Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3670 |
Resumo: | This work presents collaborations of the ergonomics for the virtual learning environment, for its configuration and its use, seeking the inclusion of people with visual disabilities. These collaborations go along with the cognitive principles of ergonomics in which the focus is on the aspects of the usability and accessibility of interfaces of such environments. The virtual learning environment used was Moodle which is applied at Universidade Federal de São Carlos in order to offer distance education courses and where a visually impaired student takes subjects from the technological sugar-cane alcohol production course. The aim of this work is to analyse the interfaces under the view of accessibility, usability and ergonomics so as to facilitate the usage of the virtual learning environment from visually disabled students, contributing to the improvement of the UFSCar‟s distance education system, providing opportunity of inclusion to people with visual disabilities concerning distance education. |
id |
SCAR_0da18e667eae4b47d9a0c69d237a8341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3670 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Mari, Carina Morais MagriCosta, Miguel Antonio Bueno dahttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783799T7http://lattes.cnpq.br/41900282793277102016-06-02T19:51:50Z2011-09-282016-06-02T19:51:50Z2011-08-05MARI, Carina Morais Magri. Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3670This work presents collaborations of the ergonomics for the virtual learning environment, for its configuration and its use, seeking the inclusion of people with visual disabilities. These collaborations go along with the cognitive principles of ergonomics in which the focus is on the aspects of the usability and accessibility of interfaces of such environments. The virtual learning environment used was Moodle which is applied at Universidade Federal de São Carlos in order to offer distance education courses and where a visually impaired student takes subjects from the technological sugar-cane alcohol production course. The aim of this work is to analyse the interfaces under the view of accessibility, usability and ergonomics so as to facilitate the usage of the virtual learning environment from visually disabled students, contributing to the improvement of the UFSCar‟s distance education system, providing opportunity of inclusion to people with visual disabilities concerning distance education.RESUMO Este trabalho apresenta colaborações da ergonomia para o projeto de ambientes virtuais de aprendizagem, para a sua configuração e sua utilização, buscando a inclusão de pessoas com deficiência visual. Essas colaborações estão perfiladas com os princípios ergonômicos cognitivos, em que o recorte do trabalho recai sobre os aspectos de usabilidade e acessibilidade de interfaces desses ambientes. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado foi o Moodle, implantado na Universidade Federal de São Carlos para a oferta de cursos na modalidade a distância, utilizado por um deficiente visual em disciplinas ofertadas no curso de tecnologia em produção sucroalcooleira. A atenção desse trabalho está voltada para uma análise das interfaces sob a óptica de acessibilidade, usabilidade e ergonomia, com o objetivo de facilitar o deficiente visual a utilizar o ambiente virtual de aprendizagem, contribuindo para aprimorar o sistema de ensino a distância da UFSCar, dando oportunidade para a inclusão de deficientes visuais na educação a distância.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRErgonomiaEnsino a distânciaDeficiência visualPlataforma MOODLEUsabilidadeAcessibilidadeErgonomia cognitivaAmbiente virtual de aprendizagemVirtual learning environmentMoodleCognitive ergonomicsDistance education systemVisual disabilitiesENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOAvaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3683.pdfapplication/pdf1656161https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3670/1/3683.pdf4370a1447dc3a35ca039441a5aa052d6MD51THUMBNAIL3683.pdf.jpg3683.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7491https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3670/2/3683.pdf.jpg6bb216be42a8dc453663f57bca49db51MD52ufscar/36702019-09-11 02:26:27.321oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3670Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:47:35.467001Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais |
title |
Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais |
spellingShingle |
Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais Mari, Carina Morais Magri Ergonomia Ensino a distância Deficiência visual Plataforma MOODLE Usabilidade Acessibilidade Ergonomia cognitiva Ambiente virtual de aprendizagem Virtual learning environment Moodle Cognitive ergonomics Distance education system Visual disabilities ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais |
title_full |
Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais |
title_fullStr |
Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais |
title_sort |
Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais |
author |
Mari, Carina Morais Magri |
author_facet |
Mari, Carina Morais Magri |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4190028279327710 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mari, Carina Morais Magri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Miguel Antonio Bueno da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783799T7 |
contributor_str_mv |
Costa, Miguel Antonio Bueno da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ergonomia Ensino a distância Deficiência visual Plataforma MOODLE Usabilidade Acessibilidade Ergonomia cognitiva Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Ergonomia Ensino a distância Deficiência visual Plataforma MOODLE Usabilidade Acessibilidade Ergonomia cognitiva Ambiente virtual de aprendizagem Virtual learning environment Moodle Cognitive ergonomics Distance education system Visual disabilities ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual learning environment Moodle Cognitive ergonomics Distance education system Visual disabilities |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
This work presents collaborations of the ergonomics for the virtual learning environment, for its configuration and its use, seeking the inclusion of people with visual disabilities. These collaborations go along with the cognitive principles of ergonomics in which the focus is on the aspects of the usability and accessibility of interfaces of such environments. The virtual learning environment used was Moodle which is applied at Universidade Federal de São Carlos in order to offer distance education courses and where a visually impaired student takes subjects from the technological sugar-cane alcohol production course. The aim of this work is to analyse the interfaces under the view of accessibility, usability and ergonomics so as to facilitate the usage of the virtual learning environment from visually disabled students, contributing to the improvement of the UFSCar‟s distance education system, providing opportunity of inclusion to people with visual disabilities concerning distance education. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-09-28 2016-06-02T19:51:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:51:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARI, Carina Morais Magri. Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3670 |
identifier_str_mv |
MARI, Carina Morais Magri. Avaliação da acessibilidade e da usabilidade de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3670/1/3683.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3670/2/3683.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4370a1447dc3a35ca039441a5aa052d6 6bb216be42a8dc453663f57bca49db51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767351078235406336 |