Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Leite, Elaine da Silveira
Orientador(a): Grün, Roberto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3528
Resumo: The objective of this work is to sketch a cognitive framing reflecting on the corporate governance issue as a condition for the Brazilian financial market construction. To reach this objective, it was made a bibliographical revision about the corporate governance issue, which took to a preliminary study with the shareholders and their representative entity aiming to verify the convergence of diverse entrepreneurs speeches regarding the corporate governance. The following chapter is about how the media frame the corporate governance question in the press Revista Exame and the newspapers Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Folha de São Paulo and O Estado de São Paulo. The Economic Sociology approach helps to understand these data results aiming to apprehend the new dynamics in the brazilian imaginary fomented by the corporate governance ideology.
id SCAR_c04f6924280145b8bce5b64c80dece9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3528
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Leite, Elaine da SilveiraGrün, Robertohttp://lattes.cnpq.br/6028266827740491http://lattes.cnpq.br/71873312315440472016-06-02T19:51:28Z2007-07-102016-06-02T19:51:28Z2007-02-28LEITE, Elaine da Silveira. Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3528The objective of this work is to sketch a cognitive framing reflecting on the corporate governance issue as a condition for the Brazilian financial market construction. To reach this objective, it was made a bibliographical revision about the corporate governance issue, which took to a preliminary study with the shareholders and their representative entity aiming to verify the convergence of diverse entrepreneurs speeches regarding the corporate governance. The following chapter is about how the media frame the corporate governance question in the press Revista Exame and the newspapers Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Folha de São Paulo and O Estado de São Paulo. The Economic Sociology approach helps to understand these data results aiming to apprehend the new dynamics in the brazilian imaginary fomented by the corporate governance ideology.Este trabalho teve como objetivo principal esboçar um enquadramento cognitivo refletindo sobre a questão da governança corporativa como condição para a construção do mercado financeiro no Brasil. Para isso, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, a qual nos levou a realização de um estudo exploratório com os acionistas e a Animec, com o propósito de averiguar a convergência entre os discursos criados pelos empreendedores da governança corporativa. Em seguida, abordamos como a mídia enquadrou a governança corporativa através da Revista Exame e dos jornais Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Assim, por meio da interpretação destes eventos e dos conceitos teóricos fornecidos pela corrente em que se inscreve este estudo a sociologia econômica, buscamos apreender a dinâmica que se estabelece no imaginário brasileiro fomentado pelo ideário da governança corporativa.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPUFSCarBRGovernança corporativaMídiaSociologia econômicaMercado financeiroCorporate governanceMediaFinancial marketEconomic sociologyENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOGovernança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissESL.pdfapplication/pdf817504https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3528/1/DissESL.pdf03f54ca2321ff88e89dbcde39c089180MD51THUMBNAILDissESL.pdf.jpgDissESL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6316https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3528/2/DissESL.pdf.jpgbf70bcaee663cefdfb1169b493182074MD52ufscar/35282019-09-11 02:25:36.557oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3528Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:47:23.808066Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.
title Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.
spellingShingle Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.
Leite, Elaine da Silveira
Governança corporativa
Mídia
Sociologia econômica
Mercado financeiro
Corporate governance
Media
Financial market
Economic sociology
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.
title_full Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.
title_fullStr Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.
title_full_unstemmed Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.
title_sort Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.
author Leite, Elaine da Silveira
author_facet Leite, Elaine da Silveira
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7187331231544047
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Elaine da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grün, Roberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6028266827740491
contributor_str_mv Grün, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Governança corporativa
Mídia
Sociologia econômica
Mercado financeiro
topic Governança corporativa
Mídia
Sociologia econômica
Mercado financeiro
Corporate governance
Media
Financial market
Economic sociology
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Corporate governance
Media
Financial market
Economic sociology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description The objective of this work is to sketch a cognitive framing reflecting on the corporate governance issue as a condition for the Brazilian financial market construction. To reach this objective, it was made a bibliographical revision about the corporate governance issue, which took to a preliminary study with the shareholders and their representative entity aiming to verify the convergence of diverse entrepreneurs speeches regarding the corporate governance. The following chapter is about how the media frame the corporate governance question in the press Revista Exame and the newspapers Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Folha de São Paulo and O Estado de São Paulo. The Economic Sociology approach helps to understand these data results aiming to apprehend the new dynamics in the brazilian imaginary fomented by the corporate governance ideology.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-10
2016-06-02T19:51:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:51:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Elaine da Silveira. Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3528
identifier_str_mv LEITE, Elaine da Silveira. Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3528/1/DissESL.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3528/2/DissESL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 03f54ca2321ff88e89dbcde39c089180
bf70bcaee663cefdfb1169b493182074
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351077399691264