A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Verdan, Kelly Cristiane da Silva
Orientador(a): Zuin, Antônio Álvaro Soares lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2637
Resumo: This present work aims to investigate the implementation of distance education as a mode of education with to formation in pedagogy at the University Federal of San Carlos, noting the authority and the body present or absent in pedagogical relationships mediated by Information Technology and Communication. Therefore a study was conducted on Culture, Technology and Education to draw a picture about the prevalence of technology in everyday society, then addressing public policies for the implementation of distance learning in Brazil, highlighting how this type of education occurred on UFSCar. After that, through interviews and questionnaires were analyzed issues mentioned above, through the theoretical framework of critical theory.
id SCAR_27f0424be0ddea36824b1cff3a80b563
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2637
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Verdan, Kelly Cristiane da SilvaZuin, Antônio Álvaro Soareshttp://lattes.cnpq.br/5543562307373287http://lattes.cnpq.br/96422864256538132016-06-02T19:39:29Z2012-11-092016-06-02T19:39:29Z2012-06-19VERDAN, Kelly Cristiane da Silva. A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2637This present work aims to investigate the implementation of distance education as a mode of education with to formation in pedagogy at the University Federal of San Carlos, noting the authority and the body present or absent in pedagogical relationships mediated by Information Technology and Communication. Therefore a study was conducted on Culture, Technology and Education to draw a picture about the prevalence of technology in everyday society, then addressing public policies for the implementation of distance learning in Brazil, highlighting how this type of education occurred on UFSCar. After that, through interviews and questionnaires were analyzed issues mentioned above, through the theoretical framework of critical theory.Este presente trabalho tem por objetivo investigar a implantação da Educação a Distância como modalidade de ensino no que tange a formação em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos, observando a autoridade, a autonomia e o corpo presentes ou ausentes nas relações pedagógicas mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Para tanto foi realizado um estudo sobre a Cultura, Tecnologia e Educação para traçar um panorama sobre a preponderância da tecnologia no cotidiano da sociedade, abordando então as políticas públicas para a implantação da EaD no Brasil, pontuando como esta modalidade da educação ocorreu na UFSCar. Após isto, por meio de entrevistas e questionários foram analisadas as questões citadas acima, por meio do referencial teórico da teoria crítica.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação a distânciaMagistérioTecnologia da informaçãoAutoridadeCorpoAutonomiaDistance EducationTeaching, Information TechnologyAuthorityBodyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4665.pdfapplication/pdf1395988https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/1/4665.pdf3437d11652bf6770f47be0c6d613923bMD51TEXT4665.pdf.txt4665.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/2/4665.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4665.pdf.jpg4665.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6578https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/3/4665.pdf.jpgd501fac0283fd961f59146d02c3c2f36MD53ufscar/26372019-09-11 04:09:54.499oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2637Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:11.251263Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
title A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
spellingShingle A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
Verdan, Kelly Cristiane da Silva
Educação a distância
Magistério
Tecnologia da informação
Autoridade
Corpo
Autonomia
Distance Education
Teaching, Information Technology
Authority
Body
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
title_full A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
title_fullStr A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
title_full_unstemmed A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
title_sort A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
author Verdan, Kelly Cristiane da Silva
author_facet Verdan, Kelly Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9642286425653813
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdan, Kelly Cristiane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5543562307373287
contributor_str_mv Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Magistério
Tecnologia da informação
Autoridade
Corpo
Autonomia
topic Educação a distância
Magistério
Tecnologia da informação
Autoridade
Corpo
Autonomia
Distance Education
Teaching, Information Technology
Authority
Body
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
Teaching, Information Technology
Authority
Body
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This present work aims to investigate the implementation of distance education as a mode of education with to formation in pedagogy at the University Federal of San Carlos, noting the authority and the body present or absent in pedagogical relationships mediated by Information Technology and Communication. Therefore a study was conducted on Culture, Technology and Education to draw a picture about the prevalence of technology in everyday society, then addressing public policies for the implementation of distance learning in Brazil, highlighting how this type of education occurred on UFSCar. After that, through interviews and questionnaires were analyzed issues mentioned above, through the theoretical framework of critical theory.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-09
2016-06-02T19:39:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VERDAN, Kelly Cristiane da Silva. A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2637
identifier_str_mv VERDAN, Kelly Cristiane da Silva. A Educação a Distância e a formação de professores na UFSCar : a autoridade, a autonomia e o corpo mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/1/4665.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/2/4665.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2637/3/4665.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3437d11652bf6770f47be0c6d613923b
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d501fac0283fd961f59146d02c3c2f36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351070397300736