Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2263 |
Resumo: | The participating citizenship so central to the goals proclaimed Science Education in the 21 th century. However, there are different conceptions of its meaning and different relations between Science Education and citizenship, not always reconcilable. Despite this, little is clear about the ideas related to citizenship in the research papers in Science Education. Through a survey of theoretical and literature based on elements of Sociology, are characterized these different conceptions of citizenship and functions of the relations between Science Education and citizenship, from articles published in periodicals of international circulation, the area of Science Education. The results lead to significant debates about the relationship between Science Education and citizenship. The functions of these relationships, we analyzed papers seized, have common elements despite presenting itself in different conceptions of citizenship. The analysis suggests that the papers are reflected in four core ideas that currently influence the Science Education in the context of citizenship. These core ideas have been characterized and named: the emergence of a citizenship impulse; emergence of a cognitive impulse; emergence of environmental issues, the emergence of multicultural issues. |
id |
SCAR_05189c75102f9b8cf0cf3f5337523e1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2263 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Toti, Frederico AugustoPierson, Alice Helena Camposhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7http://lattes.cnpq.br/51549497593394582016-06-02T19:35:42Z2011-10-072016-06-02T19:35:42Z2011-05-15TOTI, Frederico Augusto. Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2263The participating citizenship so central to the goals proclaimed Science Education in the 21 th century. However, there are different conceptions of its meaning and different relations between Science Education and citizenship, not always reconcilable. Despite this, little is clear about the ideas related to citizenship in the research papers in Science Education. Through a survey of theoretical and literature based on elements of Sociology, are characterized these different conceptions of citizenship and functions of the relations between Science Education and citizenship, from articles published in periodicals of international circulation, the area of Science Education. The results lead to significant debates about the relationship between Science Education and citizenship. The functions of these relationships, we analyzed papers seized, have common elements despite presenting itself in different conceptions of citizenship. The analysis suggests that the papers are reflected in four core ideas that currently influence the Science Education in the context of citizenship. These core ideas have been characterized and named: the emergence of a citizenship impulse; emergence of a cognitive impulse; emergence of environmental issues, the emergence of multicultural issues.A cidadania participa de maneira central dos objetivos proclamados para a Educação em Ciências no século XXI. Porém, existem distintas concepções acerca de seu significado e diferentes relações estabelecidas entre Educação em Ciências e cidadania, nem sempre conciliáveis. Apesar disso, pouco é esclarecido a respeito das ideias vinculadas à cidadania nos trabalhos de pesquisa em Educação em Ciências. Mediante uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica fundamentada em elementos de Sociologia, são caracterizadas essas concepções de cidadania bem como as diferentes funções das relações estabelecidas entre Educação em Ciências e cidadania, a partir de artigos publicados em importantes periódicos de circulação internacional, da área de Educação em Ciências. Os resultados conduzem a significativos debates acerca das relações entre Educação em Ciências e cidadania. As funções dessas relações, apreendidas nos artigos analisados, possuem elementos comuns apesar de apresentarem-se em diferentes concepções de cidadania. As análises sugerem que os artigos encontram reflexo em quatro núcleos de ideias que atualmente influenciam a Educação em Ciências no contexto da cidadania. Esses núcleos de ideias foram caracterizados e denominados: emergência de um impulso na cidadania; emergência de um impulso cognitivo; emergência da questão ambiental; emergência da questão multicultural. Palavras-chave: Educação em Ciências, cidadania, pesquisas em Educação em Ciências.Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoEducação em CiênciasCidadaniaPesquisas em Educação em CiênciasScience educationCitizenshipResearch in science educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3740.pdfapplication/pdf1830968https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2263/1/3740.pdfa13da19cd4197f6d0a5cdb47b1129a98MD51THUMBNAIL3740.pdf.jpg3740.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8227https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2263/2/3740.pdf.jpg8aba53726648fafc43fda90d1b761e85MD52ufscar/22632019-09-11 02:11:51.379oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2263Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:45:41.318729Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências |
title |
Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências |
spellingShingle |
Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências Toti, Frederico Augusto Educação Educação em Ciências Cidadania Pesquisas em Educação em Ciências Science education Citizenship Research in science education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências |
title_full |
Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências |
title_fullStr |
Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências |
title_sort |
Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências |
author |
Toti, Frederico Augusto |
author_facet |
Toti, Frederico Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5154949759339458 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toti, Frederico Augusto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pierson, Alice Helena Campos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7 |
contributor_str_mv |
Pierson, Alice Helena Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação em Ciências Cidadania Pesquisas em Educação em Ciências |
topic |
Educação Educação em Ciências Cidadania Pesquisas em Educação em Ciências Science education Citizenship Research in science education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science education Citizenship Research in science education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The participating citizenship so central to the goals proclaimed Science Education in the 21 th century. However, there are different conceptions of its meaning and different relations between Science Education and citizenship, not always reconcilable. Despite this, little is clear about the ideas related to citizenship in the research papers in Science Education. Through a survey of theoretical and literature based on elements of Sociology, are characterized these different conceptions of citizenship and functions of the relations between Science Education and citizenship, from articles published in periodicals of international circulation, the area of Science Education. The results lead to significant debates about the relationship between Science Education and citizenship. The functions of these relationships, we analyzed papers seized, have common elements despite presenting itself in different conceptions of citizenship. The analysis suggests that the papers are reflected in four core ideas that currently influence the Science Education in the context of citizenship. These core ideas have been characterized and named: the emergence of a citizenship impulse; emergence of a cognitive impulse; emergence of environmental issues, the emergence of multicultural issues. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-07 2016-06-02T19:35:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-05-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:35:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TOTI, Frederico Augusto. Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2263 |
identifier_str_mv |
TOTI, Frederico Augusto. Educação científica e cidadania: as diferentes concepções e funções do conceito de cidadania nas pesquisas em Educação em Ciências. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2263/1/3740.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2263/2/3740.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a13da19cd4197f6d0a5cdb47b1129a98 8aba53726648fafc43fda90d1b761e85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767351067907981312 |