Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Mazzeu, Ian Rittmeister
Orientador(a): Santiago, Glauber Lúcio Alves lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5605
Resumo: This work discusses the production of video lessons made for E-Learning courses. It is written according to what Paulo Freire calls a problem-posing concept of education, on which dialogue is the key element for the consolidation of the educational process. The approach onto the video lesson object is done through two consonant ways: the educational processes on which it is inserted and the audiovisual language over which it is build up. Therefore, regarding the educational processes, the main concepts discussed in here are the problem-posing education and the banking education, as conceived by Freire, plus the dialogue constituents, as stated by Bakhtin. On the audiovisual language matters, it is of great concern the problem of the spectator identification the interlocutor of a video lesson. Thus, in order to debate it, this work will present its main components, such as the plan, the montage and the sound. After that, it will examine how their different arrangements may incur in what Ismail Xavier describes as the opacity and the transparency of the audiovisual speech. There is, as well, a revision over video lessons on a historical perspective, concerning the Brazilian context, where some initiatives are detached, such as Telecurso and the movies produced by the Instituto Nacional de Cinema INCE. Lastly, there are some results concerning a Case Study of a video lesson produced for a class of the Pedagogy Course of the Federal University of São Carlos UFSCar, which is an elearning course.
id SCAR_a70ff5f1d6caa7353127ac761fd0f3b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5605
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Mazzeu, Ian RittmeisterSantiago, Glauber Lúcio Alveshttp://lattes.cnpq.br/9385173410103898http://lattes.cnpq.br/51714492792707762016-06-02T20:23:14Z2013-02-252016-06-02T20:23:14Z2012-12-19MAZZEU, Ian Rittmeister. Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5605This work discusses the production of video lessons made for E-Learning courses. It is written according to what Paulo Freire calls a problem-posing concept of education, on which dialogue is the key element for the consolidation of the educational process. The approach onto the video lesson object is done through two consonant ways: the educational processes on which it is inserted and the audiovisual language over which it is build up. Therefore, regarding the educational processes, the main concepts discussed in here are the problem-posing education and the banking education, as conceived by Freire, plus the dialogue constituents, as stated by Bakhtin. On the audiovisual language matters, it is of great concern the problem of the spectator identification the interlocutor of a video lesson. Thus, in order to debate it, this work will present its main components, such as the plan, the montage and the sound. After that, it will examine how their different arrangements may incur in what Ismail Xavier describes as the opacity and the transparency of the audiovisual speech. There is, as well, a revision over video lessons on a historical perspective, concerning the Brazilian context, where some initiatives are detached, such as Telecurso and the movies produced by the Instituto Nacional de Cinema INCE. Lastly, there are some results concerning a Case Study of a video lesson produced for a class of the Pedagogy Course of the Federal University of São Carlos UFSCar, which is an elearning course.Este trabalho discute a produção de videoaulas para Educação a Distância. Escrevese em consonância com o que Paulo Freire conceitua como Educação Problematizadora, na qual o diálogo é elemento chave para a efetivação do processo educativo. A abordagem sobre o objeto videoaula se faz por duas vertentes complementares: os processos educativos em que ela se insere e a linguagem audiovisual com a qual é constituída. Assim, no que tange os processos educativos, os principais conceitos discutidos são o de Educação Problematizadora e Educação Bancária, num viés Freireano, e os elementos constitutivos do diálogo, como teorizados por Bakhtin. Na perspectiva da linguagem audiovisual, discute-se a questão da identificação do espectador, que é o interlocutor da videoaula. Para tal, discorre-se sobre os elementos constitutivos desta linguagem, os planos, a montagem e o som, e como a combinação destes elementos gera o que Ismail Xavier tratará de opacidade e transparência do discurso audiovisual. O trabalho ainda apresenta um estudo sobre a videoaula numa perspectiva histórica, dentro do contexto brasileiro, destacando algumas iniciativas como o Telecurso e a produção do Instituto Nacional de Cinema INCE. Por fim, apresenta resultados da análise de um Estudo de Caso focado em uma videoaula, produzida para uma disciplina do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de São Carlos UFSCar.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISUFSCarBRComunicaçãoLinguagem - recursos audiovisuaisEducação a distânciaVideoaulasE-learningAudiovisualVideo lessonsDialogueCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOProdução de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4865.pdfapplication/pdf985023https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5605/1/4865.pdfc9744ac7b753197dea235a618ba7cf1eMD51TEXT4865.pdf.txt4865.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5605/2/4865.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4865.pdf.jpg4865.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5902https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5605/3/4865.pdf.jpg37b0d623a678c4a9b129b5b7b2e98402MD53ufscar/56052019-09-11 04:17:48.429oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5605Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:50:11.850332Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos
title Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos
spellingShingle Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos
Mazzeu, Ian Rittmeister
Comunicação
Linguagem - recursos audiovisuais
Educação a distância
Videoaulas
E-learning
Audiovisual
Video lessons
Dialogue
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos
title_full Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos
title_fullStr Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos
title_full_unstemmed Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos
title_sort Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos
author Mazzeu, Ian Rittmeister
author_facet Mazzeu, Ian Rittmeister
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5171449279270776
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzeu, Ian Rittmeister
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santiago, Glauber Lúcio Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9385173410103898
contributor_str_mv Santiago, Glauber Lúcio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Linguagem - recursos audiovisuais
Educação a distância
Videoaulas
topic Comunicação
Linguagem - recursos audiovisuais
Educação a distância
Videoaulas
E-learning
Audiovisual
Video lessons
Dialogue
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv E-learning
Audiovisual
Video lessons
Dialogue
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This work discusses the production of video lessons made for E-Learning courses. It is written according to what Paulo Freire calls a problem-posing concept of education, on which dialogue is the key element for the consolidation of the educational process. The approach onto the video lesson object is done through two consonant ways: the educational processes on which it is inserted and the audiovisual language over which it is build up. Therefore, regarding the educational processes, the main concepts discussed in here are the problem-posing education and the banking education, as conceived by Freire, plus the dialogue constituents, as stated by Bakhtin. On the audiovisual language matters, it is of great concern the problem of the spectator identification the interlocutor of a video lesson. Thus, in order to debate it, this work will present its main components, such as the plan, the montage and the sound. After that, it will examine how their different arrangements may incur in what Ismail Xavier describes as the opacity and the transparency of the audiovisual speech. There is, as well, a revision over video lessons on a historical perspective, concerning the Brazilian context, where some initiatives are detached, such as Telecurso and the movies produced by the Instituto Nacional de Cinema INCE. Lastly, there are some results concerning a Case Study of a video lesson produced for a class of the Pedagogy Course of the Federal University of São Carlos UFSCar, which is an elearning course.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-19
dc.date.available.fl_str_mv 2013-02-25
2016-06-02T20:23:14Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAZZEU, Ian Rittmeister. Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5605
identifier_str_mv MAZZEU, Ian Rittmeister. Produção de videoaulas para EaD : contribuições para o diálogo com os educandos. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5605/1/4865.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5605/2/4865.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/5605/3/4865.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c9744ac7b753197dea235a618ba7cf1e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
37b0d623a678c4a9b129b5b7b2e98402
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351092562100224