Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Sousa, Maria Angélica Rodrigues de
Orientador(a): Lanna, Marcos Pazzanese Duarte lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/228
Resumo: The present work performs an ethnographic investigation of some artistic and organizational aspects of the oldest Brazilian theater company in activity: the Teatro Oficina. The analysis intents to discuss the development of the group's unique relation between body and art, that was partly responsible for its success. In order to promote this debate, it's necessary to deeply understand the parameters that guide Oficina's theatrical production, such as the company's use of space, its internal organizational mechanisms, its history and historicity, the company's notion of art as well as its aesthetical operators. The goal is to delineate the aesthetic and social field that enables the emergence and fruition of the body's artification (Shapiro, 2007) process, which will be taken as a reference vector in the analysis of the multiple languages that have been experienced over half a century of interventions. This paper sought to demonstrate that for some artists and some audiences the body in art is seen as an active part in the process of producing subjects and subjectivity, going past the simple aesthetic experience to lead us in the construction of a body that refuses to remain a passive object, that denies the condition of mere receptacle in which an idea is presented or coupled.
id SCAR_bb8a02c74284b3d8f1e4f639343bc1d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/228
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Sousa, Maria Angélica Rodrigues deLanna, Marcos Pazzanese Duartehttp://lattes.cnpq.br/8355559441138016http://lattes.cnpq.br/85310367314579682016-06-02T19:00:29Z2013-11-182016-06-02T19:00:29Z2013-09-01SOUSA, Maria Angélica Rodrigues de. Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/228The present work performs an ethnographic investigation of some artistic and organizational aspects of the oldest Brazilian theater company in activity: the Teatro Oficina. The analysis intents to discuss the development of the group's unique relation between body and art, that was partly responsible for its success. In order to promote this debate, it's necessary to deeply understand the parameters that guide Oficina's theatrical production, such as the company's use of space, its internal organizational mechanisms, its history and historicity, the company's notion of art as well as its aesthetical operators. The goal is to delineate the aesthetic and social field that enables the emergence and fruition of the body's artification (Shapiro, 2007) process, which will be taken as a reference vector in the analysis of the multiple languages that have been experienced over half a century of interventions. This paper sought to demonstrate that for some artists and some audiences the body in art is seen as an active part in the process of producing subjects and subjectivity, going past the simple aesthetic experience to lead us in the construction of a body that refuses to remain a passive object, that denies the condition of mere receptacle in which an idea is presented or coupled.O presente trabalho investiga etnograficamente alguns aspectos da produção artística e organizacional do mais antigo grupo de teatro em atividade do Brasil: o Teatro Oficina. A análise tem como objetivo ponderar sobre as relações entre arte e corpo desenvolvidas no grupo, que se fez famoso, em parte, por seu trabalho corporal diferenciado. Para tal, fez-se necessária uma imersão profunda na lógica de produção do Oficina, destacando, por conseguinte, seu uso do espaço, seus mecanismos internos de organização, sua história e sua historicidade, sua ideia de arte e seus operadores estéticos, fatores sem os quais os usos e produções dos corpos em arte parecer-nos-iam arbitrários. Tal exercício tem como objetivo delinear o campo estético e social que possibilita a emergência e fruição do processo de artificação (Shapiro, 2007) do corpo, que será tomado como vetor de referência na análise das múltiplas linguagens que se desenvolvem no grupo ao longo de mais de meio século de atuação. Busquei demonstrar que para os artistas e alguns públicos em questão o corpo em arte é compreendido enquanto ativo no processo de produção de sujeitos e subjetividades, ultrapassando assim a experiência puramente estética, remetendo-nos a uma apreensão e construção do corpo que recusa sua posição de objeto passivo, a saber, como receptáculo no qual uma ideia é acoplada ou representada.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASUFSCarBRAntropologiaTeatro OficinaCorpoBodyAnthropologyTheaterCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAQuando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5565.pdfapplication/pdf6151101https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/228/1/5565.pdfe9209ee87af0e1a83dd8378d673e0d26MD51TEXT5565.pdf.txt5565.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/228/4/5565.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54THUMBNAIL5565.pdf.jpg5565.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10597https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/228/5/5565.pdf.jpg60b8b150b92c924d03a9f94242d54c0dMD55ufscar/2282020-03-23 19:45:52.556oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/228Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:42:58.230542Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina
title Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina
spellingShingle Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina
Sousa, Maria Angélica Rodrigues de
Antropologia
Teatro Oficina
Corpo
Body
Anthropology
Theater
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina
title_full Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina
title_fullStr Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina
title_full_unstemmed Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina
title_sort Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina
author Sousa, Maria Angélica Rodrigues de
author_facet Sousa, Maria Angélica Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8531036731457968
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Angélica Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lanna, Marcos Pazzanese Duarte
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8355559441138016
contributor_str_mv Lanna, Marcos Pazzanese Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Teatro Oficina
Corpo
topic Antropologia
Teatro Oficina
Corpo
Body
Anthropology
Theater
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Body
Anthropology
Theater
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description The present work performs an ethnographic investigation of some artistic and organizational aspects of the oldest Brazilian theater company in activity: the Teatro Oficina. The analysis intents to discuss the development of the group's unique relation between body and art, that was partly responsible for its success. In order to promote this debate, it's necessary to deeply understand the parameters that guide Oficina's theatrical production, such as the company's use of space, its internal organizational mechanisms, its history and historicity, the company's notion of art as well as its aesthetical operators. The goal is to delineate the aesthetic and social field that enables the emergence and fruition of the body's artification (Shapiro, 2007) process, which will be taken as a reference vector in the analysis of the multiple languages that have been experienced over half a century of interventions. This paper sought to demonstrate that for some artists and some audiences the body in art is seen as an active part in the process of producing subjects and subjectivity, going past the simple aesthetic experience to lead us in the construction of a body that refuses to remain a passive object, that denies the condition of mere receptacle in which an idea is presented or coupled.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-18
2016-06-02T19:00:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Maria Angélica Rodrigues de. Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/228
identifier_str_mv SOUSA, Maria Angélica Rodrigues de. Quando corpos se fazem arte: uma etnografia sobre o Teatro Oficina. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/228/1/5565.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/228/4/5565.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/228/5/5565.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9209ee87af0e1a83dd8378d673e0d26
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
60b8b150b92c924d03a9f94242d54c0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351052275810304