Montagens e desmontagens: vergonha, estigma e desejo na construção das travestilidades na adolescência
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6702 |
Resumo: | This research analyses some teenager travestilities in a social net in the city of Campinas, State of São Paulo, Brazil. The thesis follows a Queer theoretical approach with an ethnographic field that united observation, face to face interviews and also via Messenger and Orkut (an online social site). It focus on new travestilities identity processes that have been built with different references in comparison to older generations of Brazilian travesties: especially less interest in following the motto of being dressed like a woman 24 hours and a restriction in the use of liquid silicon. These teenagers have tried to manipulate their social identities in a tatic and sometimes strategic way - through a process of building the feminine with the use of clothes, wigs and other accessories (montage) and taking them off to present themselves in a masculine performance (desmontagem). We adopt a historical and contextual perspective to understand how these teenager experiences marked by stigma and shame expresses ways of dealing with the closet apparatus. This perspective also emphasizes a sociological comprehension of their subjectivities. The thesis shows a preliminary analysis of how these new body and subjective experiences constitute a mix of resistance and insertion in hegemonic codes of sexuality and gender. |
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Duque, TiagoEscudeiro, Richard Miskolcihttp://lattes.cnpq.br/1623888309974862http://lattes.cnpq.br/59238422901826252016-06-02T20:39:10Z2009-08-282016-06-02T20:39:10Z2009-05-20DUQUE, Tiago. Montagens e desmontagens: vergonha, estigma e desejo na construção das travestilidades na adolescência. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6702This research analyses some teenager travestilities in a social net in the city of Campinas, State of São Paulo, Brazil. The thesis follows a Queer theoretical approach with an ethnographic field that united observation, face to face interviews and also via Messenger and Orkut (an online social site). It focus on new travestilities identity processes that have been built with different references in comparison to older generations of Brazilian travesties: especially less interest in following the motto of being dressed like a woman 24 hours and a restriction in the use of liquid silicon. These teenagers have tried to manipulate their social identities in a tatic and sometimes strategic way - through a process of building the feminine with the use of clothes, wigs and other accessories (montage) and taking them off to present themselves in a masculine performance (desmontagem). We adopt a historical and contextual perspective to understand how these teenager experiences marked by stigma and shame expresses ways of dealing with the closet apparatus. This perspective also emphasizes a sociological comprehension of their subjectivities. The thesis shows a preliminary analysis of how these new body and subjective experiences constitute a mix of resistance and insertion in hegemonic codes of sexuality and gender.Esta pesquisa expõe e analisa algumas travestilidades na adolescência a partir de uma rede social da cidade de Campinas/SP. Por meio do referencial teórico da Teoria Queer e de pesquisa etnográfica que envolveu observação, entrevistas face a face e online, pelo MSN e Orkut, foca nos novos processos de travestilidades que têm sido construídos a partir de referenciais identitários diferentes da geração anterior, como a relativização do estar vestido como mulher 24 horas por dia e a restrição às aplicações de silicone líquido. Por meio das montagens e desmontagens do que se compreende socialmente como feminino e masculino, estas jovens têm buscado manipular identidades sociais de forma tática ou estratégica. Sob uma perspectiva que historiciza e contextualiza estes sujeitos do desejo em relação à sexualidade e ao gênero, a investigação aponta como suas experiências marcadas pela vergonha e pelo estigma têm encontrado na montagem estratégica uma nova forma de relação com o dispositivo do armário . A atenção ao caráter contextual e estratégico de suas identidades privilegia, também, uma compreensão sociológica de suas subjetividades que se efetiva em uma análise preliminar de como estas novas experiências corporais e subjetivas constituem um misto de resistência e inserção em códigos hegemônicos de sexualidade e gênero.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSUFSCarBRGêneroAdolescênciaTeoria QueerDesejoVergonhaEstigma (Psicologia social)AdolescencesQueer TheoryDesireShameStigmaCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAMontagens e desmontagens: vergonha, estigma e desejo na construção das travestilidades na adolescênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2539.pdfapplication/pdf1664752https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6702/1/2539.pdf18fba1ff838f2cb4877723a2cc215c66MD51THUMBNAIL2539.pdf.jpg2539.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13352https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/6702/2/2539.pdf.jpgb40eecb1701a01c8255e2847c7085fbfMD52ufscar/67022020-03-10 13:47:15.573oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/6702Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:51:37.713610Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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