Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Rosa, Marli Aparecida lattes
Orientador(a): Mazzilli, Sueli lattes
Banca de defesa: Saviani, Nereide lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica de Santos
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Educação e Formação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.unisantos.br/handle/tede/185
Resumo: O reconhecimento da necessidade de associar conhecimentos educacionais e pedagógicos para qualificar o trabalho docente trouxe como conseqüência a busca pelos cursos de Mestrado em Educação por professores de Língua Portuguesa, um espaço privilegiado para este fim. Partindo da premissa que a constituição do professor inscreve-se na sua história de vida e tem sua construção marcada pelas diferentes vivências, ao longo da carreira, esta pesquisa visa compreender as contribuições do Mestrado em Educação para a formação de professores de Língua Portuguesa. Para tanto, a investigação analisa os depoimentos de quatro docentes universitários com formação em Letras, que atuam no Ensino Básico da Rede Pública Estadual da Baixada Santista e egressos do Mestrado em Educação, sobre as repercussões desta formação em relação às suas concepções e práticas pedagógicas. Este estudo orienta-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, que valoriza os processos de produção do fenômeno investigativo, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, que permitem obter depoimentos sob a forma de narrativas, como procedimento para a coleta de dados. Como bases teóricas para analisar os saberes docentes do professor universitário, apóia-se em Maurice Tardif; no tocante a reflexividade, identidade profissional e formação continuada, recorre a José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta entre outros; para a questão da Pós-Graduação em Educação e a formação do pesquisador, em Maria Isabel da Cunha, Sueli Mazzilli, Dermeval Saviani e Antônio Joaquim Severino. Procura-se realçar, a partir dos depoimentos dos professores, não apenas as mudanças visíveis, constatáveis através da prática, mas também as intencionalidades contidas nos depoimentos, que revelam mudanças no modo de conceber o trabalho docente. Nesta perspectiva, os professores pesquisados apontam os seguintes aspectos como diferenciais decorrentes do processo de formação no Mestrado de Educação: qualidade das relações interpessoais; relação com alunos e pares; valorização pessoal, organização e gestão do trabalho pedagógico, importância da formação continuada. Ao final deste estudo, conclui-se pela validade da formação de professores de Língua Portuguesa em Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, pela possibilidade que estes oferecem aos docentes de compreender suas trajetórias formativas em relação à prática acadêmica.
id SANT_dd1a8413431eedf19672739443fe122c
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/185
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str
spelling Mazzilli, SueliCPF:02778221816http://lattes.cnpq.br/2968698836617593Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:051256763http://lattes.cnpq.br/7585025610430769Rosa, Marli Aparecida2015-02-04T21:22:36Z2011-05-192008-12-17ROSA, Marli Aparecida. Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/185O reconhecimento da necessidade de associar conhecimentos educacionais e pedagógicos para qualificar o trabalho docente trouxe como conseqüência a busca pelos cursos de Mestrado em Educação por professores de Língua Portuguesa, um espaço privilegiado para este fim. Partindo da premissa que a constituição do professor inscreve-se na sua história de vida e tem sua construção marcada pelas diferentes vivências, ao longo da carreira, esta pesquisa visa compreender as contribuições do Mestrado em Educação para a formação de professores de Língua Portuguesa. Para tanto, a investigação analisa os depoimentos de quatro docentes universitários com formação em Letras, que atuam no Ensino Básico da Rede Pública Estadual da Baixada Santista e egressos do Mestrado em Educação, sobre as repercussões desta formação em relação às suas concepções e práticas pedagógicas. Este estudo orienta-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, que valoriza os processos de produção do fenômeno investigativo, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, que permitem obter depoimentos sob a forma de narrativas, como procedimento para a coleta de dados. Como bases teóricas para analisar os saberes docentes do professor universitário, apóia-se em Maurice Tardif; no tocante a reflexividade, identidade profissional e formação continuada, recorre a José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta entre outros; para a questão da Pós-Graduação em Educação e a formação do pesquisador, em Maria Isabel da Cunha, Sueli Mazzilli, Dermeval Saviani e Antônio Joaquim Severino. Procura-se realçar, a partir dos depoimentos dos professores, não apenas as mudanças visíveis, constatáveis através da prática, mas também as intencionalidades contidas nos depoimentos, que revelam mudanças no modo de conceber o trabalho docente. Nesta perspectiva, os professores pesquisados apontam os seguintes aspectos como diferenciais decorrentes do processo de formação no Mestrado de Educação: qualidade das relações interpessoais; relação com alunos e pares; valorização pessoal, organização e gestão do trabalho pedagógico, importância da formação continuada. Ao final deste estudo, conclui-se pela validade da formação de professores de Língua Portuguesa em Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, pela possibilidade que estes oferecem aos docentes de compreender suas trajetórias formativas em relação à prática acadêmica.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoformação continuadaformação do Professor de Língua PortuguesaPós-Graduação em EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALMarli Rosa.pdfapplication/pdf354162https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/1/Marli%20Rosa.pdf4c10508fca30bae2904801cc8cec549eMD51THUMBNAILMarli Rosa.pdf.jpgMarli Rosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/3/Marli%20Rosa.pdf.jpg5cbc14a210989c2192e49f2d2d21dbd2MD53TEXTMarli Rosa.pdf.txtMarli Rosa.pdf.txtExtracted texttext/plain148819https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/2/Marli%20Rosa.pdf.txtb7aeb41d7f33028e694eaa55f9056c76MD52tede/1852021-10-04 18:28:43.0oai:tede.unisantos.br:tede/185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
title Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
spellingShingle Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
Rosa, Marli Aparecida
formação continuada
formação do Professor de Língua Portuguesa
Pós-Graduação em Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
title_full Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
title_fullStr Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
title_full_unstemmed Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
title_sort Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa
author Rosa, Marli Aparecida
author_facet Rosa, Marli Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazzilli, Sueli
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:02778221816
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2968698836617593
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Saviani, Nereide
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:37785664820
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1203911603561619
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:051256763
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7585025610430769
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Marli Aparecida
contributor_str_mv Mazzilli, Sueli
Saviani, Nereide
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
formação do Professor de Língua Portuguesa
Pós-Graduação em Educação
topic formação continuada
formação do Professor de Língua Portuguesa
Pós-Graduação em Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O reconhecimento da necessidade de associar conhecimentos educacionais e pedagógicos para qualificar o trabalho docente trouxe como conseqüência a busca pelos cursos de Mestrado em Educação por professores de Língua Portuguesa, um espaço privilegiado para este fim. Partindo da premissa que a constituição do professor inscreve-se na sua história de vida e tem sua construção marcada pelas diferentes vivências, ao longo da carreira, esta pesquisa visa compreender as contribuições do Mestrado em Educação para a formação de professores de Língua Portuguesa. Para tanto, a investigação analisa os depoimentos de quatro docentes universitários com formação em Letras, que atuam no Ensino Básico da Rede Pública Estadual da Baixada Santista e egressos do Mestrado em Educação, sobre as repercussões desta formação em relação às suas concepções e práticas pedagógicas. Este estudo orienta-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, que valoriza os processos de produção do fenômeno investigativo, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, que permitem obter depoimentos sob a forma de narrativas, como procedimento para a coleta de dados. Como bases teóricas para analisar os saberes docentes do professor universitário, apóia-se em Maurice Tardif; no tocante a reflexividade, identidade profissional e formação continuada, recorre a José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta entre outros; para a questão da Pós-Graduação em Educação e a formação do pesquisador, em Maria Isabel da Cunha, Sueli Mazzilli, Dermeval Saviani e Antônio Joaquim Severino. Procura-se realçar, a partir dos depoimentos dos professores, não apenas as mudanças visíveis, constatáveis através da prática, mas também as intencionalidades contidas nos depoimentos, que revelam mudanças no modo de conceber o trabalho docente. Nesta perspectiva, os professores pesquisados apontam os seguintes aspectos como diferenciais decorrentes do processo de formação no Mestrado de Educação: qualidade das relações interpessoais; relação com alunos e pares; valorização pessoal, organização e gestão do trabalho pedagógico, importância da formação continuada. Ao final deste estudo, conclui-se pela validade da formação de professores de Língua Portuguesa em Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, pela possibilidade que estes oferecem aos docentes de compreender suas trajetórias formativas em relação à prática acadêmica.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Marli Aparecida. Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/185
identifier_str_mv ROSA, Marli Aparecida. Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores de língua portuguesa. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/1/Marli%20Rosa.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/3/Marli%20Rosa.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/185/2/Marli%20Rosa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c10508fca30bae2904801cc8cec549e
5cbc14a210989c2192e49f2d2d21dbd2
b7aeb41d7f33028e694eaa55f9056c76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1797310888745631744