Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Mari, Carina Morais Magri
Orientador(a): Costa, Miguel Antonio Bueno da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3670
Resumo: This work presents collaborations of the ergonomics for the virtual learning environment, for its configuration and its use, seeking the inclusion of people with visual disabilities. These collaborations go along with the cognitive principles of ergonomics in which the focus is on the aspects of the usability and accessibility of interfaces of such environments. The virtual learning environment used was Moodle which is applied at Universidade Federal de São Carlos in order to offer distance education courses and where a visually impaired student takes subjects from the technological sugar-cane alcohol production course. The aim of this work is to analyse the interfaces under the view of accessibility, usability and ergonomics so as to facilitate the usage of the virtual learning environment from visually disabled students, contributing to the improvement of the UFSCar‟s distance education system, providing opportunity of inclusion to people with visual disabilities concerning distance education.
id SCAR_0da18e667eae4b47d9a0c69d237a8341
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3670
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Mari, Carina Morais MagriCosta, Miguel Antonio Bueno dahttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783799T7http://lattes.cnpq.br/41900282793277102016-06-02T19:51:50Z2011-09-282016-06-02T19:51:50Z2011-08-05MARI, Carina Morais Magri. Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3670This work presents collaborations of the ergonomics for the virtual learning environment, for its configuration and its use, seeking the inclusion of people with visual disabilities. These collaborations go along with the cognitive principles of ergonomics in which the focus is on the aspects of the usability and accessibility of interfaces of such environments. The virtual learning environment used was Moodle which is applied at Universidade Federal de São Carlos in order to offer distance education courses and where a visually impaired student takes subjects from the technological sugar-cane alcohol production course. The aim of this work is to analyse the interfaces under the view of accessibility, usability and ergonomics so as to facilitate the usage of the virtual learning environment from visually disabled students, contributing to the improvement of the UFSCar‟s distance education system, providing opportunity of inclusion to people with visual disabilities concerning distance education.RESUMO Este trabalho apresenta colaborações da ergonomia para o projeto de ambientes virtuais de aprendizagem, para a sua configuração e sua utilização, buscando a inclusão de pessoas com deficiência visual. Essas colaborações estão perfiladas com os princípios ergonômicos cognitivos, em que o recorte do trabalho recai sobre os aspectos de usabilidade e acessibilidade de interfaces desses ambientes. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado foi o Moodle, implantado na Universidade Federal de São Carlos para a oferta de cursos na modalidade a distância, utilizado por um deficiente visual em disciplinas ofertadas no curso de tecnologia em produção sucroalcooleira. A atenção desse trabalho está voltada para uma análise das interfaces sob a óptica de acessibilidade, usabilidade e ergonomia, com o objetivo de facilitar o deficiente visual a utilizar o ambiente virtual de aprendizagem, contribuindo para aprimorar o sistema de ensino a distância da UFSCar, dando oportunidade para a inclusão de deficientes visuais na educação a distância.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRErgonomiaEnsino a distânciaDeficiência visualPlataforma MOODLEUsabilidadeAcessibilidadeErgonomia cognitivaAmbiente virtual de aprendizagemVirtual learning environmentMoodleCognitive ergonomicsDistance education systemVisual disabilitiesENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOAvaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3683.pdfapplication/pdf1656161https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3670/1/3683.pdf4370a1447dc3a35ca039441a5aa052d6MD51THUMBNAIL3683.pdf.jpg3683.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7491https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3670/2/3683.pdf.jpg6bb216be42a8dc453663f57bca49db51MD52ufscar/36702019-09-11 02:26:27.321oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3670Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:47:35.467001Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
title Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
spellingShingle Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
Mari, Carina Morais Magri
Ergonomia
Ensino a distância
Deficiência visual
Plataforma MOODLE
Usabilidade
Acessibilidade
Ergonomia cognitiva
Ambiente virtual de aprendizagem
Virtual learning environment
Moodle
Cognitive ergonomics
Distance education system
Visual disabilities
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
title_full Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
title_fullStr Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
title_full_unstemmed Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
title_sort Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
author Mari, Carina Morais Magri
author_facet Mari, Carina Morais Magri
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4190028279327710
dc.contributor.author.fl_str_mv Mari, Carina Morais Magri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Miguel Antonio Bueno da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783799T7
contributor_str_mv Costa, Miguel Antonio Bueno da
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Ensino a distância
Deficiência visual
Plataforma MOODLE
Usabilidade
Acessibilidade
Ergonomia cognitiva
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Ergonomia
Ensino a distância
Deficiência visual
Plataforma MOODLE
Usabilidade
Acessibilidade
Ergonomia cognitiva
Ambiente virtual de aprendizagem
Virtual learning environment
Moodle
Cognitive ergonomics
Distance education system
Visual disabilities
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual learning environment
Moodle
Cognitive ergonomics
Distance education system
Visual disabilities
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description This work presents collaborations of the ergonomics for the virtual learning environment, for its configuration and its use, seeking the inclusion of people with visual disabilities. These collaborations go along with the cognitive principles of ergonomics in which the focus is on the aspects of the usability and accessibility of interfaces of such environments. The virtual learning environment used was Moodle which is applied at Universidade Federal de São Carlos in order to offer distance education courses and where a visually impaired student takes subjects from the technological sugar-cane alcohol production course. The aim of this work is to analyse the interfaces under the view of accessibility, usability and ergonomics so as to facilitate the usage of the virtual learning environment from visually disabled students, contributing to the improvement of the UFSCar‟s distance education system, providing opportunity of inclusion to people with visual disabilities concerning distance education.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-09-28
2016-06-02T19:51:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:51:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARI, Carina Morais Magri. Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3670
identifier_str_mv MARI, Carina Morais Magri. Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3670/1/3683.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3670/2/3683.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4370a1447dc3a35ca039441a5aa052d6
6bb216be42a8dc453663f57bca49db51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351078235406336