A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Costa, Vitor Aparecido Pereira da
Orientador(a): Filho, Antonio Noel lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131
Resumo: This project arose from worries caused by a brazilian Math Education increasingly disappointing in the public Middle Schools and, in this context, it had as objective to contribute with a new didactic view of this area of knowledge, by means of the adaptation of an activity, based on the innovative method of the School Projeto Âncora, in a conventional school in order to answer the following issue of research: Which contributions the use of the Mathematics Didactics of an innovative school can propitiate to the Teaching of Mathematics of a conventional school? In search of an elucidation to this question, it was conducted a field research at Projeto Âncora to explore their Mathematics Didactic. From the collected notes in the visits, it was possible to execute an experimentation with a multi-age group of 10 students (6º to 9º grades) who worked in the building of checkerboards, developing, in a practical way, basic abilities of geometry and arithmetic. The findings of this study showed a satisfying indicative to answer the issue of research, namely, it was possible to notice contributions generated from this adaptive proposal, such as the incentive of an integrated view of Math, the efficacy of a multi-age group and the proactive participation of the students during the whole experimentation, justified the viability of similar didactic adaptations in conventional schools as long as there are structural conditions and support of the school management.
id SCAR_5a89e4b40b12e5b2b03e1115a4d98b82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12131
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Costa, Vitor Aparecido Pereira daFilho, Antonio Noelhttp://lattes.cnpq.br/5234064498436000http://lattes.cnpq.br/42939808239088742019-12-16T17:56:45Z2019-12-16T17:56:45Z2019-11-01COSTA, Vitor Aparecido Pereira da. A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131This project arose from worries caused by a brazilian Math Education increasingly disappointing in the public Middle Schools and, in this context, it had as objective to contribute with a new didactic view of this area of knowledge, by means of the adaptation of an activity, based on the innovative method of the School Projeto Âncora, in a conventional school in order to answer the following issue of research: Which contributions the use of the Mathematics Didactics of an innovative school can propitiate to the Teaching of Mathematics of a conventional school? In search of an elucidation to this question, it was conducted a field research at Projeto Âncora to explore their Mathematics Didactic. From the collected notes in the visits, it was possible to execute an experimentation with a multi-age group of 10 students (6º to 9º grades) who worked in the building of checkerboards, developing, in a practical way, basic abilities of geometry and arithmetic. The findings of this study showed a satisfying indicative to answer the issue of research, namely, it was possible to notice contributions generated from this adaptive proposal, such as the incentive of an integrated view of Math, the efficacy of a multi-age group and the proactive participation of the students during the whole experimentation, justified the viability of similar didactic adaptations in conventional schools as long as there are structural conditions and support of the school management.Esta pesquisa originou-se de reflexões geradas por uma Educação Matemática brasileira cada vez mais desanimadora nas escolas públicas do Ensino Básico e, nesse contexto, teve como objetivo contribuir para uma distinta visão didática dessa área do conhecimento, por meio da adaptação de uma atividade, baseada na metodologia inovadora da Escola Projeto Âncora, em uma escola convencional com o intuito de responder à seguinte questão de investigação: Que contribuições o uso da Didática da Matemática de uma escola inovadora pode propiciar para o Ensino de Matemática de uma escola convencional? Em busca de uma resposta para esta indagação, realizou-se um estudo de campo na Escola Projeto Âncora para explorar a sua didática em relação à Matemática. A partir das informações coletadas nas visitas, pôde-se realizar, em uma escola convencional, uma experimentação com um grupo multietário de 10 alunos (6º ao 9º anos) que atuou em torno da construção de tabuleiros de “Damas”, desenvolvendo, de forma prática, habilidades básicas de Geometria e Aritmética. Os resultados deste estudo serviram como um indicativo satisfatório para responder o problema de pesquisa, isto é, puderam-se observar contribuições geradas a partir dessa proposta adaptativa, como o incentivo de uma visão integrada da Matemática, a eficácia de um grupo multietário e a participação proativa dos alunos durante todo o experimento, justificando a viabilidade de adaptações didáticas similares no âmbito de uma escola convencional desde que haja condições estruturais e apoio da gestão escolar.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação MatemáticaDidática da MatemáticaProjeto ÂncoraEnsino BásicoMath EducationMathematics DidacticsMiddle SchoolCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALA proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencionalThe innovative proposal of the school Projeto Âncora and its pedagogical implications in a conventional schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissVAPC.pdfDissVAPC.pdfapplication/pdf1878860https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/1/DissVAPC.pdfd0066dc73343569c1c181981ad49d6b2MD51Carta Comprovante.jpgCarta Comprovante.jpgimage/jpeg2163823https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/2/Carta%20Comprovante.jpgedbb4667a81db9478c69e35842a70458MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissVAPC.pdf.txtDissVAPC.pdf.txtExtracted texttext/plain190085https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/4/DissVAPC.pdf.txt50211fe1dec05d2c386347cfd5238637MD54THUMBNAILDissVAPC.pdf.jpgDissVAPC.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6244https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/5/DissVAPC.pdf.jpg44bc1a69cc761d5fdf72a7c5cd3bf69aMD55Carta Comprovante.jpg.jpgCarta Comprovante.jpg.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg7513https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/6/Carta%20Comprovante.jpg.jpg8a6a4d342425ac61edc0b4636ee0717bMD56ufscar/121312019-12-17 06:14:13.404oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12131Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:58:35.758947Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional
dc.title.alternative.por.fl_str_mv The innovative proposal of the school Projeto Âncora and its pedagogical implications in a conventional school
title A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional
spellingShingle A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional
Costa, Vitor Aparecido Pereira da
Educação Matemática
Didática da Matemática
Projeto Âncora
Ensino Básico
Math Education
Mathematics Didactics
Middle School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
title_short A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional
title_full A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional
title_fullStr A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional
title_full_unstemmed A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional
title_sort A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional
author Costa, Vitor Aparecido Pereira da
author_facet Costa, Vitor Aparecido Pereira da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4293980823908874
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vitor Aparecido Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Filho, Antonio Noel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5234064498436000
contributor_str_mv Filho, Antonio Noel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Didática da Matemática
Projeto Âncora
Ensino Básico
Math Education
Mathematics Didactics
Middle School
topic Educação Matemática
Didática da Matemática
Projeto Âncora
Ensino Básico
Math Education
Mathematics Didactics
Middle School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
description This project arose from worries caused by a brazilian Math Education increasingly disappointing in the public Middle Schools and, in this context, it had as objective to contribute with a new didactic view of this area of knowledge, by means of the adaptation of an activity, based on the innovative method of the School Projeto Âncora, in a conventional school in order to answer the following issue of research: Which contributions the use of the Mathematics Didactics of an innovative school can propitiate to the Teaching of Mathematics of a conventional school? In search of an elucidation to this question, it was conducted a field research at Projeto Âncora to explore their Mathematics Didactic. From the collected notes in the visits, it was possible to execute an experimentation with a multi-age group of 10 students (6º to 9º grades) who worked in the building of checkerboards, developing, in a practical way, basic abilities of geometry and arithmetic. The findings of this study showed a satisfying indicative to answer the issue of research, namely, it was possible to notice contributions generated from this adaptive proposal, such as the incentive of an integrated view of Math, the efficacy of a multi-age group and the proactive participation of the students during the whole experimentation, justified the viability of similar didactic adaptations in conventional schools as long as there are structural conditions and support of the school management.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-16T17:56:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-16T17:56:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Vitor Aparecido Pereira da. A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131
identifier_str_mv COSTA, Vitor Aparecido Pereira da. A proposta inovadora da escola Projeto Âncora e suas implicações pedagógicas em uma escola convencional. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/1/DissVAPC.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/2/Carta%20Comprovante.jpg
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/3/license_rdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/4/DissVAPC.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/5/DissVAPC.pdf.jpg
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/12131/6/Carta%20Comprovante.jpg.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0066dc73343569c1c181981ad49d6b2
edbb4667a81db9478c69e35842a70458
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
50211fe1dec05d2c386347cfd5238637
44bc1a69cc761d5fdf72a7c5cd3bf69a
8a6a4d342425ac61edc0b4636ee0717b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351155306790912