A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Antunes, Margarete Hirdes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/128
Resumo: O estudo evidencia as concepções de Educação contidas na prática profissional dos Orientadores (as) Educacionais - OE nas Escolas da Rede Pública Municipal de Pelotas/RS, resgata algumas das ações profissionais por eles (as) desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem para reconhecimento das contribuições destes trabalhadores em Educação e apresenta as características dos Pedagogos (as) com Habilitação em Orientação Educacional que atuam nas escolas da rede pública municipal de Pelotas em 2008/2009. A metodologia para coleta de informações constou de uma abordagem qualitativa, através de dois instrumentos de coleta de dados: um questionário com perguntas fechadas e abertas e grupo focal. Os 23 sujeitos da pesquisa foram os Orientadores (as) Educacionais da Rede Pública Municipal, sendo que a rede municipal de ensino conta com 90 escolas. A análise dos dados revelou que os O.E que participaram da pesquisa são mulheres com idades entre 23 a 64 anos, atuam na zona rural e urbana, Pedagogas com Habilitação em Orientação Educacional, 77% conquistaram estudos de Pós Graduação em nível de especialização recentemente e o tempo que atuam varia de 25 anos a 2 meses, 90% dos O.E trabalham no mínimo 40h semanais e também agregam ao seu trabalho o atendimento de 20h na rede estadual. Na rede pública municipal trabalham com a educação infantil e no ensino fundamental com as séries iniciais, finais, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, atuando nos três turnos. A maioria atende no mínimo duas escolas e um Orientador Educacional atende escolas que possuem de 297 a 3000 alunos. Os sujeitos pesquisados em sua maioria entendem a Educação como um dos processos de preparo para a vida capaz de transformar a sociedade e a escola como espaço de aprendizagens, de convivência, de criação e inclusão social. Dentre as inúmeras atribuições peculiares á função foram citadas: planejamento, acompanhamento e avaliação das ações pedagógicas, bem como, execução de projetos e atuação junto à equipe diretiva. A relação dos Orientadores Educacionais com a Comunidade escolar onde trabalham é muito boa e boa, e as ações que proporcionam mais prazer aos Orientadores são aquelas que evidenciam que a intervenção do profissional resultou em resolução das dificuldades enfrentadas na escola. Sugerem para melhorar o trabalho, investimentos do poder público municipal no fortalecimento da rede de proteção social às crianças, adolescentes e adultos que buscam a escola, a designação de apenas uma escola para o Orientador Educacional, redução da jornada de trabalho, qualificação profissional permanente, aumento do número de profissionais na rede e sistematização das reuniões com os Orientadores da Rede Municipal. Com relação ao Projeto Político Pedagógico da escola, entendem a maioria dos profissionais da Orientação Educacional, participantes da pesquisa que o documento suscita reflexão, constante implementação e tem refletido o desejo dos educadores em desvendar constantemente a realidade que circunda as comunidades onde atuam
id UCPe_21ba479f98942a5d97d648f904cefabe
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/128
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RSEducaçãoPolítica PúblicaEscolasOrientador EducacionaltrabalhoEducationPublic PoliticsSchoolsEducation Advisor and WorkCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO estudo evidencia as concepções de Educação contidas na prática profissional dos Orientadores (as) Educacionais - OE nas Escolas da Rede Pública Municipal de Pelotas/RS, resgata algumas das ações profissionais por eles (as) desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem para reconhecimento das contribuições destes trabalhadores em Educação e apresenta as características dos Pedagogos (as) com Habilitação em Orientação Educacional que atuam nas escolas da rede pública municipal de Pelotas em 2008/2009. A metodologia para coleta de informações constou de uma abordagem qualitativa, através de dois instrumentos de coleta de dados: um questionário com perguntas fechadas e abertas e grupo focal. Os 23 sujeitos da pesquisa foram os Orientadores (as) Educacionais da Rede Pública Municipal, sendo que a rede municipal de ensino conta com 90 escolas. A análise dos dados revelou que os O.E que participaram da pesquisa são mulheres com idades entre 23 a 64 anos, atuam na zona rural e urbana, Pedagogas com Habilitação em Orientação Educacional, 77% conquistaram estudos de Pós Graduação em nível de especialização recentemente e o tempo que atuam varia de 25 anos a 2 meses, 90% dos O.E trabalham no mínimo 40h semanais e também agregam ao seu trabalho o atendimento de 20h na rede estadual. Na rede pública municipal trabalham com a educação infantil e no ensino fundamental com as séries iniciais, finais, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, atuando nos três turnos. A maioria atende no mínimo duas escolas e um Orientador Educacional atende escolas que possuem de 297 a 3000 alunos. Os sujeitos pesquisados em sua maioria entendem a Educação como um dos processos de preparo para a vida capaz de transformar a sociedade e a escola como espaço de aprendizagens, de convivência, de criação e inclusão social. Dentre as inúmeras atribuições peculiares á função foram citadas: planejamento, acompanhamento e avaliação das ações pedagógicas, bem como, execução de projetos e atuação junto à equipe diretiva. A relação dos Orientadores Educacionais com a Comunidade escolar onde trabalham é muito boa e boa, e as ações que proporcionam mais prazer aos Orientadores são aquelas que evidenciam que a intervenção do profissional resultou em resolução das dificuldades enfrentadas na escola. Sugerem para melhorar o trabalho, investimentos do poder público municipal no fortalecimento da rede de proteção social às crianças, adolescentes e adultos que buscam a escola, a designação de apenas uma escola para o Orientador Educacional, redução da jornada de trabalho, qualificação profissional permanente, aumento do número de profissionais na rede e sistematização das reuniões com os Orientadores da Rede Municipal. Com relação ao Projeto Político Pedagógico da escola, entendem a maioria dos profissionais da Orientação Educacional, participantes da pesquisa que o documento suscita reflexão, constante implementação e tem refletido o desejo dos educadores em desvendar constantemente a realidade que circunda as comunidades onde atuamThe study showed up the conceptions of Education conteined in the professional practice of the Education Advisors in the schools of the municipal public net of Pelotas/RS and it rescues some of the professional actions developed for them in the teach-learning process for recognition of the contributions of these workers in education and presents the characteristics of the padagogues with qualification in educational guidance that act in the schools of the municipal public net of Pelotas in 2008/2009. The methodology to colect informations had consist from the qualitative broach using two instruments for data collection: a questionnaire with closed and open questions and focus group. The research were the Education Advisors of the municipal public net being that in it has 90 schools. Data analysis revealed that the E.A. that had participated of the research are women with ages between 23 to 64 years old working in the country and urbane zone, women pedagogues with qualification in educational guidance, 77% had conquered studies of graduation recently and the time what they work varies from 25 years to 2 months 90% of the E.A. work at least 40h per week and also they add its work the attendance of 20h in the state net. In the municipal public net they work with early childhood education and in basic education with the initial, final series adult and youth education and secondary education working in the three turns. Most of them take care at least two schools and an Education Advisor attends schools that have 297 to 3000 students. The subjects investigated in the most understand the education as a process of preparation for life able to change the society and the school as a space of learning, sociability, production and social inclusion. Among many peculiar tasks to the function had been cited: planning, attendance and analysis of the pedagogical actions as well execution of projects and activities with the directive team. The relation of the Education Advisors with the school community where they work is very good and the actions that provide more pleasure to the advisors are those that show up that the intervention of the professional had resulted in resolution of the trouble faced in the school, they suggest to improve the work investments of the municipal authorities in the strengthening of social protection for children, adolescents and adults who go to the school, the assignment of only a school for the Education Advisor, reduction of day's work, permanent professional qualification increase of the number of workers in the educational net and systematization of the meetings with the advisors of the municipal public net. With regard to the pedagogical political project of the school, understand most of the professional of educational guidance the research participants that the document causes reflection, continuous implementation and has reflected the desire of the educators to constantly uncover the reality that surrounds the communities were they actUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialNogueira, Vera Maria RibeiroCPF:323232232232http://lattes.cnpq.br/6925549508843228Antunes, Margarete Hirdes2016-03-22T17:26:27Z2011-04-202009-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANTUNES, Margarete Hirdes. A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2009.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS
title A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS
Antunes, Margarete Hirdes
Educação
Política Pública
Escolas
Orientador Educacional
trabalho
Education
Public Politics
Schools
Education Advisor and Work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS
title_full A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS
author Antunes, Margarete Hirdes
author_facet Antunes, Margarete Hirdes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Vera Maria Ribeiro
CPF:323232232232
http://lattes.cnpq.br/6925549508843228
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Margarete Hirdes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Política Pública
Escolas
Orientador Educacional
trabalho
Education
Public Politics
Schools
Education Advisor and Work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Política Pública
Escolas
Orientador Educacional
trabalho
Education
Public Politics
Schools
Education Advisor and Work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O estudo evidencia as concepções de Educação contidas na prática profissional dos Orientadores (as) Educacionais - OE nas Escolas da Rede Pública Municipal de Pelotas/RS, resgata algumas das ações profissionais por eles (as) desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem para reconhecimento das contribuições destes trabalhadores em Educação e apresenta as características dos Pedagogos (as) com Habilitação em Orientação Educacional que atuam nas escolas da rede pública municipal de Pelotas em 2008/2009. A metodologia para coleta de informações constou de uma abordagem qualitativa, através de dois instrumentos de coleta de dados: um questionário com perguntas fechadas e abertas e grupo focal. Os 23 sujeitos da pesquisa foram os Orientadores (as) Educacionais da Rede Pública Municipal, sendo que a rede municipal de ensino conta com 90 escolas. A análise dos dados revelou que os O.E que participaram da pesquisa são mulheres com idades entre 23 a 64 anos, atuam na zona rural e urbana, Pedagogas com Habilitação em Orientação Educacional, 77% conquistaram estudos de Pós Graduação em nível de especialização recentemente e o tempo que atuam varia de 25 anos a 2 meses, 90% dos O.E trabalham no mínimo 40h semanais e também agregam ao seu trabalho o atendimento de 20h na rede estadual. Na rede pública municipal trabalham com a educação infantil e no ensino fundamental com as séries iniciais, finais, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, atuando nos três turnos. A maioria atende no mínimo duas escolas e um Orientador Educacional atende escolas que possuem de 297 a 3000 alunos. Os sujeitos pesquisados em sua maioria entendem a Educação como um dos processos de preparo para a vida capaz de transformar a sociedade e a escola como espaço de aprendizagens, de convivência, de criação e inclusão social. Dentre as inúmeras atribuições peculiares á função foram citadas: planejamento, acompanhamento e avaliação das ações pedagógicas, bem como, execução de projetos e atuação junto à equipe diretiva. A relação dos Orientadores Educacionais com a Comunidade escolar onde trabalham é muito boa e boa, e as ações que proporcionam mais prazer aos Orientadores são aquelas que evidenciam que a intervenção do profissional resultou em resolução das dificuldades enfrentadas na escola. Sugerem para melhorar o trabalho, investimentos do poder público municipal no fortalecimento da rede de proteção social às crianças, adolescentes e adultos que buscam a escola, a designação de apenas uma escola para o Orientador Educacional, redução da jornada de trabalho, qualificação profissional permanente, aumento do número de profissionais na rede e sistematização das reuniões com os Orientadores da Rede Municipal. Com relação ao Projeto Político Pedagógico da escola, entendem a maioria dos profissionais da Orientação Educacional, participantes da pesquisa que o documento suscita reflexão, constante implementação e tem refletido o desejo dos educadores em desvendar constantemente a realidade que circunda as comunidades onde atuam
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-18
2011-04-20
2016-03-22T17:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTUNES, Margarete Hirdes. A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2009.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/128
identifier_str_mv ANTUNES, Margarete Hirdes. A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS - RS. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2009.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Social
BR
Ucpel
Mestrado em Política Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1794619764150108160