Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Barizon, Talita
Orientador(a): Barbosa, Lúcia Maria de Assunção lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5697
Resumo: In recent years, research on Portuguese as foreign language teaching and learning has been the recipient of great academic interest. This is due to several factors, such as the creation of international partnerships (MERCOSUL), easier mobility (tourism) and interest in Brazilian nature and natural products. Furthermore, Portuguese is the native language of more than 250 million speakers, which makes it the sixth most spoken native language in the world, and the third in the West. In this growing field of research, one prominent topic is educational materials, and more particularly educational books used for teaching Portuguese as foreign language. In this dissertation, educational books are considered a multimodal genre that is crucial in the teaching-learning process (which also involves teachers and students). Considering educational books multimodal/multi-semiotic character, we propose an analysis of the images/pictures/photographs portraying Brazilian people and land. Based on the images presented by educational books, this study s guiding question is: how are Brazilians and Brazil portrayed in Portuguese as foreign language educational books? Thus, the investigation is carried out as qualitative research, as it follows criteria of representativeness, not of probabilistic sampling.
id SCAR_0e01d3e012eff6731bdc95a43fc341e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5697
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Barizon, TalitaBarbosa, Lúcia Maria de Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/5030878430187815http://lattes.cnpq.br/19633195253062672016-06-02T20:25:06Z2010-10-272016-06-02T20:25:06Z2010-09-10BARIZON, Talita. Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5697In recent years, research on Portuguese as foreign language teaching and learning has been the recipient of great academic interest. This is due to several factors, such as the creation of international partnerships (MERCOSUL), easier mobility (tourism) and interest in Brazilian nature and natural products. Furthermore, Portuguese is the native language of more than 250 million speakers, which makes it the sixth most spoken native language in the world, and the third in the West. In this growing field of research, one prominent topic is educational materials, and more particularly educational books used for teaching Portuguese as foreign language. In this dissertation, educational books are considered a multimodal genre that is crucial in the teaching-learning process (which also involves teachers and students). Considering educational books multimodal/multi-semiotic character, we propose an analysis of the images/pictures/photographs portraying Brazilian people and land. Based on the images presented by educational books, this study s guiding question is: how are Brazilians and Brazil portrayed in Portuguese as foreign language educational books? Thus, the investigation is carried out as qualitative research, as it follows criteria of representativeness, not of probabilistic sampling.As pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Português para estrangeiros têm despertado grande interesse acadêmico nos últimos anos. Isso se deve a diversos fatores, entre eles: os acordos internacionais (entre eles, o MERCOSUL), a facilidade de acesso e deslocamento (turismo) e o interesse nas belezas e produtos naturais brasileiros. Além disso, a Língua Portuguesa conta com mais de 250 milhões de falantes nativos, o que lhe dá o status de ser a sexta língua materna mais falada no mundo e a terceira língua mais falada no Ocidente. Neste crescente campo de pesquisa, inserem-se aquelas sobre material didático, mais especificamente o livro didático, utilizado nas aulas de português para falantes de outras línguas. Nesta dissertação, consideramos o livro didático um gênero multimodal de presença fundamental no processo de ensino e aprendizagem, no qual também se inserem alunos e professores. Diante desta característica multimodal/multissemiótica do livro didático, propõe-se neste trabalho analisar as imagens/gravuras/fotografias que retratam nosso povo e nosso país. Baseando-nos, portanto, nas imagens apresentadas pelos livros didáticos temos como pergunta norteadora deste estudo: de que forma o Brasil e os brasileiros são (re)tratados nas imagens dos livros didáticos de português para estrangeiros? Neste sentido, nossa investigação baseia-se na pesquisa de caráter investigativo-qualitativo, por obedecer a critérios de representatividade, não de amostra probabilística.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRPortuguês para estrangeirosLivros didáticosImagemEnsino - aprendizagemLíngua portuguesaAprendizagem de línguasPortuguese as foreign languageImages/picturesEducational booksLanguage learning and teachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAFaces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3271.pdfapplication/pdf2514165https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5697/1/3271.pdf0d1c7fbeb64923fb070e9a9889365e1dMD51THUMBNAIL3271.pdf.jpg3271.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10279https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5697/2/3271.pdf.jpgb5e38bb0ad5cda441780e0f55d706b12MD52ufscar/56972019-09-11 02:49:11.549oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5697Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:50:18.679179Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros
title Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros
spellingShingle Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros
Barizon, Talita
Português para estrangeiros
Livros didáticos
Imagem
Ensino - aprendizagem
Língua portuguesa
Aprendizagem de línguas
Portuguese as foreign language
Images/pictures
Educational books
Language learning and teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros
title_full Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros
title_fullStr Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros
title_full_unstemmed Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros
title_sort Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros
author Barizon, Talita
author_facet Barizon, Talita
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1963319525306267
dc.contributor.author.fl_str_mv Barizon, Talita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5030878430187815
contributor_str_mv Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Português para estrangeiros
Livros didáticos
Imagem
Ensino - aprendizagem
Língua portuguesa
Aprendizagem de línguas
topic Português para estrangeiros
Livros didáticos
Imagem
Ensino - aprendizagem
Língua portuguesa
Aprendizagem de línguas
Portuguese as foreign language
Images/pictures
Educational books
Language learning and teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese as foreign language
Images/pictures
Educational books
Language learning and teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description In recent years, research on Portuguese as foreign language teaching and learning has been the recipient of great academic interest. This is due to several factors, such as the creation of international partnerships (MERCOSUL), easier mobility (tourism) and interest in Brazilian nature and natural products. Furthermore, Portuguese is the native language of more than 250 million speakers, which makes it the sixth most spoken native language in the world, and the third in the West. In this growing field of research, one prominent topic is educational materials, and more particularly educational books used for teaching Portuguese as foreign language. In this dissertation, educational books are considered a multimodal genre that is crucial in the teaching-learning process (which also involves teachers and students). Considering educational books multimodal/multi-semiotic character, we propose an analysis of the images/pictures/photographs portraying Brazilian people and land. Based on the images presented by educational books, this study s guiding question is: how are Brazilians and Brazil portrayed in Portuguese as foreign language educational books? Thus, the investigation is carried out as qualitative research, as it follows criteria of representativeness, not of probabilistic sampling.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-27
2016-06-02T20:25:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:25:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARIZON, Talita. Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5697
identifier_str_mv BARIZON, Talita. Faces do Brasil e dos brasileiros em imagens de livros didáticos de português para estrangeiros. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5697/1/3271.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5697/2/3271.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d1c7fbeb64923fb070e9a9889365e1d
b5e38bb0ad5cda441780e0f55d706b12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351093215363072