"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Carlos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210 |
Resumo: | This dissertation is an anthropological study about the relations constructed by children of art and its objects in Art-Education classes. Following concerns built from my experience as a teacher, I have conducted an ethnographical research that pointed out to differences in the definition, classification and contemplation of art objects between students and teachers at Art-Education classes. From an ethnography carried out at two 5th grades of elementary education at public schools in Sao Carlos-SP, it was possible to notice on processes of construction of knowledge that children, besides teachers, as well as art objects and other field agents, are active subjects in those learning relationship. Their drawings contributed to highlight that relationships constructed in the teaching-learning process affect the ways of knowing, appreciating and making art. They also showed that children act in a particular way toward art objects. Finally, ethnography led to reflections about art-education for children, as well as about our own art system. |
id |
SCAR_82cc7e7795be0fe52c6ffe40a41e883c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/210 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Tragante, Christiane AparecidaCohn, Claricehttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094http://lattes.cnpq.br/87772711793651412016-06-02T19:00:25Z2012-02-162016-06-02T19:00:25Z2011-05-31TRAGANTE, Christiane Aparecida. "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210This dissertation is an anthropological study about the relations constructed by children of art and its objects in Art-Education classes. Following concerns built from my experience as a teacher, I have conducted an ethnographical research that pointed out to differences in the definition, classification and contemplation of art objects between students and teachers at Art-Education classes. From an ethnography carried out at two 5th grades of elementary education at public schools in Sao Carlos-SP, it was possible to notice on processes of construction of knowledge that children, besides teachers, as well as art objects and other field agents, are active subjects in those learning relationship. Their drawings contributed to highlight that relationships constructed in the teaching-learning process affect the ways of knowing, appreciating and making art. They also showed that children act in a particular way toward art objects. Finally, ethnography led to reflections about art-education for children, as well as about our own art system.Essa dissertação é um estudo antropológico sobre as relações que as crianças constroem com a arte e seus objetos em sala de aula. Partindo de inquietações advindas de minhas experiências enquanto professora, constatei, em uma pesquisa etnográfica, diferenças na definição, classificação e fruição dos objetos artísticos entre alunos e professores nas aulas de Arte. Por meio da etnografia realizada em duas 5as séries de escolas da cidade de São Carlos SP, foi possível perceber que os processos de produção do conhecimento apontam para as crianças, além de professores, objetos de arte e outros agentes do campo artístico, como sujeitos ativos nas relações de aprendizagem. Os desenhos realizados por elas contribuíram para evidenciar que as relações construídas no processo de ensino e aprendizagem interferem nas formas de conhecer, apreciar e fazer arte, mas também mostraram que as crianças agem de forma particularizada, frente aos objetos artísticos, nos contextos dessas três ações. Por fim, a etnografia levou a reflexões sobre a educação em arte com as crianças, bem como, sobre nosso próprio sistema artístico.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASUFSCarBRAntropologia socialArte e educaçãoEstéticaAntropologia educacionalArte e antropologiaAntropologia da criançaArt-educationAestheticsAnthropology of artAnthropology of educationAnthropology of childrenCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4100.pdfapplication/pdf10015136https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/1/4100.pdfbc31aab81de495592a5eecf2bd20eb05MD51TEXT4100.pdf.txt4100.pdf.txtExtracted texttext/plain327157https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/2/4100.pdf.txtf3de99d853b728f7d64fb6b616de50cbMD52THUMBNAIL4100.pdf.jpg4100.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6439https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/3/4100.pdf.jpg15bebe6b4bffc62b80e6aca0ecf5ee35MD53ufscar/2102022-09-23 18:42:45.049oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/210Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:42:56.565315Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula |
title |
"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula |
spellingShingle |
"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula Tragante, Christiane Aparecida Antropologia social Arte e educação Estética Antropologia educacional Arte e antropologia Antropologia da criança Art-education Aesthetics Anthropology of art Anthropology of education Anthropology of children CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
title_short |
"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula |
title_full |
"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula |
title_fullStr |
"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula |
title_full_unstemmed |
"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula |
title_sort |
"Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula |
author |
Tragante, Christiane Aparecida |
author_facet |
Tragante, Christiane Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8777271179365141 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tragante, Christiane Aparecida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cohn, Clarice |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1714080901123094 |
contributor_str_mv |
Cohn, Clarice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia social Arte e educação Estética Antropologia educacional Arte e antropologia Antropologia da criança |
topic |
Antropologia social Arte e educação Estética Antropologia educacional Arte e antropologia Antropologia da criança Art-education Aesthetics Anthropology of art Anthropology of education Anthropology of children CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art-education Aesthetics Anthropology of art Anthropology of education Anthropology of children |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
description |
This dissertation is an anthropological study about the relations constructed by children of art and its objects in Art-Education classes. Following concerns built from my experience as a teacher, I have conducted an ethnographical research that pointed out to differences in the definition, classification and contemplation of art objects between students and teachers at Art-Education classes. From an ethnography carried out at two 5th grades of elementary education at public schools in Sao Carlos-SP, it was possible to notice on processes of construction of knowledge that children, besides teachers, as well as art objects and other field agents, are active subjects in those learning relationship. Their drawings contributed to highlight that relationships constructed in the teaching-learning process affect the ways of knowing, appreciating and making art. They also showed that children act in a particular way toward art objects. Finally, ethnography led to reflections about art-education for children, as well as about our own art system. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-05-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-02-16 2016-06-02T19:00:25Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:00:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TRAGANTE, Christiane Aparecida. "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210 |
identifier_str_mv |
TRAGANTE, Christiane Aparecida. "Mas professora, isso é arte?": uma abordagem antropológica da arte na sala de aula. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/1/4100.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/2/4100.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/210/3/4100.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc31aab81de495592a5eecf2bd20eb05 f3de99d853b728f7d64fb6b616de50cb 15bebe6b4bffc62b80e6aca0ecf5ee35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767351052222332928 |