A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Bortoletto-Santos, Rita de Cássia
Orientador(a): Pierson, Alice Helena Campos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2409
Resumo: The thematic of water was developed by the researcher in 2002, when she taught Science to 5th grade students from Elementary School, in an environmental approach. This research tried to investigate in which ways some elements from Science Teaching may contribute to students build a critical consciousness face to environmental problems. Our view concentrates on the educational process, recovering the developed experience and meeting those students again two years later, when they were on 7th grade by the time the researcher wasn t their teacher anymore. In this way, the aim was to verify if there were some references to the activities they experienced two years ago in their arguments. Regarding the methodologic aspects, we opted for a qualitative approach. To collect data we used some interviews and comprehension activities about the thematic of water that made by those students. We tried to analysed through theoreticals references, Paulo Freire s ideas and some Environmental Education principles in which way we might understand, through the students arguments, the knowledge acquisition developed according to na environmental approach and some indictions about the building of a critical point of view about the world.
id SCAR_bea1c28009713c1af6c5656fb9eb003b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2409
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Bortoletto-Santos, Rita de CássiaPierson, Alice Helena Camposhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7http://lattes.cnpq.br/73171795433100782016-06-02T19:38:47Z2006-11-272016-06-02T19:38:47Z2006-09-15SANTOS, Rita de Cássia Bortoletto. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental.. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2409The thematic of water was developed by the researcher in 2002, when she taught Science to 5th grade students from Elementary School, in an environmental approach. This research tried to investigate in which ways some elements from Science Teaching may contribute to students build a critical consciousness face to environmental problems. Our view concentrates on the educational process, recovering the developed experience and meeting those students again two years later, when they were on 7th grade by the time the researcher wasn t their teacher anymore. In this way, the aim was to verify if there were some references to the activities they experienced two years ago in their arguments. Regarding the methodologic aspects, we opted for a qualitative approach. To collect data we used some interviews and comprehension activities about the thematic of water that made by those students. We tried to analysed through theoreticals references, Paulo Freire s ideas and some Environmental Education principles in which way we might understand, through the students arguments, the knowledge acquisition developed according to na environmental approach and some indictions about the building of a critical point of view about the world.A temática da água foi desenvolvida pela pesquisadora em 2002, quando professora de turmas de 5ª série do Ensino Fundamental II, na disciplina de Ciências, com uma perspectiva ambiental. Essa pesquisa procurou investigar em que medida elementos do ensino de Ciências estudados podem contribuir para a construção de uma consciência crítica, por parte dos estudantes, diante de problemas ambientais. Nosso olhar fixa-se no processo educacional desenvolvido, resgatando a própria experiência desenvolvida e reencontrando os alunos que passaram por ela dois anos depois (já na 7ª série e não mais alunos da pesquisadora), com o objetivo de verificar se havia (ou não), em suas argumentações, referências às atividades que viveram. Quanto aos aspectos metodológicos, optamos por uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, atividades sobre a temática água, realizadas pelos sujeitos, e entrevistas. Procuramos, através dos referenciais teóricos, as idéias de Paulo Freire e os princípios da Educação Ambiental, analisar em que medida poderíamos inferir, através das argumentações elaboradas pelos alunos, a apropriação dos conhecimentos disciplinares desenvolvidos numa perspectiva ambiental e indicações da construção de uma visão crítica do mundo.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREnsino fundamentalEducação ambientalÁguaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissRCBS.pdfapplication/pdf1637682https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2409/1/DissRCBS.pdf3e56eb688f9642c0297a524f2d4724f4MD51THUMBNAILDissRCBS.pdf.jpgDissRCBS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6353https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2409/2/DissRCBS.pdf.jpg685b608379a4d8fddc3846c3477ae516MD52ufscar/24092019-11-06 19:45:19.249oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2409Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:45:52.955925Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental
title A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental
spellingShingle A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental
Bortoletto-Santos, Rita de Cássia
Ensino fundamental
Educação ambiental
Água
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental
title_full A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental
title_fullStr A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental
title_full_unstemmed A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental
title_sort A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental
author Bortoletto-Santos, Rita de Cássia
author_facet Bortoletto-Santos, Rita de Cássia
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7317179543310078
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletto-Santos, Rita de Cássia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7
contributor_str_mv Pierson, Alice Helena Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Educação ambiental
Água
topic Ensino fundamental
Educação ambiental
Água
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The thematic of water was developed by the researcher in 2002, when she taught Science to 5th grade students from Elementary School, in an environmental approach. This research tried to investigate in which ways some elements from Science Teaching may contribute to students build a critical consciousness face to environmental problems. Our view concentrates on the educational process, recovering the developed experience and meeting those students again two years later, when they were on 7th grade by the time the researcher wasn t their teacher anymore. In this way, the aim was to verify if there were some references to the activities they experienced two years ago in their arguments. Regarding the methodologic aspects, we opted for a qualitative approach. To collect data we used some interviews and comprehension activities about the thematic of water that made by those students. We tried to analysed through theoreticals references, Paulo Freire s ideas and some Environmental Education principles in which way we might understand, through the students arguments, the knowledge acquisition developed according to na environmental approach and some indictions about the building of a critical point of view about the world.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-11-27
2016-06-02T19:38:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:38:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Rita de Cássia Bortoletto. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental.. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2409
identifier_str_mv SANTOS, Rita de Cássia Bortoletto. A temática da água desenvolvida na disciplina de Ciências numa perspectiva da educação ambiental: avaliando uma experiência no ensino fundamental.. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2409/1/DissRCBS.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2409/2/DissRCBS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e56eb688f9642c0297a524f2d4724f4
685b608379a4d8fddc3846c3477ae516
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351068821291008