Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Borgonove, Carolina Motta
Orientador(a): Zuin, Vânia Gomes lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2717
Resumo: The incorporation of environmental education (EE) in school curricula has shown to be a major challenge for environmental educators and educators in general. In this context, the aim of this study was to investigate the possibilities and limitations of the EE discipline, conceived from a critical perspective, for the training of students of the Environmental Engineering distance education course offered by UFSCar. The research methodology consisted of analyzing, throughout the discipline, the students conceptions regarding the concepts of EE and sustainability, as well as the application of these concepts in a project of socio-educational intervention. The analysis also included considerations on this training process from the teacher responsible for the discipline and from coordinators of the Environmental Engineering course. The results indicate that, although a single discipline cannot be deemed responsible for a critical training, the discipline provides significant contributions to the students understanding of EE as a broad, complex, critical and participatory process, mainlyin the sense of allowing a reflection on the deeper causes of the environmental crisis and on the complexity that surrounds proposals to transform such reality.
id SCAR_ada633557fb5c610751485ef3b663589
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2717
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Borgonove, Carolina MottaZuin, Vânia Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5265150425993880http://lattes.cnpq.br/83209124769855692016-06-02T19:39:44Z2014-07-232016-06-02T19:39:44Z2014-02-14BORGONOVE, Carolina Motta. Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2717The incorporation of environmental education (EE) in school curricula has shown to be a major challenge for environmental educators and educators in general. In this context, the aim of this study was to investigate the possibilities and limitations of the EE discipline, conceived from a critical perspective, for the training of students of the Environmental Engineering distance education course offered by UFSCar. The research methodology consisted of analyzing, throughout the discipline, the students conceptions regarding the concepts of EE and sustainability, as well as the application of these concepts in a project of socio-educational intervention. The analysis also included considerations on this training process from the teacher responsible for the discipline and from coordinators of the Environmental Engineering course. The results indicate that, although a single discipline cannot be deemed responsible for a critical training, the discipline provides significant contributions to the students understanding of EE as a broad, complex, critical and participatory process, mainlyin the sense of allowing a reflection on the deeper causes of the environmental crisis and on the complexity that surrounds proposals to transform such reality.A incorporação da Educação Ambiental (EA) nos currículos escolares tem se configurado como um grande desafio para educadores ambientais e educadores em geral. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as potencialidades e limitações da disciplina de EA, concebida em uma perspectiva crítica, para formação dos discentes do curso de Engenharia Ambiental à distância da UFSCar. A metodologia da pesquisa consistiu na análise das concepções dos estudantes sobre os conceitos de EA e sustentabilidade no decorrer da disciplina, bem como a aplicação destes conceitos um projeto de intervenção socioeducativa. Também foram analisadas as considerações da professora da disciplina e coordenadores do curso de Engenharia Ambiental sobre este processo formativo. Os resultados apontam que, embora não se possa atribuir a uma única disciplina a responsabilidade por uma formação crítica, há contribuições significativas da mesma para a compreensão da EA como um processo amplo, complexo, crítico e participativo pelos discentes do curso, sobretudo no sentido de possibilitar a reflexão sobre as causas mais profundas da crise ambiental e sobre a complexidade que envolve propostas transformadoras desta realidade.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação ambientalEnsino à distânciaFormação profissionalEngenharia AmbientalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5961.pdfapplication/pdf1177782https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2717/1/5961.pdf2bec4d48d28a79a7535b4f0b07a8b295MD51TEXT5961.pdf.txt5961.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2717/2/5961.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5961.pdf.jpg5961.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5770https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2717/3/5961.pdf.jpg28f0ced765ea96255b25236f8cc1a76cMD53ufscar/27172019-09-11 04:09:28.354oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2717Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:18.020782Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica
title Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica
spellingShingle Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica
Borgonove, Carolina Motta
Educação ambiental
Ensino à distância
Formação profissional
Engenharia Ambiental
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica
title_full Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica
title_fullStr Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica
title_full_unstemmed Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica
title_sort Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica
author Borgonove, Carolina Motta
author_facet Borgonove, Carolina Motta
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8320912476985569
dc.contributor.author.fl_str_mv Borgonove, Carolina Motta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zuin, Vânia Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5265150425993880
contributor_str_mv Zuin, Vânia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino à distância
Formação profissional
Engenharia Ambiental
topic Educação ambiental
Ensino à distância
Formação profissional
Engenharia Ambiental
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The incorporation of environmental education (EE) in school curricula has shown to be a major challenge for environmental educators and educators in general. In this context, the aim of this study was to investigate the possibilities and limitations of the EE discipline, conceived from a critical perspective, for the training of students of the Environmental Engineering distance education course offered by UFSCar. The research methodology consisted of analyzing, throughout the discipline, the students conceptions regarding the concepts of EE and sustainability, as well as the application of these concepts in a project of socio-educational intervention. The analysis also included considerations on this training process from the teacher responsible for the discipline and from coordinators of the Environmental Engineering course. The results indicate that, although a single discipline cannot be deemed responsible for a critical training, the discipline provides significant contributions to the students understanding of EE as a broad, complex, critical and participatory process, mainlyin the sense of allowing a reflection on the deeper causes of the environmental crisis and on the complexity that surrounds proposals to transform such reality.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-07-23
2016-06-02T19:39:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGONOVE, Carolina Motta. Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2717
identifier_str_mv BORGONOVE, Carolina Motta. Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar: proximidades e afastamentos à formação crítica. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2717/1/5961.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2717/2/5961.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2717/3/5961.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bec4d48d28a79a7535b4f0b07a8b295
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
28f0ced765ea96255b25236f8cc1a76c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351071066292224