Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Domeniconi, Camila
Orientador(a): Rose, Julio Cesar Coelho de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2820
Resumo: When children with a history of school failure report on the outcomes of reading responses, most of them tend to report mostly correct responses, even after they make mistakes. This study investigated variables influencing correspondence in these reports and attempted to train correspondence to ensure accurate reports of errors, as well as of correct responses. Experimental sessions presented series of words on a computer screen. The computer dictated the correct word and children selected a green or a red window to report that the response had been correct or wrong. Baseline sessions showed that reports of errors as correct responses increased as a function of error probability. Training sessions then reinforced correspondence, providing points contingent to selections of the green window after a correct response and selections of the red window after an error. Correspondence quickly increased and was maintained in subsequent baseline sessions. Correspondence training was effective to establish accurate reports of errors in these children.
id SCAR_dd1ba2cc997b464de3677c9a18934722
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2820
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Domeniconi, CamilaRose, Julio Cesar Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P0097102016-06-02T19:43:59Z2007-07-062016-06-02T19:43:59Z2006-03-06DOMENICONI, Camila. Self reports of errors about reading responses: effects of a correspondence training.. 2006. 111 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2820When children with a history of school failure report on the outcomes of reading responses, most of them tend to report mostly correct responses, even after they make mistakes. This study investigated variables influencing correspondence in these reports and attempted to train correspondence to ensure accurate reports of errors, as well as of correct responses. Experimental sessions presented series of words on a computer screen. The computer dictated the correct word and children selected a green or a red window to report that the response had been correct or wrong. Baseline sessions showed that reports of errors as correct responses increased as a function of error probability. Training sessions then reinforced correspondence, providing points contingent to selections of the green window after a correct response and selections of the red window after an error. Correspondence quickly increased and was maintained in subsequent baseline sessions. Correspondence training was effective to establish accurate reports of errors in these children.Quando crianças com história de fracasso escolar relatam seus resultados em leitura de palavras, a maioria delas tende a relatar a maior parte as respostas como corretas, mesmo que tenham cometido erros. Este estudo investigou as variáveis que influenciam a fidedignidade desses relatos e tentou treinar a correspondência para assegurar relatos correspondentes de erros, bem como de acertos. As sessões experimentais apresentaram diversas palavras em uma tela do computador. O computador ditou a palavra correta e as crianças selecionaram uma janela verde ou vermelha para relatar que a resposta tinha sido correta ou errada. As sessões da linha de base mostraram que os relatos de erros como respostas corretas aumentaram em função da probabilidade de erro. As sessões do treino reforçaram então a correspondência, fornecendo os pontos contingentes às seleções da janela verde após uma resposta correta e às seleções da janela vermelha após um erro. A correspondência aumentou rapidamente e foi mantida em sessões subsequentes de linha de base. O treinamento da correspondência foi eficaz para estabelecer relatos exatos dos erros nestas crianças.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBRBehaviorismo (Psicologia)Psicologia experimentalComportamento verbalCrianças - linguagemAprendizagemLeituraCorrespondence trainingReports of errorsReadingChildrenSchool failureCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAuto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondênciaSelf reports of errors about reading responses: effects of a correspondence traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTeseCD.pdfapplication/pdf575295https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2820/1/TeseCD.pdf67693f4066c09400c8438c20419fa8ffMD51THUMBNAILTeseCD.pdf.jpgTeseCD.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5552https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2820/2/TeseCD.pdf.jpg216709814678ecdd174480faa13dff87MD52ufscar/28202022-10-20 13:36:38.214oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2820Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:26.426382Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Self reports of errors about reading responses: effects of a correspondence training
title Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência
spellingShingle Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência
Domeniconi, Camila
Behaviorismo (Psicologia)
Psicologia experimental
Comportamento verbal
Crianças - linguagem
Aprendizagem
Leitura
Correspondence training
Reports of errors
Reading
Children
School failure
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência
title_full Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência
title_fullStr Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência
title_full_unstemmed Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência
title_sort Auto-relato de erros em tarefas de leitura: efeitos de um treino de correspondência
author Domeniconi, Camila
author_facet Domeniconi, Camila
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P009710
dc.contributor.author.fl_str_mv Domeniconi, Camila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3386857761295187
contributor_str_mv Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Behaviorismo (Psicologia)
Psicologia experimental
Comportamento verbal
Crianças - linguagem
Aprendizagem
Leitura
topic Behaviorismo (Psicologia)
Psicologia experimental
Comportamento verbal
Crianças - linguagem
Aprendizagem
Leitura
Correspondence training
Reports of errors
Reading
Children
School failure
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Correspondence training
Reports of errors
Reading
Children
School failure
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description When children with a history of school failure report on the outcomes of reading responses, most of them tend to report mostly correct responses, even after they make mistakes. This study investigated variables influencing correspondence in these reports and attempted to train correspondence to ensure accurate reports of errors, as well as of correct responses. Experimental sessions presented series of words on a computer screen. The computer dictated the correct word and children selected a green or a red window to report that the response had been correct or wrong. Baseline sessions showed that reports of errors as correct responses increased as a function of error probability. Training sessions then reinforced correspondence, providing points contingent to selections of the green window after a correct response and selections of the red window after an error. Correspondence quickly increased and was maintained in subsequent baseline sessions. Correspondence training was effective to establish accurate reports of errors in these children.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-06
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-06
2016-06-02T19:43:59Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:43:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOMENICONI, Camila. Self reports of errors about reading responses: effects of a correspondence training.. 2006. 111 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2820
identifier_str_mv DOMENICONI, Camila. Self reports of errors about reading responses: effects of a correspondence training.. 2006. 111 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2820/1/TeseCD.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2820/2/TeseCD.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 67693f4066c09400c8438c20419fa8ff
216709814678ecdd174480faa13dff87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351071834898432