O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Paula Helena Novaes Moreira da
Orientador(a): Caetano, Paulo Antônio Silvani lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15593
Resumo: In this dissertation we will use the question bank of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools and technological resources to work on the competences and skills of Geometry proposed by the National Common Curriculum and Curriculum Paulista for the 7th year of elementary school. The development of the work took place through the application of activity sheets in two classes of the 7th year of a public school in the interior of São Paulo, using technological products built and made available in GeoGebra, to support the solution of a closing activity sheet with a specific question of the aforementioned Olympiad.
id SCAR_00da74b5ffb829fd7c05a9bdeb4b85d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15593
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Silva, Paula Helena Novaes Moreira daCaetano, Paulo Antônio Silvanihttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994http://lattes.cnpq.br/21807679326071012022-02-14T11:39:15Z2022-02-14T11:39:15Z2022-01-31SILVA, Paula Helena Novaes Moreira da. O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15593.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15593In this dissertation we will use the question bank of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools and technological resources to work on the competences and skills of Geometry proposed by the National Common Curriculum and Curriculum Paulista for the 7th year of elementary school. The development of the work took place through the application of activity sheets in two classes of the 7th year of a public school in the interior of São Paulo, using technological products built and made available in GeoGebra, to support the solution of a closing activity sheet with a specific question of the aforementioned Olympiad.Nesta dissertação utilizaremos o banco de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e recursos tecnológicos para trabalhar as competências e habilidades de Geometria propostas pela Base Nacional Comum Curricular e Currículo Paulista para o 7º ano do ensino fundamental. O desenvolvimento do trabalho se deu por meio da aplicação de folhas de atividades em duas turmas do 7º ano de uma escola pública do interior de São Paulo, utilizando produtos tecnologicos construídos e disponibilizados no GeoGebra, para embasar a solução de uma folha de atividade de fechamento com uma questão específica da referida olimpíada.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOBMEPBNCCCurrículo paulistaRecuperação da aprendizagemPaulista curriculumLearning recoveryCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIAO uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?The use of OBMEP questions for learning recovery post-pandemic mathematics: where we are and where are we going?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALPPGECE - Paula Helena Novaes Moreira da Silva - Versão Final.pdfPPGECE - Paula Helena Novaes Moreira da Silva - Versão Final.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf10037011https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/1/PPGECE%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf5d20dcb3fe6defac635cd7f9333fd042MD51Carta comprovante - Paula Helena Novaes Moreira da Silva.pdfCarta comprovante - Paula Helena Novaes Moreira da Silva.pdfapplication/pdf1257838https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/2/Carta%20comprovante%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva.pdf56fa00a4cb3662be6f5d18a6552a911fMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTPPGECE - Paula Helena Novaes Moreira da Silva - Versão Final.pdf.txtPPGECE - Paula Helena Novaes Moreira da Silva - Versão Final.pdf.txtExtracted texttext/plain107057https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/4/PPGECE%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt8b6fe743b47eb6682d3431a36d774c69MD54Carta comprovante - Paula Helena Novaes Moreira da Silva.pdf.txtCarta comprovante - Paula Helena Novaes Moreira da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain1544https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/6/Carta%20comprovante%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva.pdf.txt03d5ee334e7de4aa60f8d0662039512dMD56THUMBNAILPPGECE - Paula Helena Novaes Moreira da Silva - Versão Final.pdf.jpgPPGECE - Paula Helena Novaes Moreira da Silva - Versão Final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4919https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/5/PPGECE%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpg799f95afa7249ebbae821725e35789f9MD55Carta comprovante - Paula Helena Novaes Moreira da Silva.pdf.jpgCarta comprovante - Paula Helena Novaes Moreira da Silva.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13554https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/7/Carta%20comprovante%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva.pdf.jpg226ee65d13389ab6d68eef93021cd803MD57ufscar/155932022-02-22 11:13:31.448oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15593Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T13:03:01.215130Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The use of OBMEP questions for learning recovery post-pandemic mathematics: where we are and where are we going?
title O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?
spellingShingle O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?
Silva, Paula Helena Novaes Moreira da
OBMEP
BNCC
Currículo paulista
Recuperação da aprendizagem
Paulista curriculum
Learning recovery
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
title_short O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?
title_full O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?
title_fullStr O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?
title_full_unstemmed O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?
title_sort O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?
author Silva, Paula Helena Novaes Moreira da
author_facet Silva, Paula Helena Novaes Moreira da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2180767932607101
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula Helena Novaes Moreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0370219014539994
contributor_str_mv Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.subject.por.fl_str_mv OBMEP
BNCC
Currículo paulista
Recuperação da aprendizagem
topic OBMEP
BNCC
Currículo paulista
Recuperação da aprendizagem
Paulista curriculum
Learning recovery
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Paulista curriculum
Learning recovery
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
description In this dissertation we will use the question bank of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools and technological resources to work on the competences and skills of Geometry proposed by the National Common Curriculum and Curriculum Paulista for the 7th year of elementary school. The development of the work took place through the application of activity sheets in two classes of the 7th year of a public school in the interior of São Paulo, using technological products built and made available in GeoGebra, to support the solution of a closing activity sheet with a specific question of the aforementioned Olympiad.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T11:39:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T11:39:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Paula Helena Novaes Moreira da. O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15593.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15593
identifier_str_mv SILVA, Paula Helena Novaes Moreira da. O uso das questões da OBMEP para a recuperação da aprendizagem matemática pós- pandemia: onde estamos e para onde vamos?. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15593.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/1/PPGECE%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/2/Carta%20comprovante%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/4/PPGECE%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/6/Carta%20comprovante%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/5/PPGECE%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15593/7/Carta%20comprovante%20-%20Paula%20Helena%20Novaes%20Moreira%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d20dcb3fe6defac635cd7f9333fd042
56fa00a4cb3662be6f5d18a6552a911f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8b6fe743b47eb6682d3431a36d774c69
03d5ee334e7de4aa60f8d0662039512d
799f95afa7249ebbae821725e35789f9
226ee65d13389ab6d68eef93021cd803
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351177275506688