A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Gonçalves, Fabrício Pimentel
Orientador(a): Massago, Sadao lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911
Resumo: The objective of this work is to study how games can be used in learning environments, to seek how to carry out this experience and to present results in recent academic research. This work examines how games affect the relationship between students and gamification tools. As a method, bibliographic research was used in order to understand what gamification is and to find examples of gamification in teaching. Subsequently, a survey was conducted in the class of a Technical course in Electrotechnics to study how students connect with the gamified teaching tools. The results obtained show that, for the selected scenarios, the use of this teaching tool allows students to obtain greater motivation and interest in comparison with traditional lessons.
id SCAR_1f030795858793c47207bf700827e31f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13911
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Gonçalves, Fabrício PimentelMassago, Sadaohttp://lattes.cnpq.br/1915704875970931http://lattes.cnpq.br/27008202511986872021-03-04T11:43:02Z2021-03-04T11:43:02Z2021-02-18GONÇALVES, Fabrício Pimentel. A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911The objective of this work is to study how games can be used in learning environments, to seek how to carry out this experience and to present results in recent academic research. This work examines how games affect the relationship between students and gamification tools. As a method, bibliographic research was used in order to understand what gamification is and to find examples of gamification in teaching. Subsequently, a survey was conducted in the class of a Technical course in Electrotechnics to study how students connect with the gamified teaching tools. The results obtained show that, for the selected scenarios, the use of this teaching tool allows students to obtain greater motivation and interest in comparison with traditional lessons.O objetivo deste trabalho é estudar como os jogos podem ser utilizados em ambientes de ensino, buscar como realizar essa experiência e apresentar resultados no panorama da recente pesquisa acadêmica. Este trabalho examina como os jogos afetam a relação entre os alunos e as ferramentas de gamificação. Como método, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, a fim de se entender o que é gamificação e encontrar exemplos de gamificação no ensino. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa na turma do curso Técnico em Eletrotécnica para estudar como os alunos se conectam com as ferramentas de ensino gamificado. Os resultados obtidos mostram que, para os cenários selecionados, a utilização desta ferramenta de ensino permite aos alunos obter maior motivação e interesse em comparação com as aulas tradicionais.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessJogos na educaçãoEnsino gamificadoGamificaçãoGames in educationTeaching through GamesGamificationCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticosGamification in teaching: use of sensory resources in the learning of mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdfTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdfDissertaçãoapplication/pdf1192087https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/1/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf65414e514800ceb756378a03882318adMD51Carta comprovante PPGECE-assinada.pdfCarta comprovante PPGECE-assinada.pdfCarta comprovante orientadorapplication/pdf105782https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/2/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf60b79b1aaa991d27776bf51b99e3d45dMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdf.txtTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdf.txtExtracted texttext/plain95008https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/4/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf.txtebee647cf2fc793392eac96840da5657MD54Carta comprovante PPGECE-assinada.pdf.txtCarta comprovante PPGECE-assinada.pdf.txtExtracted texttext/plain1479https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/6/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf.txt515f328c9c1b173b59e597e3e083909aMD56THUMBNAILTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdf.jpgTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5555https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/5/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf.jpg45e50d11bb73ae7387a65d79ca63ca34MD55Carta comprovante PPGECE-assinada.pdf.jpgCarta comprovante PPGECE-assinada.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg14423https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/7/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf.jpg407455f381ec14b339263bab1af6e8edMD57ufscar/139112021-03-05 03:19:22.877oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13911Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T13:00:50.404313Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Gamification in teaching: use of sensory resources in the learning of mathematics
title A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
spellingShingle A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
Gonçalves, Fabrício Pimentel
Jogos na educação
Ensino gamificado
Gamificação
Games in education
Teaching through Games
Gamification
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
title_full A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
title_fullStr A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
title_full_unstemmed A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
title_sort A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
author Gonçalves, Fabrício Pimentel
author_facet Gonçalves, Fabrício Pimentel
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2700820251198687
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Fabrício Pimentel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massago, Sadao
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1915704875970931
contributor_str_mv Massago, Sadao
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos na educação
Ensino gamificado
Gamificação
topic Jogos na educação
Ensino gamificado
Gamificação
Games in education
Teaching through Games
Gamification
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Games in education
Teaching through Games
Gamification
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The objective of this work is to study how games can be used in learning environments, to seek how to carry out this experience and to present results in recent academic research. This work examines how games affect the relationship between students and gamification tools. As a method, bibliographic research was used in order to understand what gamification is and to find examples of gamification in teaching. Subsequently, a survey was conducted in the class of a Technical course in Electrotechnics to study how students connect with the gamified teaching tools. The results obtained show that, for the selected scenarios, the use of this teaching tool allows students to obtain greater motivation and interest in comparison with traditional lessons.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-04T11:43:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-04T11:43:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Fabrício Pimentel. A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911
identifier_str_mv GONÇALVES, Fabrício Pimentel. A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/1/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/2/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/3/license_rdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/4/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/6/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/5/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf.jpg
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/13911/7/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65414e514800ceb756378a03882318ad
60b79b1aaa991d27776bf51b99e3d45d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ebee647cf2fc793392eac96840da5657
515f328c9c1b173b59e597e3e083909a
45e50d11bb73ae7387a65d79ca63ca34
407455f381ec14b339263bab1af6e8ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351167659016192