"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Tragante, Christiane Aparecida
Orientador(a): Cohn, Clarice lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210
Resumo: This dissertation is an anthropological study about the relations constructed by children of art and its objects in Art-Education classes. Following concerns built from my experience as a teacher, I have conducted an ethnographical research that pointed out to differences in the definition, classification and contemplation of art objects between students and teachers at Art-Education classes. From an ethnography carried out at two 5th grades of elementary education at public schools in Sao Carlos-SP, it was possible to notice on processes of construction of knowledge that children, besides teachers, as well as art objects and other field agents, are active subjects in those learning relationship. Their drawings contributed to highlight that relationships constructed in the teaching-learning process affect the ways of knowing, appreciating and making art. They also showed that children act in a particular way toward art objects. Finally, ethnography led to reflections about art-education for children, as well as about our own art system.
id SCAR_82cc7e7795be0fe52c6ffe40a41e883c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/210
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Tragante, Christiane AparecidaCohn, Claricehttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094http://lattes.cnpq.br/87772711793651412016-06-02T19:00:25Z2012-02-162016-06-02T19:00:25Z2011-05-31TRAGANTE, Christiane Aparecida. "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210This dissertation is an anthropological study about the relations constructed by children of art and its objects in Art-Education classes. Following concerns built from my experience as a teacher, I have conducted an ethnographical research that pointed out to differences in the definition, classification and contemplation of art objects between students and teachers at Art-Education classes. From an ethnography carried out at two 5th grades of elementary education at public schools in Sao Carlos-SP, it was possible to notice on processes of construction of knowledge that children, besides teachers, as well as art objects and other field agents, are active subjects in those learning relationship. Their drawings contributed to highlight that relationships constructed in the teaching-learning process affect the ways of knowing, appreciating and making art. They also showed that children act in a particular way toward art objects. Finally, ethnography led to reflections about art-education for children, as well as about our own art system.Essa dissertação é um estudo antropológico sobre as relações que as crianças constroem com a arte e seus objetos em sala de aula. Partindo de inquietações advindas de minhas experiências enquanto professora, constatei, em uma pesquisa etnográfica, diferenças na definição, classificação e fruição dos objetos artísticos entre alunos e professores nas aulas de Arte. Por meio da etnografia realizada em duas 5as séries de escolas da cidade de São Carlos SP, foi possível perceber que os processos de produção do conhecimento apontam para as crianças, além de professores, objetos de arte e outros agentes do campo artístico, como sujeitos ativos nas relações de aprendizagem. Os desenhos realizados por elas contribuíram para evidenciar que as relações construídas no processo de ensino e aprendizagem interferem nas formas de conhecer, apreciar e fazer arte, mas também mostraram que as crianças agem de forma particularizada, frente aos objetos artísticos, nos contextos dessas três ações. Por fim, a etnografia levou a reflexões sobre a educação em arte com as crianças, bem como, sobre nosso próprio sistema artístico.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASUFSCarBRAntropologia socialArte e educaçãoEstéticaAntropologia educacionalArte e antropologiaAntropologia da criançaArt-educationAestheticsAnthropology of artAnthropology of educationAnthropology of childrenCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4100.pdfapplication/pdf10015136https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/1/4100.pdfbc31aab81de495592a5eecf2bd20eb05MD51TEXT4100.pdf.txt4100.pdf.txtExtracted texttext/plain327157https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/2/4100.pdf.txtf3de99d853b728f7d64fb6b616de50cbMD52THUMBNAIL4100.pdf.jpg4100.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6439https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/3/4100.pdf.jpg15bebe6b4bffc62b80e6aca0ecf5ee35MD53ufscar/2102022-09-23 18:42:45.049oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/210Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:42:56.565315Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
title "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
spellingShingle "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
Tragante, Christiane Aparecida
Antropologia social
Arte e educação
Estética
Antropologia educacional
Arte e antropologia
Antropologia da criança
Art-education
Aesthetics
Anthropology of art
Anthropology of education
Anthropology of children
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
title_full "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
title_fullStr "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
title_full_unstemmed "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
title_sort "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
author Tragante, Christiane Aparecida
author_facet Tragante, Christiane Aparecida
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8777271179365141
dc.contributor.author.fl_str_mv Tragante, Christiane Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cohn, Clarice
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1714080901123094
contributor_str_mv Cohn, Clarice
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia social
Arte e educação
Estética
Antropologia educacional
Arte e antropologia
Antropologia da criança
topic Antropologia social
Arte e educação
Estética
Antropologia educacional
Arte e antropologia
Antropologia da criança
Art-education
Aesthetics
Anthropology of art
Anthropology of education
Anthropology of children
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Art-education
Aesthetics
Anthropology of art
Anthropology of education
Anthropology of children
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description This dissertation is an anthropological study about the relations constructed by children of art and its objects in Art-Education classes. Following concerns built from my experience as a teacher, I have conducted an ethnographical research that pointed out to differences in the definition, classification and contemplation of art objects between students and teachers at Art-Education classes. From an ethnography carried out at two 5th grades of elementary education at public schools in Sao Carlos-SP, it was possible to notice on processes of construction of knowledge that children, besides teachers, as well as art objects and other field agents, are active subjects in those learning relationship. Their drawings contributed to highlight that relationships constructed in the teaching-learning process affect the ways of knowing, appreciating and making art. They also showed that children act in a particular way toward art objects. Finally, ethnography led to reflections about art-education for children, as well as about our own art system.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-31
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-16
2016-06-02T19:00:25Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:00:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRAGANTE, Christiane Aparecida. "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210
identifier_str_mv TRAGANTE, Christiane Aparecida. "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/1/4100.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/2/4100.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/3/4100.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc31aab81de495592a5eecf2bd20eb05
f3de99d853b728f7d64fb6b616de50cb
15bebe6b4bffc62b80e6aca0ecf5ee35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351052222332928