Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Toti, Frederico Augusto
Orientador(a): Pierson, Alice Helena Campos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2263
Resumo: The participating citizenship so central to the goals proclaimed Science Education in the 21 th century. However, there are different conceptions of its meaning and different relations between Science Education and citizenship, not always reconcilable. Despite this, little is clear about the ideas related to citizenship in the research papers in Science Education. Through a survey of theoretical and literature based on elements of Sociology, are characterized these different conceptions of citizenship and functions of the relations between Science Education and citizenship, from articles published in periodicals of international circulation, the area of Science Education. The results lead to significant debates about the relationship between Science Education and citizenship. The functions of these relationships, we analyzed papers seized, have common elements despite presenting itself in different conceptions of citizenship. The analysis suggests that the papers are reflected in four core ideas that currently influence the Science Education in the context of citizenship. These core ideas have been characterized and named: the emergence of a citizenship impulse; emergence of a cognitive impulse; emergence of environmental issues, the emergence of multicultural issues.
id SCAR_05189c75102f9b8cf0cf3f5337523e1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2263
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Toti, Frederico AugustoPierson, Alice Helena Camposhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7http://lattes.cnpq.br/51549497593394582016-06-02T19:35:42Z2011-10-072016-06-02T19:35:42Z2011-05-15TOTI, Frederico Augusto. Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2263The participating citizenship so central to the goals proclaimed Science Education in the 21 th century. However, there are different conceptions of its meaning and different relations between Science Education and citizenship, not always reconcilable. Despite this, little is clear about the ideas related to citizenship in the research papers in Science Education. Through a survey of theoretical and literature based on elements of Sociology, are characterized these different conceptions of citizenship and functions of the relations between Science Education and citizenship, from articles published in periodicals of international circulation, the area of Science Education. The results lead to significant debates about the relationship between Science Education and citizenship. The functions of these relationships, we analyzed papers seized, have common elements despite presenting itself in different conceptions of citizenship. The analysis suggests that the papers are reflected in four core ideas that currently influence the Science Education in the context of citizenship. These core ideas have been characterized and named: the emergence of a citizenship impulse; emergence of a cognitive impulse; emergence of environmental issues, the emergence of multicultural issues.A cidadania participa de maneira central dos objetivos proclamados para a Educação em Ciências no século XXI. Porém, existem distintas concepções acerca de seu significado e diferentes relações estabelecidas entre Educação em Ciências e cidadania, nem sempre conciliáveis. Apesar disso, pouco é esclarecido a respeito das ideias vinculadas à cidadania nos trabalhos de pesquisa em Educação em Ciências. Mediante uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica fundamentada em elementos de Sociologia, são caracterizadas essas concepções de cidadania bem como as diferentes funções das relações estabelecidas entre Educação em Ciências e cidadania, a partir de artigos publicados em importantes periódicos de circulação internacional, da área de Educação em Ciências. Os resultados conduzem a significativos debates acerca das relações entre Educação em Ciências e cidadania. As funções dessas relações, apreendidas nos artigos analisados, possuem elementos comuns apesar de apresentarem-se em diferentes concepções de cidadania. As análises sugerem que os artigos encontram reflexo em quatro núcleos de ideias que atualmente influenciam a Educação em Ciências no contexto da cidadania. Esses núcleos de ideias foram caracterizados e denominados: emergência de um impulso na cidadania; emergência de um impulso cognitivo; emergência da questão ambiental; emergência da questão multicultural. Palavras-chave: Educação em Ciências, cidadania, pesquisas em Educação em Ciências.Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoEducação em CiênciasCidadaniaPesquisas em Educação em CiênciasScience educationCitizenshipResearch in science educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3740.pdfapplication/pdf1830968https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2263/1/3740.pdfa13da19cd4197f6d0a5cdb47b1129a98MD51THUMBNAIL3740.pdf.jpg3740.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8227https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2263/2/3740.pdf.jpg8aba53726648fafc43fda90d1b761e85MD52ufscar/22632019-09-11 02:11:51.379oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2263Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:45:41.318729Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
title Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
spellingShingle Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
Toti, Frederico Augusto
Educação
Educação em Ciências
Cidadania
Pesquisas em Educação em Ciências
Science education
Citizenship
Research in science education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
title_full Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
title_fullStr Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
title_full_unstemmed Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
title_sort Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
author Toti, Frederico Augusto
author_facet Toti, Frederico Augusto
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5154949759339458
dc.contributor.author.fl_str_mv Toti, Frederico Augusto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7
contributor_str_mv Pierson, Alice Helena Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação em Ciências
Cidadania
Pesquisas em Educação em Ciências
topic Educação
Educação em Ciências
Cidadania
Pesquisas em Educação em Ciências
Science education
Citizenship
Research in science education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Science education
Citizenship
Research in science education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The participating citizenship so central to the goals proclaimed Science Education in the 21 th century. However, there are different conceptions of its meaning and different relations between Science Education and citizenship, not always reconcilable. Despite this, little is clear about the ideas related to citizenship in the research papers in Science Education. Through a survey of theoretical and literature based on elements of Sociology, are characterized these different conceptions of citizenship and functions of the relations between Science Education and citizenship, from articles published in periodicals of international circulation, the area of Science Education. The results lead to significant debates about the relationship between Science Education and citizenship. The functions of these relationships, we analyzed papers seized, have common elements despite presenting itself in different conceptions of citizenship. The analysis suggests that the papers are reflected in four core ideas that currently influence the Science Education in the context of citizenship. These core ideas have been characterized and named: the emergence of a citizenship impulse; emergence of a cognitive impulse; emergence of environmental issues, the emergence of multicultural issues.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-07
2016-06-02T19:35:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TOTI, Frederico Augusto. Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2263
identifier_str_mv TOTI, Frederico Augusto. Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2263/1/3740.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2263/2/3740.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a13da19cd4197f6d0a5cdb47b1129a98
8aba53726648fafc43fda90d1b761e85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351067907981312