A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2637 |
Resumo: | This present work aims to investigate the implementation of distance education as a mode of education with to formation in pedagogy at the University Federal of San Carlos, noting the authority and the body present or absent in pedagogical relationships mediated by Information Technology and Communication. Therefore a study was conducted on Culture, Technology and Education to draw a picture about the prevalence of technology in everyday society, then addressing public policies for the implementation of distance learning in Brazil, highlighting how this type of education occurred on UFSCar. After that, through interviews and questionnaires were analyzed issues mentioned above, through the theoretical framework of critical theory. |
id |
SCAR_27f0424be0ddea36824b1cff3a80b563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2637 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Verdan, Kelly Cristiane da SilvaZuin, Antônio Álvaro Soareshttp://lattes.cnpq.br/5543562307373287http://lattes.cnpq.br/96422864256538132016-06-02T19:39:29Z2012-11-092016-06-02T19:39:29Z2012-06-19VERDAN, Kelly Cristiane da Silva. A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2637This present work aims to investigate the implementation of distance education as a mode of education with to formation in pedagogy at the University Federal of San Carlos, noting the authority and the body present or absent in pedagogical relationships mediated by Information Technology and Communication. Therefore a study was conducted on Culture, Technology and Education to draw a picture about the prevalence of technology in everyday society, then addressing public policies for the implementation of distance learning in Brazil, highlighting how this type of education occurred on UFSCar. After that, through interviews and questionnaires were analyzed issues mentioned above, through the theoretical framework of critical theory.Este presente trabalho tem por objetivo investigar a implantação da Educação a Distância como modalidade de ensino no que tange a formação em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos, observando a autoridade, a autonomia e o corpo presentes ou ausentes nas relações pedagógicas mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Para tanto foi realizado um estudo sobre a Cultura, Tecnologia e Educação para traçar um panorama sobre a preponderância da tecnologia no cotidiano da sociedade, abordando então as políticas públicas para a implantação da EaD no Brasil, pontuando como esta modalidade da educação ocorreu na UFSCar. Após isto, por meio de entrevistas e questionários foram analisadas as questões citadas acima, por meio do referencial teórico da teoria crítica.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação a distânciaMagistérioTecnologia da informaçãoAutoridadeCorpoAutonomiaDistance EducationTeaching, Information TechnologyAuthorityBodyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4665.pdfapplication/pdf1395988https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/1/4665.pdf3437d11652bf6770f47be0c6d613923bMD51TEXT4665.pdf.txt4665.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/2/4665.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4665.pdf.jpg4665.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6578https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/3/4665.pdf.jpgd501fac0283fd961f59146d02c3c2f36MD53ufscar/26372019-09-11 04:09:54.499oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2637Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:11.251263Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação |
title |
A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação |
spellingShingle |
A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação Verdan, Kelly Cristiane da Silva Educação a distância Magistério Tecnologia da informação Autoridade Corpo Autonomia Distance Education Teaching, Information Technology Authority Body CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_full |
A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_fullStr |
A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_full_unstemmed |
A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_sort |
A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação |
author |
Verdan, Kelly Cristiane da Silva |
author_facet |
Verdan, Kelly Cristiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9642286425653813 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdan, Kelly Cristiane da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zuin, Antônio Álvaro Soares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5543562307373287 |
contributor_str_mv |
Zuin, Antônio Álvaro Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Magistério Tecnologia da informação Autoridade Corpo Autonomia |
topic |
Educação a distância Magistério Tecnologia da informação Autoridade Corpo Autonomia Distance Education Teaching, Information Technology Authority Body CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Education Teaching, Information Technology Authority Body |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This present work aims to investigate the implementation of distance education as a mode of education with to formation in pedagogy at the University Federal of San Carlos, noting the authority and the body present or absent in pedagogical relationships mediated by Information Technology and Communication. Therefore a study was conducted on Culture, Technology and Education to draw a picture about the prevalence of technology in everyday society, then addressing public policies for the implementation of distance learning in Brazil, highlighting how this type of education occurred on UFSCar. After that, through interviews and questionnaires were analyzed issues mentioned above, through the theoretical framework of critical theory. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-09 2016-06-02T19:39:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VERDAN, Kelly Cristiane da Silva. A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2637 |
identifier_str_mv |
VERDAN, Kelly Cristiane da Silva. A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/1/4665.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/2/4665.pdf.txt https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/3/4665.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3437d11652bf6770f47be0c6d613923b d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d501fac0283fd961f59146d02c3c2f36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767351070397300736 |