Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Leal, Igor Gabriel
Orientador(a): Fernandes, Jarina Rodrigues lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579
Resumo: This bibliographic research has as central theme educational transformative school practices in Youth and Adult Education (EJA). In this sense, the general objective of this work is to: identify and analyze school pedagogical practices in Latin America and the Caribbean, in view of the contributions of the elements that compose them to the offer of transformative practices for young people and adults. To do so, we start from a theoretical framework based on Paulo Freire, as well as on other authors who relate in a coherent way with this main framework. Following the theoretical contributions of the bibliographic research, this research investigated 55 articles from four different magazines focused on Youth and Adult Education and indexed in the Latindex catalog, in the search to establish whether and how the practices described in these articles contribute to overcoming exclusionary situations. The results indicate that the analyzed practices contribute to overcoming exclusionary situations related to: Human and Civil Rights; Illiteracy; Conflicts of knowledge; Methodological conflicts; Organizational and Physical Conflicts. Such practices can, therefore, be considered transformative when articulating with strategies that relate to the Freirean concepts presented in the theoretical framework of this research. We also highlight articles analyzed that did not seek to intervene in any exclusionary situation.
id SCAR_4d64b6dc8da05b75fe96ea30f788c135
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14579
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Leal, Igor GabrielFernandes, Jarina Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6612611612919706http://lattes.cnpq.br/62265174608478192021-07-12T16:40:41Z2021-07-12T16:40:41Z2021-06-18LEAL, Igor Gabriel. Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579This bibliographic research has as central theme educational transformative school practices in Youth and Adult Education (EJA). In this sense, the general objective of this work is to: identify and analyze school pedagogical practices in Latin America and the Caribbean, in view of the contributions of the elements that compose them to the offer of transformative practices for young people and adults. To do so, we start from a theoretical framework based on Paulo Freire, as well as on other authors who relate in a coherent way with this main framework. Following the theoretical contributions of the bibliographic research, this research investigated 55 articles from four different magazines focused on Youth and Adult Education and indexed in the Latindex catalog, in the search to establish whether and how the practices described in these articles contribute to overcoming exclusionary situations. The results indicate that the analyzed practices contribute to overcoming exclusionary situations related to: Human and Civil Rights; Illiteracy; Conflicts of knowledge; Methodological conflicts; Organizational and Physical Conflicts. Such practices can, therefore, be considered transformative when articulating with strategies that relate to the Freirean concepts presented in the theoretical framework of this research. We also highlight articles analyzed that did not seek to intervene in any exclusionary situation.Esta pesquisa de caráter bibliográfico tem como temática central práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em: identificar e analisar práticas pedagógicas escolares da América Latina e Caribe, tendo em vista as contribuições dos elementos que as compõem para a oferta de práticas transformadoras para os jovens e adultos. Para tanto, partimos de um referencial teórico pautado em Paulo Freire, bem como, em outros autores que se relacionam de forma coerente com este referencial principal. Seguindo os aportes teóricos da pesquisa bibliográfica, esta pesquisa investigou 55 artigos de quatro diferentes revistas voltadas à Educação de Jovens e Adultos e indexadas no catálogo Latindex, na busca por estabelecer se e como as práticas descritas nestes artigos contribuem para a superação de situações excludentes. Os resultados indicam que as práticas analisadas contribuem para a superação de situações excludentes relacionadas aos: Direitos Humanos e Civis; Analfabetismo; Conflitos de saberes; Conflitos Metodológicos; Conflitos Organizacionais e Físicos. Tais práticas podem, assim, ser consideradas transformadoras ao se articular com estratégias que se relacionam com os conceitos freireanos apresentados no marco teórico desta pesquisa. Destacamos ainda artigos analisados que não buscavam intervir em nenhuma situação excludente.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação de Jovens e AdultosEducação escolar básicaProcesso de ensino-aprendizagemYouth and Adult EducationBasic school educationTeaching-learning processCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMPráticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e CaribeTransforming school pedagogical practices in Youth and Adult Education: contributions from Latin American and Caribbean magazinesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação Igor Gabriel Leal 29.06.pdfDissertação Igor Gabriel Leal 29.06.pdfDissertação de mestrado Igor Gabriel Lealapplication/pdf2458005https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Igor%20Gabriel%20Leal%2029.06.pdfea7f8ac71b6ec64c5c164f63a2da3963MD51carta-comprovante-ORIENTADOR _assinada.pdfcarta-comprovante-ORIENTADOR _assinada.pdfCarta comprovante assinadaapplication/pdf87545https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/2/carta-comprovante-ORIENTADOR%20_assinada.pdf4646348407ce8b331a46774ef8d86a27MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertação Igor Gabriel Leal 29.06.pdf.txtDissertação Igor Gabriel Leal 29.06.pdf.txtExtracted texttext/plain345359https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Igor%20Gabriel%20Leal%2029.06.pdf.txt071853248ce9623a9589532f591a5e92MD54carta-comprovante-ORIENTADOR _assinada.pdf.txtcarta-comprovante-ORIENTADOR _assinada.pdf.txtExtracted texttext/plain1644https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/6/carta-comprovante-ORIENTADOR%20_assinada.pdf.txtaeb4315261bf64455b49ed284d21949eMD56THUMBNAILDissertação Igor Gabriel Leal 29.06.pdf.jpgDissertação Igor Gabriel Leal 29.06.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6723https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Igor%20Gabriel%20Leal%2029.06.pdf.jpgccb9b7b76eaa1fae99841370f0e941f5MD55carta-comprovante-ORIENTADOR _assinada.pdf.jpgcarta-comprovante-ORIENTADOR _assinada.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg16095https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/7/carta-comprovante-ORIENTADOR%20_assinada.pdf.jpg4bc148cea9757fd17b4eccace3cd7aa0MD57ufscar/145792021-07-13 03:12:39.273oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14579Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T13:01:43.261634Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Transforming school pedagogical practices in Youth and Adult Education: contributions from Latin American and Caribbean magazines
title Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
spellingShingle Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
Leal, Igor Gabriel
Educação de Jovens e Adultos
Educação escolar básica
Processo de ensino-aprendizagem
Youth and Adult Education
Basic school education
Teaching-learning process
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
title_full Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
title_fullStr Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
title_sort Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
author Leal, Igor Gabriel
author_facet Leal, Igor Gabriel
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6226517460847819
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Igor Gabriel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Jarina Rodrigues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6612611612919706
contributor_str_mv Fernandes, Jarina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Educação escolar básica
Processo de ensino-aprendizagem
topic Educação de Jovens e Adultos
Educação escolar básica
Processo de ensino-aprendizagem
Youth and Adult Education
Basic school education
Teaching-learning process
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and Adult Education
Basic school education
Teaching-learning process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This bibliographic research has as central theme educational transformative school practices in Youth and Adult Education (EJA). In this sense, the general objective of this work is to: identify and analyze school pedagogical practices in Latin America and the Caribbean, in view of the contributions of the elements that compose them to the offer of transformative practices for young people and adults. To do so, we start from a theoretical framework based on Paulo Freire, as well as on other authors who relate in a coherent way with this main framework. Following the theoretical contributions of the bibliographic research, this research investigated 55 articles from four different magazines focused on Youth and Adult Education and indexed in the Latindex catalog, in the search to establish whether and how the practices described in these articles contribute to overcoming exclusionary situations. The results indicate that the analyzed practices contribute to overcoming exclusionary situations related to: Human and Civil Rights; Illiteracy; Conflicts of knowledge; Methodological conflicts; Organizational and Physical Conflicts. Such practices can, therefore, be considered transformative when articulating with strategies that relate to the Freirean concepts presented in the theoretical framework of this research. We also highlight articles analyzed that did not seek to intervene in any exclusionary situation.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-12T16:40:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-12T16:40:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEAL, Igor Gabriel. Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579
identifier_str_mv LEAL, Igor Gabriel. Práticas pedagógicas transformadoras escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Igor%20Gabriel%20Leal%2029.06.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/2/carta-comprovante-ORIENTADOR%20_assinada.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/3/license_rdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Igor%20Gabriel%20Leal%2029.06.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/6/carta-comprovante-ORIENTADOR%20_assinada.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Igor%20Gabriel%20Leal%2029.06.pdf.jpg
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/14579/7/carta-comprovante-ORIENTADOR%20_assinada.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea7f8ac71b6ec64c5c164f63a2da3963
4646348407ce8b331a46774ef8d86a27
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
071853248ce9623a9589532f591a5e92
aeb4315261bf64455b49ed284d21949e
ccb9b7b76eaa1fae99841370f0e941f5
4bc148cea9757fd17b4eccace3cd7aa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351171566010368