimento da necessidade de associar conhecimentos educacionais e pedagógicos para qualificar o trabalho docente trouxe como conseqüência a busca pelos cursos de Mestrado em Educação por professores de Língua Portuguesa, um espaço privilegiado para este fim. Partindo da premissa que a constituição do professor inscreve-se na sua história de vida e tem sua construção marcada pelas diferentes vivências, ao longo da carreira, esta pesquisa visa compreender as contribuições do Mestrado em Educação para a formação de professores de Língua Portuguesa. Para tanto, a investigação analisa os depoimentos de quatro docentes universitários com formação em Letras, que atuam no Ensino Básico da Rede Pública Estadual da Baixada Santista e egressos do Mestrado em Educação, sobre as repercussões desta formação em relação às suas concepções e práticas pedagógicas. Este estudo orienta-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, que valoriza os processos de produção do fenômeno investigativo, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, que permitem obter depoimentos sob a forma de narrativas, como procedimento para a coleta de dados. Como bases teóricas para analisar os saberes docentes do professor universitário, apóia-se em Maurice Tardif; no tocante a reflexividade, identidade profissional e formação continuada, recorre a José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta entre outros; para a questão da Pós-Graduação em Educação e a formação do pesquisador, em Maria Isabel da Cunha, Sueli Mazzilli, Dermeval Saviani e Antônio Joaquim Severino. Procura-se realçar, a partir dos depoimentos dos professores, não apenas as mudanças visíveis, constatáveis através da prática, mas também as intencionalidades contidas nos depoimentos, que revelam mudanças no modo de conceber o trabalho docente. Nesta perspectiva, os professores pesquisados apontam os seguintes aspectos como diferenciais decorrentes do processo de formação no Mestrado de Educação: qualidade das relações interpessoais; relação com alunos e pares; valorização pessoal, organização e gestão do trabalho pedagógico, importância da formação continuada. Ao final deste estudo, conclui-se pela validade da formação de professores de Língua Portuguesa em Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, pela possibilidade que estes oferecem aos docentes de compreender suas trajetórias formativas em relação à prática acadêmica. |
id |
SANT_dd1a8413431eedf19672739443fe122c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/185 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mazzilli, SueliCPF:02778221816http://lattes.cnpq.br/2968698836617593Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:051256763http://lattes.cnpq.br/7585025610430769Rosa, Marli Aparecida2015-02-04T21:22:36Z2011-05-192008-12-17ROSA, Marli Aparecida. Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/185O reconhecimento da necessidade de associar conhecimentos educacionais e pedagógicos para qualificar o trabalho docente trouxe como conseqüência a busca pelos cursos de Mestrado em Educação por professores de Língua Portuguesa, um espaço privilegiado para este fim. Partindo da premissa que a constituição do professor inscreve-se na sua história de vida e tem sua construção marcada pelas diferentes vivências, ao longo da carreira, esta pesquisa visa compreender as contribuições do Mestrado em Educação para a formação de professores de Língua Portuguesa. Para tanto, a investigação analisa os depoimentos de quatro docentes universitários com formação em Letras, que atuam no Ensino Básico da Rede Pública Estadual da Baixada Santista e egressos do Mestrado em Educação, sobre as repercussões desta formação em relação às suas concepções e práticas pedagógicas. Este estudo orienta-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, que valoriza os processos de produção do fenômeno investigativo, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, que permitem obter depoimentos sob a forma de narrativas, como procedimento para a coleta de dados. Como bases teóricas para analisar os saberes docentes do professor universitário, apóia-se em Maurice Tardif; no tocante a reflexividade, identidade profissional e formação continuada, recorre a José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta entre outros; para a questão da Pós-Graduação em Educação e a formação do pesquisador, em Maria Isabel da Cunha, Sueli Mazzilli, Dermeval Saviani e Antônio Joaquim Severino. Procura-se realçar, a partir dos depoimentos dos professores, não apenas as mudanças visíveis, constatáveis através da prática, mas também as intencionalidades contidas nos depoimentos, que revelam mudanças no modo de conceber o trabalho docente. Nesta perspectiva, os professores pesquisados apontam os seguintes aspectos como diferenciais decorrentes do processo de formação no Mestrado de Educação: qualidade das relações interpessoais; relação com alunos e pares; valorização pessoal, organização e gestão do trabalho pedagógico, importância da formação continuada. Ao final deste estudo, conclui-se pela validade da formação de professores de Língua Portuguesa em Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, pela possibilidade que estes oferecem aos docentes de compreender suas trajetórias formativas em relação à prática acadêmica.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoformação continuadaformação do Professor de Língua PortuguesaPós-Graduação em EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALMarli Rosa.pdfapplication/pdf354162https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/1/Marli%20Rosa.pdf4c10508fca30bae2904801cc8cec549eMD51THUMBNAILMarli Rosa.pdf.jpgMarli Rosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/3/Marli%20Rosa.pdf.jpg5cbc14a210989c2192e49f2d2d21dbd2MD53TEXTMarli Rosa.pdf.txtMarli Rosa.pdf.txtExtracted texttext/plain148819https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/2/Marli%20Rosa.pdf.txtb7aeb41d7f33028e694eaa55f9056c76MD52tede/1852021-10-04 18:28:43.0oai:tede.unisantos.br:tede/185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa |
title |
Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa |
spellingShingle |
Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa Rosa, Marli Aparecida formação continuada formação do Professor de Língua Portuguesa Pós-Graduação em Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa |
title_full |
Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa |
title_fullStr |
Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa |
title_sort |
Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa |
author |
Rosa, Marli Aparecida |
author_facet |
Rosa, Marli Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mazzilli, Sueli |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:02778221816 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2968698836617593 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:37785664820 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:051256763 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7585025610430769 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Marli Aparecida |
contributor_str_mv |
Mazzilli, Sueli Saviani, Nereide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada formação do Professor de Língua Portuguesa Pós-Graduação em Educação |
topic |
formação continuada formação do Professor de Língua Portuguesa Pós-Graduação em Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O reconhecimento da necessidade de associar conhecimentos educacionais e pedagógicos para qualificar o trabalho docente trouxe como conseqüência a busca pelos cursos de Mestrado em Educação por professores de Língua Portuguesa, um espaço privilegiado para este fim. Partindo da premissa que a constituição do professor inscreve-se na sua história de vida e tem sua construção marcada pelas diferentes vivências, ao longo da carreira, esta pesquisa visa compreender as contribuições do Mestrado em Educação para a formação de professores de Língua Portuguesa. Para tanto, a investigação analisa os depoimentos de quatro docentes universitários com formação em Letras, que atuam no Ensino Básico da Rede Pública Estadual da Baixada Santista e egressos do Mestrado em Educação, sobre as repercussões desta formação em relação às suas concepções e práticas pedagógicas. Este estudo orienta-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, que valoriza os processos de produção do fenômeno investigativo, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, que permitem obter depoimentos sob a forma de narrativas, como procedimento para a coleta de dados. Como bases teóricas para analisar os saberes docentes do professor universitário, apóia-se em Maurice Tardif; no tocante a reflexividade, identidade profissional e formação continuada, recorre a José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta entre outros; para a questão da Pós-Graduação em Educação e a formação do pesquisador, em Maria Isabel da Cunha, Sueli Mazzilli, Dermeval Saviani e Antônio Joaquim Severino. Procura-se realçar, a partir dos depoimentos dos professores, não apenas as mudanças visíveis, constatáveis através da prática, mas também as intencionalidades contidas nos depoimentos, que revelam mudanças no modo de conceber o trabalho docente. Nesta perspectiva, os professores pesquisados apontam os seguintes aspectos como diferenciais decorrentes do processo de formação no Mestrado de Educação: qualidade das relações interpessoais; relação com alunos e pares; valorização pessoal, organização e gestão do trabalho pedagógico, importância da formação continuada. Ao final deste estudo, conclui-se pela validade da formação de professores de Língua Portuguesa em Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, pela possibilidade que estes oferecem aos docentes de compreender suas trajetórias formativas em relação à prática acadêmica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSA, Marli Aparecida. Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/185 |
identifier_str_mv |
ROSA, Marli Aparecida. Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/1/Marli%20Rosa.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/3/Marli%20Rosa.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/2/Marli%20Rosa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c10508fca30bae2904801cc8cec549e 5cbc14a210989c2192e49f2d2d21dbd2 b7aeb41d7f33028e694eaa55f9056c76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1797310888745631744 |